Arco-íris

Quem não se encanta ao avistar, momentos após a chuva, um arco-íris se desenhando no céu? E quem nunca ouviu falar da lenda de que no final de um arco-íris existe um pote de moedas de ouro?

Esse arco de sete cores que aprendemos a admirar desde a infância é, na verdade, um fenômeno óptico causado pela refração da luz do sol sobre gotículas de água no ar. É como se o raio do sol tocasse essas gotinhas formando um espetáculo de luzes e cores no céu.

arco-íris

Explicações científicas à parte, o arco-íris tem profundos simbolismos na vida de muita gente, inclusive espiritual. Depois de conhecer alguns deles, você nunca mais vai olhar um arco-íris com os mesmos olhos.

Veja também os significados dos símbolos Sol e Ar.

Como o arco-íris se forma no céu?

Conhecido também como arco-da-chuva, arco-celeste e arco-da-aliança, o fenômeno arco-íris acontece quando a luz branca do sol incide sobre gotículas de água suspensas no ar, geralmente após a chuva. Quando isso acontece, a luz solar se divide em sete diferentes cores. Um belíssimo espetáculo natural diante das nossas vistas!

Significado do arco-íris

A origem da palavra arco-íris está relacionada à mitologia grega, na qual a deusa Íris, mensageira da deusa Hera, cruzava os céus deixando em seu trajeto um arco de cores (ou arco de Íris).

Para os gregos, Íris representava uma ponte entre o céu e a terra, ligando o homem aos deuses.

Veja também. Significado do símbolo ->  Joaninha

Portugal, Brasil e Espanha são alguns dos poucos países onde o nome desse fenômeno remete à sua origem na mitologia grega. Em outras línguas, ele desaparece completamente: em inglês, arco-íris quer dizer “rainbow” (arco da chuva) e, em francês, “arc em ciel” (arco no céu).

arco-íris símbolo

Todas as cores do arco-íris

Popularmente, dizemos que o arco-íris é composto de sete cores distintas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (índigo) e violeta. Mas a verdade é que, por ser formado pela refração da luz solar sobre gotas de água, o arco-íris pode produzir uma infinidade de cores, que nem mesmo são percebidas aos olhos humanos.

Simbolismo do arco-íris

O arco-íris encanta tanto que é reproduzido pelo homem das mais diversas formas em nosso dia a dia: em desenhos, pinturas, estampas de roupas, canções e poemas.

Seja qual for o meio, o símbolo do arco-íris é sempre bem-recebido, por conter uma mensagem de paz, serenidade e confiança.

Entre seus simbolismos estão a renovação, o recomeço e a certeza de que, após a chuva, vem o sol e, com ele, novas esperanças em forma de um belo arco-íris. Ou seja, por pior que seja o momento, o sol sempre volta a brilhar.

Significado espiritual e bíblico do arco-íris

O arco-íris tem profundo simbolismo em diversas religiões, como o cristianismo, islamismo e judaísmo.

Na Bíblia, ele é considerado o “arco-da-aliança” de Deus com os homens, uma referência à história de Noé que, obedecendo ao Criador, reuniu, em uma grande arca, casais dos mais diversos animais para se salvar do dilúvio. Quando a tempestade cessou, Deus, como garantia de que não inundaria mais a Terra, fez brilhar no céu um belo arco-íris: “Quando eu cobrir de nuvens o céu e aparecer o arco-íris, então eu lembrarei da aliança que fiz com vocês e com todos os animais” (Gênesis 9:8-17). Por esse motivo, o arco-íris simboliza a fidelidade divina.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ok

símbolo arco-íris

Significado esotérico do arco íris

O arco-íris também está presente em outras doutrinas religiosas. Foi usado como símbolo da Nova Era, movimento surgido nos anos 1960, que pregava a evolução espiritual.

Para o budismo tibetano, o arco-íris representa o momento que precede o estado de nirvana, que é o estágio máximo da iluminação.

Já nas doutrinas afro, o arco-íris é associado ao orixá Oxumaré, que representa uma ligação entre o céu e a Terra. Oxumaré, que na língua Yorubá quer dizer “arco-íris”, simboliza continuidade e fortuna.

Veja também o significado do símbolo Buda.

Sonhar com arco-íris

Por conter uma imagem positiva de renovação, sonhar com arco-íris traz sempre presságios positivos. Se você passou por maus momentos, está chegando um tempo de paz, prosperidade e esperança. Também indica época de colheita, pois, depois da chuva, a terra se torna mais fértil. Pode significar a necessidade de busca espiritual. Por sua associação com a deusa Íris, mensageira dos deuses, também pode ser um sinal de boas notícias a caminho.

O arco-íris na bandeira LGBT

A primeira vez que o arco-íris foi usado em uma bandeira, como símbolo da comunidade LGBT (sigla para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros), foi em 1978, pelo artista Gilbert Baker.

Veja também. Significado do símbolo ->  Menorá

Desde então, fixou-se como um emblema da luta contra a homofobia. A simbologia do arco-íris na bandeira LGBT está ligada à diversidade e à importância da inclusão e do respeito para com todos os tipos de sexualidade.

Tatuagem de arco-íris

Por tudo que representa, quem escolhe a tatuagem de arco-íris geralmente quer transmitir nela serenidade e confiança. Como o símbolo de uma ponte que liga o céu à terra, indica o poder da espiritualidade. Como símbolo da Nova Era, a tatoo de arco-íris representa um desejo de paz para o mundo e a unidade com Deus. Por outro lado, pode ser usado para representar o orgulho LGBT, como uma bandeira da diversidade tatuada na pele.

Veja também os significados dos símbolos: