Espada

A Espada é uma imagem que, com frequência, lembra força e superação de obstáculos para a maioria das pessoas. Mas será que é isso mesmo?

Se você quer saber mais sobre o símbolo da espada, está no lugar certo! Acompanhe nosso conteúdo a seguir e entenda tudo sobre essa simbologia.

espada

O que significa Espada?

O significado de espada é bastante amplo. De fato, esse foi um artefato utilizado desde os tempos remotos, principalmente em períodos de conflito.

Em termos mais formais, uma espada é um tipo de arma branca composta por uma lâmina comprida e cortante. Ela também possui um ou mais gumes e um cabo para segurar. Em sentido figurado, entretanto, o significado fica bem mais amplo.

As espadas são usadas, hoje em dia, como símbolo de poder e coragem. Com a popularidade desse objeto, a espada começou a ser usada para fins decorativos. Existem até pessoas que fazem tatuagens de espada, seja por um significado pessoal ou apenas para dar um visual interessante.

Veja também. Significado do símbolo ->  Peixe

O símbolo espada é usado em associação com diferentes objetos e imagens. De maneira geral, o objeto aparece ao lado de simbolismos fortes, que representam o poder e a bravura.

Simbolismo da Espada

Caminhando para um sentido mais amplo, em relação ao significado, podemos dizer que a espada simboliza muitas coisas. Tudo depende de como ela está sendo retratada e qual é o contexto em que ela está apresentada.

De maneira geral, a espada pode representar virtude e luta, seja para o bem ou para o mal. Por um lado, os malefícios e a destruição são símbolos bastante presentes em conjunto com a imagem da espada.

símbolo espada

Entretanto, por outro lado, a espada também pode ser usada como símbolo de justiça e paz. Isso ocorre, pois essa imagem expressa um estado militar e real, associado aos grandes reinos e poderes da história.

Muitas vezes, as espadas estão associadas a temas religiosos e às guerras santas. Na Bíblia, esse é um símbolo recorrente, associado à luta em busca do correto. Esse significado é diferente do atribuído à destruição realizada pela espada como símbolo de arma.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pedra Filosofal

Tipos de Espada

Existem vários tipos de espada que são comumente usados como simbologia, seja como símbolo de destruição ou virtude. Algumas classes desse objeto são mais utilizadas e recorrentes em diferentes imagens.

A espada khanda, por exemplo, é um tipo de arma branca caracterizada por ter dois gumes. Ela possui uma simbologia especial, principalmente por conta das características de sua lâmina brilhante.

Veja também o significado do símbolo Khanda.

Já uma espada flamejante, ou seja, que está envolva em fogo, pode significar uma forte associação a mitos e ao mundo sobrenatural. Além disso, há um grande poder destrutivo associado ao símbolo da espada em chamas.

Por fim, a espada cruzada possui um significado relacionado às guerras, principalmente às cruzadas. Entretanto, essa imagem também pode possuir um significado místico, relacionado à proteção de Ogum, uma entidade de religiões de matriz africana.

espada símbolo

Na realidade, vale pontuar que quase todos os tipos de espada possuem relação com tradições de origem mitológica.

Veja também. Significado do símbolo ->  Relâmpago

Evidenciamos as religiões de matriz africana, mas outras tradições cristãs também carregam a imagem de espadas em seus livros e escritos. A ideia da espada é similar em todas esses grupos!

E você, ficou com alguma dúvida sobre a simbologia da espada? Não se esqueça de comentário ao final do artigo!

Veja também os significados dos símbolos: