666: O Número da Besta

O número 666, dentro da tradição cristã, representa o número da besta.

O simbolismo do 666 está ligado ao mal, ao fim dos tempos, ao pecado, à destruição do mundo e ao julgamento final do homem.

Está revelado nas próprias Escrituras Sagradas Cristãs, mais especificamente no Livro do Apocalipse, que é o último livro da Bíblia. É o livro da revelação ligado ao fim dos tempos.

símbolo 666

Número 666 no Apocalipse

O simbolismo e a simbologia do número estão ligados diretamente ao mal, à besta do Apocalipse, conforme se vê na passagem bíblica:

“Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número do homem. Seu número é seiscentos e sessenta e seis”. Apocalipse 13, 18.

A besta

O significado de 666 é a encarnação do mal representada na imagem de um Dragão de sete cabeças, de acordo com o Apocalipse em seu capítulo 12, versículo 9, e tem como objetivo propagar o mal e enganar com mentiras todos os humanos da face da Terra.

Veja também. Significado do símbolo ->  Açucena

Esse dragão, ou a besta, faz com que qualquer ser humano, independentemente de sua classe social, raça, cor, origem, fique com uma marca na fronte ou na mão direita; essa marca é o próprio número 666, ou o nome da besta.

Segundo os estudiosos e fiéis, todas as pessoas que possuíam ou possuem essa marca e adoravam a besta, ficariam com feridas pelo corpo.

Imperador Nero

O significado do número também está relacionado, segundo o próprio escritor do Apocalipse, São João, com o sexto imperador de Roma, Nero César, que era autoritário, tirano, e foi o primeiro perseguidor dos cristãos. Neste caso, as letras do seu nome representam os números 200, 60, 100, 50, 6, 200 e 50, que, somados, transformam-se no código 666.

No tempo em que foi escrito o Apocalipse, o Imperador Nero Cesar já havia morrido e quem governava Roma era Domiciano, que, conforme a tradição que Nero iniciou, perseguia também os cristãos. Logo, para os cristãos, Domiciano era a encarnação de Nero, ou da besta. Naquela época os cristãos ainda acreditavam em reencarnação e na possibilidade de se viver muitas vidas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Estrela Náutica

O dragão e suas sete cabeças, que era tido como a besta, representava as sete colinas de Roma, onde vivia o imperador autoritário, opressor e assassino de cristãos.

Esoterismo

Já para os esotéricos, o número 6 representa a incompletude, o que não está acabado, que antecede o número 7, que é o número da perfeição. Então, o 6 representaria o homem, imperfeito em suas condições morais e espirituais, e o número 7 representaria a divindade, completa, perfeita, plena em seu estado de consciência, componente do Todo, do Universo e de tudo o que existe dentro dele.

Expressões artísticas do 666

Várias foram as expressões artísticas do 666, como no filme “666, O filho do mal”, rodado em 2006 e que relata um horroroso acidente de avião, onde todos os passageiros morrem e apenas uma pessoa sobrevive, um menino, que acaba por se tornar a besta do Apocalipse.

A banda de Heavy Metal Iron Maiden também gravou uma música, talvez o seu maior sucesso, de nome “The Number of the beast” que cita o número 666.

Veja também. Significado do símbolo ->  Escaravelho