Cruz Ansata

Significado do Símbolo Cruz Ansata

símbolo cruz ansata Cruz Ansata é um dos nomes pelos quais é conhecido o símbolo egípcio Ankh, que também pode ser chamado de Cruz Egípcia ou Cruz Ankh. É um antigo símbolo, ou hieróglifo, da terra dos faraós que simboliza a vida ou a vida eterna.

A Cruz Ansata ou Ankh possui em sua parte superior duas linhas que se juntam em uma forma oval, no seu centro temos uma linha horizontal e abaixo desce uma linha vertical emprestando-lhe alguma semelhança com uma cruz tradicional.

A parte superior com duas linhas que se juntam representa o encontro do princípio masculino e feminino, ou seja, a união fundamental que dá origem a vida. Encontro que também pode ser interpretado como a união dos polos opostos em perfeito equilíbrio.

Uma outra explicação para o significado da Cruza Ansata é o de que ela representa a união de Ísis e Osíris, os deus egípcios que concebem Hórus, o deus que representa o caminho da iluminação espiritual na religião egípcia, equivalente ao Jesus Cristo do ocidente, por assim dizer. Ou ainda, seu significado pode ser entendido como o da união de Ísis e Osíris responsável, segundo a tradição, pelas cheias anuais do rio Nilo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz de Caravaca

A Cruz Ansata é vista com bastante frequência representada em túmulos do Antigo Egito, sendo comum a representação de deuses e faraós com o símbolo em suas mãos. A imagem da cruz começa a aparecer no Egito a partir da 5ª dinastia, e é encontrada especialmente nos templos de Karnak, Luxor, Edfu e Medinet Habu,
além de murais e obeliscos.

Encontramos algumas vezes também o símbolo representado próximo a boca de deuses, aqui simbolizando o sopro de vida. Arqueólogos também encontram com frequência a Cruz Ansata ou Ankh desenhada em objetos do cotidiano do povo egípcio, como espelhos, cetro, vasos, colheres e etc.

A Cruz Ansata também é um símbolo muito presente entre ordens iniciáticas e ocultistas em geral e exerce certo fascínio sob os jovens fazendo sua representação chegar também a cultura pop.

No Brasil, por exemplo, o grande responsável pela popularização da Cruz Ansata foi Raul Seixas que a usou como símbolo em shows, pintando-a em seu corpo ou usando-a representada em sua capa. Para Raul Seixas a Cruz Ansata era símbolo da sua Sociedade Alternativa.

Veja também os significados dos símbolos Cruz de Malta e Cruz Invertida.

Veja também. Significado do símbolo ->  Sereia