Grilo

O Grilo é um inseto noturno bastante conhecido e encontrado na natureza. É frequente serem confundidos com gafanhotos, por terem diversas semelhanças, como o fato de saltarem as patas traseiras. Apesar de ter asas, o grilo é um inseto saltador e não é capaz de voar.

Embora muito se pergunte sobre a relação das cores dos grilos com seus significados, essa característica é irrelevante quanto à sua simbologia. Porém, é interessante saber que existem mais de 2.400 espécies diferentes desse inseto espalhados pelo mundo. O grilo verde e o grilo marrom são as mais comuns delas, sendo que o verde também seria um símbolo de esperança.

simbolismo do grilo

Muitas pessoas entendem o simbolismo do grilo como um sinal de felicidade e de fortuna, herança da cultura chinesa. Diversas culturas ao redor do mundo têm este animal como um amuleto destinado a atrair boa sorte. Ele também pode ter outros significados, como mudanças, foco, resultados positivos, auto surgimento, entre outros.

Grilo na China

A simbologia do grilo está muito presente na cultura chinesa. É ela a responsável por atrair outras culturas a fornecerem distintos significados a este inseto e foi assim que sua fama se espalhou para diversas regiões do mundo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Bússola

Para os chineses, o grilo representa o ciclo da vida humano – vida, morte e ressurreição – com o qual eles fazem um paralelo com o ciclo de vida do inseto – ovo, ninfa (filhotes) e adulto. Além disso, foram eles que proporcionaram a herança da relação do significado de boa sorte com o grilo para as demais culturas.

Era comum encontrar grilos em gaiolas, sendo criados e apreciados como se fossem animais de estimação, com o intuito de que eles trouxessem sorte e virtude para a família e para o lar. Esse inseto ainda era bastante valorizado pelo seu canto, tanto que as gaiolas as quais eles viviam eram posicionadas próximas às janelas, a fim de propagar o som que faziam.

Grilo na poesia

É comum ter o grilo atrelado aos momentos de solidão e sentimentos de tristeza em diversas poesias encontradas na literatura. Isso porque fazem da vida do grilo, que canta durante o outono e morre durante o inverno, uma comparação com a vida do homem, que também tem um tempo pra cantar e se alegra e outro para morrer e se entristecer.

Veja também. Significado do símbolo ->  Chama

símbolo grilo

Grilo na fertilidade

Quanto à fertilidade, o símbolo do grilo está relacionado à sua capacidade de conceber dezenas de ovos. Com o intuito de desejarem que tivessem muitos filhos, as pessoas se presenteavam com grilos.

Grilo e o dinheiro

Em algumas culturas, é comum acreditar que, ao ouvir o canto de um grilo, as pessoas passarão a atrair mais dinheiro para suas vidas, seja através do trabalho ou de outra forma qualquer.

Grilo em casa

Receber um grilo em casa é um ótimo prenúncio de bom agouro, sorte, prosperidade e fortuna. Acredita-se ainda que, se um grilo canta na sala, é sinal de dinheiro; se um grilo canta na cozinha, é sinal de que mudanças estão por vir; mas se um grilo cantar no quarto, é prenúncio de que doenças estão a caminho.

Para o mundo esotérico, a presença do grilo no jardim é um bom sinal, uma vez que seu canto teria certo poder curativo e a capacidade de ajudar pessoas a se recuperar de doenças.

Veja também. Significado do símbolo ->  Samurai

Grilo no Xamanismo

O grilo é considerado um animal que possui poder xamânico, pois simboliza a vida, a morte e a ressurreição. O  xamanismo é uma prática médica, espiritual, filosófica e religiosa que envolve a cura, transe, transmutação e contato entre corpos, sejam eles de outros xamãs, de seres míticos, de animais ou dos mortos.

Veja também os significados dos símbolos: