Hexagrama

O Hexagrama é um símbolo conhecido universalmente, formado pela união de dois triângulos equiláteros, um com a ponta para cima e outro para baixo. O significado de hexagrama está ligado à proteção e união dos opostos como o masculino e feminino, carne e espírito, atividade e passividade.

O símbolo do hexagrama é popular em muitos contextos históricos, culturais e religiosos. Sua origem, no entanto, é desconhecida, apesar de ser popularmente conhecido como um símbolo do judaísmo. Segundo algumas vertentes ocultistas, o hexagrama está relacionado com o satanismo e a bruxaria.

hexagrama

Origem do Hexagrama

A simbologia do hexagrama tem sua origem desconhecida, uma vez que nenhum registro encontrado foi capaz de precisar exatamente o local e a data que ele foi encontrado. Entretanto, a maioria das teorias existentes sobre o assunto apontam o judaísmo como o pioneiro desse símbolo. Uma das teorias, sem embasamento histórico, diz que o rei Davi, a fim de poupar metal, teria feito um escudo no formato do símbolo o qual foi usado pelos guerreiros em combate e, por isso, o mesmo ficou conhecido como um amuleto de proteção.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cobra

Outra hipótese é que o hexagrama tenha surgido na época de Bar Kachba (132-135 d.C.), como um símbolo gravado nos escudos dos povos judeu no combate contra os romanos. Ainda, pode-se supor que essa forma geométrica seja uma representação do lírio branco, uma flor de seis pétalas, que representa o povo de israel no livro bíblico Cântico dos Cânticos.

Hexagrama e Estrela de Davi

O hexagrama também é conhecido como Estrela de Davi, porém, são dois símbolos que possuem diferenças que costumam passar despercebidas pela maioria das pessoas. A estrela de Davi, por exemplo, é formada por dois triângulos independentes enquanto que, no hexagrama, eles se entrelaçam entre si.

Veja também o significado do símbolo Estrela.

hexagrama e selo de salomão

Hexagrama no judaísmo

No judaísmo, a Estrela de Davi representa a igreja de Cristo e contém um significado voltado para as crenças religiosas. Além disso, é o símbolo de Israel e está presente em sua bandeira.

Diferença entre Hexagrama e Selo de Salomão

O Selo de Salomão também é representado por dois triângulos entrelaçados e simboliza a proteção divina, ao contrário do hexagrama, que simboliza a união dos opostos. O símbolo ficou conhecido por esse nome devido ao formato do anel do rei Salomão, que tinha esse desenho. Acredita-se que ele possuía o poder de afastar maus espíritos e, por isso, era usado na bruxaria, feitiçaria e astrologia. É desse contexto que Salomão se tornou o homem de maior poder nas eras antigas, sendo o rei mais rico da Terra. Segundo a lenda, Salomão era protetor das bruxas e dos magos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Liberdade

Veja também o significado do símbolo Selo de Salomão.

Hexagrama na Umbanda

Na umbanda, o simbolismo do hexagrama ganha outros significados. Nela, esse símbolo é a representação da essência humana onde o triângulo superior é a ascensão, o triângulo inferior é a queda e o meio é o livre arbítrio. Em resumo, o hexagrama sintetiza toda a filosofia umbandista que prega a lei do retorno e a escolha do nosso próprio caminho através do livre arbítrio.

Hexagramas I Ching

No I Ching, também conhecido como Livro das Mutações, existem 64 hexagramas que são formados por seis linhas lineares, contínuas e descontínuas. Essas figuras são a representação da crença chinesa do Taoismo onde se diz que o universo está em constante fluxo.

A combinação de linhas contínuas e descontínuas utiliza o sistema binário como estrutura simbólica. As linhas inteiras representam o Sol, o calor, a atividade, o elemento masculino, o número ímpar, o Yang. Já as linhas partidas possuem o significado contrário como o frio, a passividade, o feminino, o número par e o Yin.

Veja também o significado do símbolo Yin Yang e Mandala.