Ferradura

As ferraduras são pequenos objetos que normalmente não nos chamam muito a atenção. Mas você sabia que ela tem um poderoso significado? É verdade!  Preparamos um texto incrível contando tudo o que você precisa saber para adquirir a sua ferradura, seja ela para decoração, estampa de roupas, tatuagens e o que mais você quiser! Venha conferir!

simbolismo da ferradura

Significado de Ferradura

A ferradura, ainda que não pareça à primeira vista, traz consigo um importante significado. Dentro da umbanda, ela é frequentemente relacionada ao orixá Ogum. Seu significado mais conhecido é o de atrair a sorte, afastar o azar e as energias ruins.

As ferraduras contam com pequenos buracos, que, para a umbanda, são os caminhos para a dimensão do mundo mineral. As ferraduras também representam, ainda nessa religião, o trabalho e o esforço. Também está relacionado à luta pela sobrevivência.

Simbologia da Ferradura

A ferradura, ao longo da história, ganhou diferentes simbologias. Em muitos países do continente europeu, por exemplo, a ferradura é considerada como um poderoso talismã para fins de proteção. Já o povo grego, na Grécia Antiga, via a ferradura como um instrumento também de proteção contra o mal. Os antigos acreditavam que a ferradura atraia sorte e energias positivas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Escorpião

Nesta mesma época, era comum observar agricultores colocando ferraduras nas portas de suas casas, assim como em estábulos e nos celeiros. Faziam isto para afastar energias negativas e atrair a boa sorte. Um ponto interessante é que o formato da ferradura se parece com o da lua crescente, que traz prosperidade.

Porém, para que este objeto traga bons acontecimentos, o ideal é que o semicírculo que ela possui seja virado para baixo e com as pontas para cima. Em alguns locais, como povoados na Espanha, as pontas da ferradura são colocadas para baixo, procurando atrair sorte e proteção. Porém, o mais comum é posicionar as pontas do objeto pontas para cima.

ferradura

Já na América do Norte, a ferradura é um talismã comum, que simboliza apenas proteção. Elas são penduradas em portas, com as suas pontas viradas para baixo. Nos dias de hoje, as ferraduras normalmente têm suas pontas viradas para cima e são colocadas em um recipiente, como vasos, em busca de proteção e sorte. No México, a ferradura é comercializada juntamente de objetos de santos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Elefante

Veja também o significado do símbolo Lua.

Ferradura e São Dunstan de Canterburry

A maioria das pessoas nunca ouviu falar em São Dunstan, mas ele é extremamente importante na história da ferradura. Os cristãos europeus acreditam que a origem da ferradura esteja ligada a São Dunstan de Canterbury (924-988), um monge e arcebispo inglês reconhecido como um grande estudioso da metalurgia, sendo o responsável pelo aperfeiçoamento das técnicas de fabricação de sinos. Reza a lenda de que Dunstan teria colocado ferraduras no próprio demônio e somente as tirou após ouvir a promessa de que ele nunca mais chegaria perto das ferraduras.

Ferradura de Cavalo

Sempre que as ferraduras são mencionadas, logo a nossa mente as associa aos cavalos, não é verdade? E há muitas dúvidas em relação a este objeto, principalmente o motivo de seu uso. As ferraduras servem para preservar os cascos do cavalo, de forma que ele os mantenha saudáveis por mais tempo.

Veja também o significado do símbolo Cavalo.

Tatuagem de Ferradura

A ferradura, por carregar consigo uma importante simbologia, acaba sendo umas das tatuagens mais procuradas em estúdios. Uma tatuagem em ferradura virada para cima irá simbolizar boa sorte e proteção. Contos dizem que toda a sorte acontece dentro da curva da ferradura. Por outro lado, toda a sorte te abandona se a ferradura estiver com as extremidades apontando para baixo. Outros contos alegam que a ferradura com as pontas para cima representa a lua com chifres, ou lua crescente.

Veja também. Significado do símbolo ->  Gavião

Veja também o significado do símbolo Trevo de Quatro Folhas.