Balança

balança símbolo A Balança é o símbolo do equilíbrio, ou da falta do equilíbrio entre as partes. A balança equilibrada simboliza a equidade entre as partes. Já a balança pendendo por um lado tem por simbologia que uma parte está sendo mais beneficiada que outra, no caso por exemplo de um debate ou de uma medição de forças por qualquer motivo.

A balança também tem por simbolismo a prudência, posto que está ligada à medição exata das atitudes e dos pensamentos, num sentido de ser prudente para não pesar para nenhum dos lados.

A balança também simboliza o comportamento de retidão, posto que não sai do caminho e se mantem exato no fiel da balança.

A palavra balança advém do latim, e é composta por duas palavras: bis, que significa dois; e linx que significa prato. Ou seja, balança significa “ferramenta de dois pratos”.

A balança também representa a justiça, como por exemplo os tribunais e fóruns. E é um dos símbolos do Direito, enquanto ciência a ser estudada em nível acadêmico.

Veja também. Significado do símbolo ->  Urso

Balança da Justiça

A deusa grega da justiça, Themis, é representada em desenhos e estátuas, geralmente em pé, com uma balança na mão esquerda, que significa a aplicação justa da lei e equidade das partes num processo judicial, por exemplo, ou em qualquer demanda que necessite a aplicação da lei.

Na outra mão, a deusa Themis possui uma espada, que faz referência ao rigor da lei, ao poder de um estado de direito. É a espada que pune uma transgressão de alguma lei, como, por exemplo, no caso do Direito Penal, onde quem comete um crime acaba sendo punido com a prisão, ou seja, sente a espada de Themis na pele na forma de uma punição contra a sua liberdade.

Veja também o significado do símbolo Espada.

A deusa Themis geralmente está com o pé esquerdo esmagando a cabeça de uma cobra sobre um livro. Este livro representa as leis, que geralmente são escritas em códigos e tratados, como a Constituição Brasileira, que é escrita e contém todos os direitos e deveres de um cidadão brasileiro. O pé direito da deusa Themis está sob uma parte do corpo da cobra.

Veja também. Significado do símbolo ->  Rinoceronte

A cobra por si representa o afrontamento a um direito. A existência de uma injustiça, como, na época da ditadura no Brasil, pode se dizer que a cobra seria a censura que afrontava o direito de liberdade de expressão dos brasileiros que viveram aquela época.

símbolo balança

A deusa Themis ainda possui, em seus olhos, uma venda, para demonstrar que a justiça é cega e é para todos. Ou seja, não importa seu cargo, sua posição perante a sociedade ou qualquer outra coisa que o beneficie. A justiça é cega e não vê esses privilégios. Apenas faz a medição pela balança.

Possui ainda em sua cabeça uma coroa, para simbolizar sua divindade, e que a Justiça é soberana a qualquer outro aspecto. Sempre a justiça deve prevalecer.

No Cristianismo, São Miguel, o arcanjo do julgamento, possui em uma de suas mãos uma balança, para realizar o julgamento final descrito no livro bíblico do Apocalipse. Logicamente, tal iconografia cristã guarda relação com a deusa Themis grega.

Balança como símbolo do Direito

A balança também é o símbolo do Direito, que é estudado em universidades ao redor do mundo. É comum ver advogados, juízes, promotores, usando um anel com uma balança grafada, simbolizando a faculdade que cursaram.

Veja também. Significado do símbolo ->  Euro

A Balança na Astrologia

A balança, nos signos do zodíaco, representa o signo de Libra, que corresponde às pessoas que nascem a partir do dia 24 de setembro até o dia 23 e outubro.