Flor de Lótus

O nome Lótus vem do latim e é relacionado a mais de cem espécies de flores distribuídas na Europa, Ásia, África e América. Na Biologia, a flor de lótus é da família da lotus-lily, da ordem Proteales, composta de duas espécies de flores aquáticas.

Como é um tipo de lírio d’água, suas raízes estão fundamentadas em lama, próxima a lagoas e lagos. Dali, vai subindo à superfície e, quando encontra o sol, mostra a beleza de suas flores.

Porém, para além da nomenclatura científica, essas flores têm múltiplos significados para diferentes culturas.

Significado da flor de lótus

Desde os tempos mais antigos, a flor de lótus simboliza fertilidade e ideias correlatas a essa, como: nascimento, pureza, sexualidade, iluminação, auto regeneração, renascimento da morte. Na astrologia, simboliza o sol nascente.

Os egípcios viam o significado do renascimento na flor de lótus, uma vez que ela abre e fecha as pétalas conforme o movimento do sol. Suas pétalas fecham à noite e ela fica mergulhada embaixo d’água. Logo antes do amanhecer, a planta se ergue à superfície. Assim, os egípcios associavam a flor de lótus ao deus Ra, o sol.

Simbologia da flor de lótus

Como a flor de lótus nasce na lama, longe do sol, e alcança a luz para se tornar uma flor linda, sua simbologia está associada à condição humana: mesmo quando as raízes estão em águas sujas, é capaz de florescer do modo mais belo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Diamante

As pétalas da flor de lótus podem auto limpar-se, repelindo microrganismos; por isso, sua simbologia está ligada à pureza e à elevação espiritual.  Os hindus atribuem ao símbolo a ideia de beleza interior. Muitos deuses hindus são retratados sentados ou de pé em uma flor de lótus.

Cores da flor de lótus

As suas cores podem ser: branco, rosa, vermelho, azul, púrpura e amarelo. A flor de lótus egípcia é uma flor branca, mas a lótus azul era a dominante na arte egípcia. A flor de lótus sagrada dos hindus é uma planta aquática com pétalas delicadas brancas ou rosas. A flor de lótus da América do Norte tem pétalas amarelas.

Flor de lótus na cultura

A flor de lótus é um ornamento muito utilizado ao longo da história na arquitetura. Aparece na decoração de colunas desde o Egito Antigo. O desenho da flor de lótus aparece na base da árvore sagrada dos assírios e na arquitetura fenícia.

Na Ioga, existe uma posição chamada Lótus (Padmásana), que é a tradicional para meditação: a pessoa senta-se e entrelaça as pernas, pousando as mãos sobre os joelhos. A flor de lótus tem muitos significados na cultura antiga, principalmente no Japão, no Egito e na Índia.

Veja também. Significado do símbolo ->  Amizade

Flor de lótus na mitologia grega

Na mitologia grega, a flor de lótus aparece relacionada à história do herói Ulisses (ou Odisseu), no relato de Homero no livro IX da Odisseia. Enquanto voltava de Tróia com seus homens, um vento forte levou os barcos para cabo Maleia.

Os habitantes dali, chamados Lotófagos (Comedores de Lótus), convidaram a tripulação de Ulisses a provar uma planta misteriosa que lhes dava a sensação de um bem-vindo esquecimento. Eles aceitaram provar a flor de lótus e, como consequência, tiveram que ser arrastados de volta ao navio. Foram acorrentados para voltarem à missão ou nunca o fariam.

Flor de lótus no budismo

No budismo, todas as pessoas têm o potencial para se tornarem perfeitas e iluminadas. É uma questão de tempo até que o ser humano chegue à luz. Os budistas acreditam que é necessário renascer milhares de vezes. A cada vez que se renasce, se melhora.

Por isso, o Buda é algumas vezes retratado como estando sentado sobre uma flor de lótus. Reza a lenda que, no momento em que Buda deu seus primeiros passos, diversas flores de lótus apareceram em todos os locais por onde ele passou. Simboliza que as pessoas são capazes de superar a dor daqueles que, mesmo nascendo no mundo material, alcançam a iluminação.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ok

Tatuagem de flor de lótus

Pode ser desenhada em diferentes cores, sendo que cada cor reforça um significado. Tem a delicadeza como característica mais marcante. Seu significado remonta à vida, sabedoria, conhecimento, amor, superação, força, pureza e busca pela iluminação. Lembra que o crescimento da mente e do corpo de uma pessoa nunca termina.