Buda

buda símboloBuda significa “desperto” e isso não versa apenas acerca do profeta, e sim um título da filosofia budista para apontar pessoas iluminadas com avançado esclarecimento espiritual. Embora seja possível perceber que a filosofia budista possui muitos budas, Siddhartha Gautama, além de ser o fundador da filosofia budista, é o mais conhecido.

Budismo

Buda ou Sidarta foi um príncipe e professor que nasceu por volta de 563 a.C. na região de Lumbini, conhecido atualmente como Nepal. Ele é oriundo de uma família aristocrata e sempre esteve acostumado com um ambiente luxuoso.

Quando atingiu a idade de 16 anos, casou-se com Yashodhara e teve um filho, Rahula. Diante disso, um dia, por volta dos 30 anos, e contra a vontade do seu pai, resolveu sair do castelo em que vivia e conheceu a realidade. Ao fazer isso, percebeu que havia pessoas tristes, doentes e passando necessidades.

Uma vez que Buda conheceu o mundo como ele era, ficou preocupado e decidiu se afastar dos bens materiais e prazeres para se dedicar exclusivamente à reflexão espiritual e enigmas da vida, bem como o sofrimento que assola o mundo.

Sendo assim, ele se tornou um grande líder espiritual e fundador da doutrina budista. Além de usar roupas mais simples, ele passou a viver de mendicância.

Vale mencionar que uma das práticas desses líderes espirituais é a contemplação e meditação, ações que levam a entender o mundo, a natureza e os seres que nela habitam com mais clareza e resiliência.

Símbolo budista

Os símbolos budistas representam a mente e a infinidade de suas manifestações. Com base nessa doutrina, os seguidores de Buda são capazes de olhar para os símbolos e notar neles o potencial humano para a iluminação.

Veja também. Significado do símbolo ->  Dólar

Os símbolos a seguir identificam o Budismo. Sejam eles:

  1. Árvore Bodhi

A Árvore Bodhi é uma figueira sagrada, visto que, debaixo dela, Buda alcançou finalmente a iluminação após uma jornada de seis anos. Devido a isso, figueiras são abundantes em centros budistas.

  1. Roda da Vida

Esse símbolo compreende o ciclo do nascimento, morte e renascimento. É por meio dessa roda que os budistas almejam se libertar de um ciclo vicioso de desejos que os impedem de atingir a iluminação.

No centro da roda, há uma representação e, respectivamente, simboliza todos esses impedimentos. Sejam eles:

  • Porco: a ganância;
  • Cobra: o ódio;
  • Galo: a ignorância.

Há uma parte que tem o fundo branco e outra que tem o fundo preto no anel interior. Nesse sentido, o branco representa as pessoas que estão no processo de evolução e o fundo preto versa a respeito das pessoas que estão estagnadas.

O anel médio compreende as seis partes grandes da roda. Ele representa os seis reinos da existência dos humanos, animais, deuses, semideuses, fantasmas e demônios. No que se refere ao aro exterior, eles são representados pelos doze elos de dependência humana.

símbolo buda

Representações de Buda

Para encontrar peças que representam Buda, basta entrar em uma loja que comercialize imagens de ícones históricos.

Vale destacar que, na maioria das vezes, essas peças apresentam uma pessoa com grande massa corporal, sorriso largo e careca. Somado a essas características, pode estar meditando de olhos fechados.

  1. Buda esquelético
Veja também. Significado do símbolo ->  Flamingo

O Buda, quando representado em magreza extrema, pode nos remeter ao momento em que Sidarta abandonou uma vida de grandeza para alcançar a inspiração sem desgostos. Entretanto, o príncipe percebeu que a proximidade com o estado de desnutrição não era uma maneira de atingir a felicidade suprema.

  1. Buda de cor azul

Faz-se importante mencionar que o buda de cor azul tem um significado especial para o budismo. Nessa perspectiva, a cor azul remete à meditação e ao momento em que a sabedoria suprema é alcançada. Além disso, transmite calma e tranquilidade.

Portanto, a representação da cor azul está associada às situações de estabilidade que, por sua vez, oferece paz aos desafios cotidianos.

É oriundo do Tibet e também está associado à medicina. O foco na cor azul age como um antídoto contra as doenças.

  1. Buda vermelho

Esse Buda tende a ser associado ao carma dos desejos e a purificação. Isso se dá para que o estado de amor, paz e felicidade seja alcançado de forma intensa e com a pureza como bálsamo para as agitações, que são corriqueiras na vida dos indivíduos.

Símbolos de Buda

Observe a seguir os oito símbolos auspiciosos. Cada qual representa um ensinamento budista. Sejam eles:

  1. Roda do Dharma

Consiste na representação de Buda em seu primeiro sermão após se tornar iluminado.

É importante destacar que seus oito raios simbolizam os ensinamentos de buda, bem como:

  1. entendimento correto;
  2. pensamento correto;
  3. linguagem correta;
  4. ação correta;
  5. modo de vida correto;
  6. esforço correto;
  7. atenção plena correta;
  8. concentração correta.
Veja também. Significado do símbolo ->  Ferradura

Veja também o significado do símbolo Roda do Dharma.

  1. Nó infinito

Esse desenho representa a conexão, a causa e o efeito. Esse também é o símbolo do conhecimento infinito de Buda, que por sua vez, soma a sua compaixão. Ambos estão intrinsecamente ligados.

Veja também o significado do símbolo Infinito.

  1. Flor de Lótus

Ela simboliza a pureza e o esclarecimento. O caule representa o cordão umbilical, logo, ele representa as pessoas às suas raízes. A flor reflete a eventualidade humana de alcançar a iluminação. Cabe destacar que cada flor possui um significado diferente conforme a coloração.

Veja também o significado do símbolo Flor de Lótus.

  1. Bandeira da Vitória

Ela simboliza a vitória da mente acerca dos pensamentos negativos. A bandeira representa o triunfo de Buda sobre Mara. Esse demônio é a personificação das tentações no percurso para a iluminação.

  1. Concha

Reflete a grandeza que as autoridades no budismo têm para transmitir ensinamentos. O som da concha também é o som da verdade para os adeptos do budismo.

Veja também os significados dos símbolos: