Grifo

Imagine um ser com cabeça e patas dianteiras de águia, penas douradas e corpo e patas traseiras de leão. Assim é o grifo.

Figura mitológica e lendária, o grifo (em inglês, griffin) tem sua origem no Oriente Médio, mais especificamente na Pérsia e Egito, porém é mais associado à mitologia grega. Seu nome vem do grego (gryphos, que significa “leão águia”).

Esse ser fantástico, tão assustador quanto intrigante, possui a forma composta de metade águia e metade leão, dois animais líderes por natureza.

símbolo grifo

Por ser uma combinação do rei dos animais e da rainha das aves, o grifo abrigaria as principais virtudes de ambos: o poder, a força e a ousadia. Vamos conhecer um pouco mais sobre a origem, significados, simbolismos e curiosidades atribuídas ao grifo.

Veja também os significados dos símbolos Águia e Leão.

O que é um grifo?

Desde os tempos antigos, a figura do grifo povoa a imaginação dos homens, seja na mitologia grega, seja em lendas da Idade Média.

Segundo as lendas, esses seres alados faziam seus ninhos com fios de ouro (chamados bolbacas) e teriam o poder de botar ovos de ágata, uma pedra muito usada para criar joias e adereços.

Inimigo mortal do basilisco (serpente mitológica), do cruzamento entre um grifo e uma égua, nasceriam os hipogrifos, que em vez de corpo de leão, tinham corpo e patas traseiras de cavalo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Baleia

Bastante encontrado em pinturas e esculturas antigas, o símbolo do grifo aparece frequentemente em lápides medievais, por ser considerado, pelos cristãos, um guardião dos mortos.

Na literatura, está presente em obras como “Divina Comédia”, de Dante Alighieri, “A Princesa da Babilônia”, de Voltaire, “Paraíso Perdido”, de John Milton e “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carrol. Também é a figura principal do conto “O Grifo”, dos irmãos Grimm.

Veja também o significado do símbolo Serpente.

Simbologia do grifo

Forte como um leão e ágil como uma águia, o grifo tem como simbolismo o equilíbrio de forças distintas.

Por sua dualidade, que permite estar tanto na terra quanto nos ares (céu), era considerado, entre os gregos, um símbolo das duas naturezas: humana e divina.

Na “Divina Comédia”, de Dante, o grifo tanto pode ser uma referência ao próprio Cristo quanto do papa, por ter influência sobre os céus e a terra.

Entre as simbologias atribuídas ao grifo estão a sabedoria, a força e o poder, bem como a vitória das virtudes sobre os vícios.

O grifo na mitologia grega

Na mitologia grega, os grifos simbolizavam poder, proteção e lealdade. Oito vezes maiores que um leão comum, eram temidos e respeitados, por sua força e a capacidade de dominar os céus e a terra.

Os gregos acreditavam que os grifos eram os protetores e guardiões dos tesouros de vários deuses, como Zeus e seu filho Apolo. Esse ser mitológico também é representado puxando os carros voadores que transportavam Apolo. Outra função do grifo era proteger as crateras de vinho do deus Dionísio.

Veja também. Significado do símbolo ->  Khanda

Veja também os significados dos símbolos Zeus e Vinho.

Simbolismo do grifo na Idade Média

Mas não é só na mitologia grega que o grifo aparece. Entre os símbolos associados ao grifo estão os brasões e heráldicas das famílias medievais. Ainda hoje, é comum vermos, principalmente na Europa, imagens de grifos gravadas em túmulos antigos, numa referência à sua fidelidade e lealdade, mesmo após a morte.

Ainda na Idade Média, a imagem de um grifo em uma arma indicava que esta pertencera anteriormente a um homem forte e combativo, com uma personalidade sábia e corajosa.

No sentido negativo, representam a gula, vingança e violência.

O grifo no zodíaco

Com sua forma curiosa, metade leão e metade águia, o grifo tem o poder de circular em dois ambientes: os céus e a terra.

Por reunir dois animais em um só corpo, com características tão distintas, o grifo foi escolhido para simbolizar, no zodíaco, o signo de libra (balança), cujas principais características são o senso apurado de justiça, a sabedoria e a valorização das artes e da inteligência.

Veja também o significado do símbolo Balança.

A tatuagem de grifo

Embora não muito comum, a tatuagem de grifo encanta pela riqueza de detalhes. A maioria dos desenhos o associa ao deus Apolo e incorpora elementos de fogo. As pessoas que optam pela tattoo de grifo demonstram que possuem uma liderança natural, com ousadia e determinação diante dos desafios da vida.

Veja também. Significado do símbolo ->  Concha

Como o leão é tradicionalmente considerado o rei dos animais e a águia, a rainha das aves, o grifo simboliza numa tatuagem a junção perfeita da força (do leão) e sabedoria (da águia), além de representar lealdade, por serem os guardiões e protetores de vários deuses da mitologia grega.

Veja também o significado do símbolo Fogo.

O grifo da vida real

O que nem todos sabem é que existe um animal de verdade que pode ser considerado um “primo” do grifo lendário. Trata-se de um abutre de porte grande, encontrado comumente em Portugal. Essa ave de rapina possui pescoço longo, bico curvo e plumagem de cor castanha, com tons mais escuros nas extremidades das asas.

Veja também os significados dos símbolos: