Caduceu

caduceu tattoo

O Caduceu (☤) é conhecido por ser o emblema do deus grego Hermes (Mercúrio na Mitologia Romana). Visualmente, podemos identificar um bastão cercado por duas serpentes e que possui, em sua parte superior, asas. Este é um símbolo muito antigo, com registros na taça do rei Gudea de Lagash, que viveu por volta de 2.600 anos a.C. Outra aparição do símbolo foi encontrada na Índia, sob as tábuas denominadas nagakals.

Na interpretação esotérica, temos que a simbologia do caduceu está relacionada ao equilíbrio moral, bem como o caminho de iniciação e o caminho de ascensão da energia Kundalini, que é compreendido como um poder espiritual adormecido no osso sacro (ou cóccix), e que poderá ser “despertado” apenas por uma alma realizada e de alto nível.

O que significa o símbolo do Caduceu?

As duas serpentes que estão entrelaçadas ao bastão possuem algumas interpretações, dentre elas a ideia da sua representação ao número oito, sendo o equilíbrio entre as forças antagônicas, tendo no eterno movimento cósmico a base da regeneração e do infinito. Em resumo, poderíamos dizer que o bastão representa poder, as duas serpentes simbolizam a sabedoria, as asas a diligência, e o elmo é o emblema de pensamentos elevados.

Veja também. Significado do símbolo ->  Balança

A simbologia do caduceu também está relacionada ao comércio. Se formos levar em consideração a associação feita entre Hermes e Mercúrio, de fato o caduceu é reconhecido como o mensageiro, usado comumente como um símbolo do comércio e da negociação.

símbolo caduceu

Veja também o significado do símbolo Infinito.

O Caduceu na Contabilidade

Dentro da profissão contábil, o caduceu representa a capacidade, a inteligência e a astúcia do profissional. Seguindo a mesma linha de pensamento dos romanos, o caduceu também simboliza o equilíbrio e a boa conduta.

Cada um dos elementos do emblema podem ser destacados no mundo contábil como:

  • Bastão: representa o poder que um profissional da área possui, sendo capaz de estudar o patrimônio das entidades;
  • Serpentes: simboliza a sabedoria que uma pessoa da área precisa ter para compreender o quanto se deve estudar até, finalmente, poder se aventurar, atendendo as pessoas e escolhendo as melhores soluções;
  • Asas: representam a diligência, a presteza, a dedicação e o cuidado necessário para fazer parte da profissão;
  • Elmo: peça antiga que tinha o objetivo de proteger a cabeça; na contabilidade seu significado não é tão literal, tendo, na verdade, a intenção de proteger contra pensamentos baixos e que possam levar a ações desonestas.
Veja também. Significado do símbolo ->  Om

O Caduceu na Medicina

Antes de qualquer coisa, podemos dizer que é um erro dizer que o símbolo usado na medicina é o caduceu. Olhando atentamente, percebemos que o bastão em questão é envolvido por apenas uma serpente, além disso, é um erro o uso de asas acima do bastão, fatores esses que mudam totalmente o sentido do símbolo. Neste caso, estamos nos referindo ao Esculápio, deus romano da medicina e da cura, sendo também uma herança da mitologia grega.

De acordo com a lenda, Esculápio aprendeu a arte da cura com Quíron. Ele era tão famoso por sua competência médica que ficou conhecido por ter trazido pacientes de volta à vida. Por isso, foi punido e colocado aos céus como a constelação Ofiúco (que tem como significado “o portador da serpente”). Em várias esculturas, o deus da medicina foi representado com um bastão envolto por uma serpente, e, então, esse virou o símbolo da medicina pelo mundo.

O Caduceu na Pedagogia

Já na pedagogia, é representado como o caduceu de Hermes sobre a Flor-de-Lis verde. Exatamente como citado inicialmente pela cultura romana, com duas serpentes envolvidas a um bastão e suas asas, sendo as duas serpentes representando a sabedoria, as asas a virtude, o dourado a luz da sabedoria e a Flor-de-Liz a orientação.

Veja também. Significado do símbolo ->  Anéis Olímpicos

A tatuagem de Caduceu

Bem, se formos levar em consideração apenas o caduceu em sua essência sua tatuagem representa a moralidade, bem como o equilíbrio, a inteligência e dedicação. Sendo assim, um símbolo que pode ser usado por vários motivos, variando de pessoa para pessoa.