Barco

O barco está na base de muitas mitologias ao redor do mundo, pois, desde a Antiguidade, foram diversos os povos que construíram suas embarcações de alguma maneira, seja para a simples pesca para consumo próprio e para compra e venda, seja para conquistar novas terras e explorá-las economicamente.

Entre as religiões, antigas e modernas, o símbolo do barco pode estar associado tanto à vida como à morte. Ou seja, o barco pode representar diferentes aspectos de uma viagem: seu começo, seu fim, sua importância econômica, política e social e até a sensação de liberdade que pode trazer.

significado do símbolo barco

Quer saber mais sobre a simbologia do barco? Então, continue lendo!

Simbolismo do barco

Uma maneira interessante de se começar a entender o que o barco simboliza é pensando um pouco sobre o simbolismo do mar, ao qual o barco está intrinsecamente ligado. O mar era visto pelos antigos tanto como símbolo da vida quanto da morte – podia trazer a vida através da pesca, mas também podia virar uma embarcação se estivesse revolto, o que podia acontecer em questão de segundos. Então, mais do que símbolo de vida ou de morte, o mar é uma das melhores representações da instabilidade, seja da vida, seja das paixões humanas.

Portanto, aí começa o simbolismo do barco: no meio do mar, ele representa a proteção e a segurança de quem está dentro dele sendo transportado – analogia com a vida, que é uma viagem sem volta que, com frequência, nos coloca em meio a mares revoltos, agitados por tempestades, com risco de bater o casco e perfurá-lo ou de períodos de estagnação irremediável.

Veja também. Significado do símbolo ->  Papai Noel

Ele, aliás, pode ser comparado a um berço que nos carrega pelo mar até o fim, comparação que fica mais evidente quando se olha para histórias como a de Moisés, que foi salvo da morte sendo colocado por sua mãe dentro de um cesto que navegou até a filha do faraó – muitas mitologias trazem a história de um herói que veio das águas.

Falando em religiões, elas costumam enfatizar o barco como símbolo da vida e como símbolo da morte. Neste último caso, em muitas mitologias antigas, como a egípcia e a grega, era através de um barco que os mortos saíam do mundo dos vivos e, no caso dos egípcios, esses mortos ainda enfrentavam adversidades para chegar ao seu destino no além.

Já os hindus acreditam que as pessoas que renascem para a sua nova vida na terra é que são transportadas por um barco, imagem também muito comum em outras mitologias: neste caso, o barco é o que transporta o bebê com segurança para ajudá-lo a nascer – o seu formato é parecido com o de um útero, e nas duas situações o bebê está cercado pelas águas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Triskle

Assim como protege, o barco também salva, como na história em que Noé salvou todas as espécies animais do mundo da destruição, colocando um casal de cada na sua arca. Possivelmente derive daí o significado do barco para o cristianismo: uma representação da própria Igreja, que protege seus fiéis dessa mesma forma enquanto singra os mares do tempo.

Mais atualmente, o barco é muito associado à liberdade, espírito aventureiro, desejo de conhecer novos lugares e pessoas, principalmente pela popularização dos piratas através de livros e filmes.

Tipos de barcos

Os barcos podem ser feitos de materiais como madeira, aço, fibra de vidro ou alumínio, terem vela, remo e/ou serem motorizados, serem de grande ou pequeno porte etc.

Eles podem ser divididos conforme a função para a qual eles são construídos. Abaixo, alguns exemplos de cada, antigos e modernos:

  • Transporte de pessoas: canoa, veleiro, traineira, escuna;
  • Transporte de carga: petroleiro, porta-contêineres, gaseiro, graneleiro;
  • Lazer / competição: iate, lancha, caiaque;
  • De guerra: fragata, contratorpedeiro, canhoneiro;
  • De socorro: monasco-bombeiro, navio de assistência hospitalar.

Tatuagem de barco

Os principais motivos para se fazer tatuagem de barco hoje é a associação dele com o desejo de liberdades e de aventuras, e com resiliência. Pode-se fazer tatuagens grandes e realistas de navios (que cobrem braços, pernas, costas, peito, abdômen), com ou sem cor, dos mais diversos estilos: pirata, viking, à vela etc. Ou pode até mesmo ser um simples barco de papel, muito procurado por quem quer transmitir a mesma mensagem de forma mais discreta, porque é mais comum que esta tatuagem seja menor.

Veja também. Significado do símbolo ->  Árvore de Natal

Sonhar com barco

Sonhar com barco costuma apontar para como a sua vida está caminhando no momento do sonho: fase de calmaria, momento de tempestade que pode acabar com a sua paz por breve período etc. Para chegar a uma conclusão, também é necessário analisar se você estava dentro do barco ou como o encontrou, e como estava a água. Veja alguns exemplos.

  • Sonhar com barco afundando: aviso de que você passará por um momento de provação. Prepare o seu espírito.
  • Sonhar com barco grande: indica que, por maiores que sejam as suas ambições, você dará conta de realizá-las.
  • Sonhar com barco pequeno em mar aberto: você está perdido na sua vida, em meio aos acontecimentos e aos seus desejos. Procure manter a calma, para pensar melhor e decidir o que fazer.