Estrela do Caos

A Estrela do Caos, conhecida também como caosfera, é caracterizada graficamente como uma estrela de oito pontas, onde todas terminam em setas. A criação é de autoria de Michael Moorcock, escritor britânico, que tomou como base o conceito dos quatro pontos cardeais.

Existem outros símbolos tradicionais que possuem o mesmo padrão geométrico encontrado no símbolo do caos de Moorcock, como o caso da estrela de Ishtar/Vênus, a Roda do Ano e o Dharmacakra indiano, mas apenas em sua forma gráfica, pois nenhuma delas significa o símbolo do caos ou finalizam em flechas.

símbolo estrela do caos

O que é Estrela do Caos

A estrela do caos é uma estrela de oito pontas equidistantes que, partindo de um ponto central, representam o vazio do cosmos, o universo.

Ainda, a simbologia da estrela do caos trata que as oito direções (as oito pontas), assim como a rosa dos ventos, se refere aos quatro elementos – Terra, Água, Ar e Fogo – e os quatro estados intermediários da matéria – seco, úmido, frio e quente.

Veja também os significados dos símbolos Água, Ar e Fogo.

O significado da estrela do caos remete à representação visual de todas as possibilidades. Conforme a mitologia de Moorcock, a seta que está apontada para cima, representa o caminho da Lei, enquanto as outras são representações das demais opções (sejam quais opções forem).

Veja também. Significado do símbolo ->  Morcego

O símbolo da estrela do caos, por isso, teve como intuito representar o “Símbolo do Caos”, mas posteriormente foi utilizado para simbolizar a “Magia do Caos”, isto é, um símbolo adotado por ocultistas e magos.

É por isso que o simbolismo da estrela do caos é frequentemente associado à corrente da Magia do Caos.

Peter J. Carroll foi um autor que discutiu bastante sobre o simbolismo da caosfera, descrevendo suas características, geometria, propriedades e a maneira de de prepará-la para o uso mágico.

Na década de 1970, a estrela do caos era um sucesso por conta das obras de Moorcock e era nesse mesmo período que a Magia do Caos engatinhava. Por conta disso, a estrela do caos foi adotada como símbolo pelos praticantes de tal corrente.

Inclusive, a estrela do caos apareceu em um suplemento de Dungeons & Dragons (ainda na época da antiga editora TSR), chamado Deities and Demigods, publicado em 1980. Esse suplemento trazia personagens do universo criado por Moorcock, como deuses, monstros e heróis dos livros do autor, para serem jogados em D&D. Infelizmente, problemas com os direitos autorais impediram o aparecimento nas edições posteriores.

Veja também. Significado do símbolo ->  Âncora

Já no jogo de estratégia em tempo real para computador Warcraft II, o cursor do mouse da facção Orc possui a forma da estrela do caos. O símbolo aparece também em diversas obras de arte que podem ser visualizadas no manual deste jogo e até durante os briefings da missão. A sequência do jogo, inclusive, chama-se Warcraft lll: Reino do Caos.

Magia do Caos

Magia do Caos – Chaos Magic –, também conhecida como Caoísmo, é uma corrente de pensamento que utiliza quebra de paradigmas e alterações do estado de consciência em seus rituais. Suas formas de ritual e magia buscam quebrar vínculos com sistemas simbólicos, excetuando-se aqueles à própria realidade.

Dentro da Magia do Caos, rituais como técnicas gnósticas, meditativas, orgásticas ou com a utilização de substâncias psicoativas eram frequentes. Para os praticantes, através dessa forma de magia era possível modificar a realidade.

Embora muitas pessoas considerem a Magia do Caos como um sistema mágico, ela é, na verdade, uma filosofia que preza pela ideia de que um indivíduo não necessita de dogmas, doutrinas ou paradigmas para fazer a magia acontecer – e ele poderá utilizar qualquer sistema mágico, tanto existente quanto inventado, para realizar sua vontade.

Veja também. Significado do símbolo ->  Carpa

Tatuagem de Estrela do Caos

A estrela do caos se tornou quase um símbolo pop por surgir em vários locais e épocas. Atualmente, a tattoo de estrela do caos é bem popular, assim como a presença desse símbolo como objeto decorativo.

A tatuagem de estrela de caos traz a ideia das infinitas possibilidades ou opções que a pessoa possui, mas também pode simbolizar o vazio do cosmos, como comentado anteriormente.

Veja também os significados dos símbolos: