Infinito

Significado do símbolo Infinito

infinito O símbolo do Infinito lembra o algarismo oito (8), como se tivesse sido escrito deitado. É uma figura que representa algo que não tem início nem fim, que remete a ideia de cíclico e dual. Dado que o termo infinito designa algo eterno, que não se pode saber quando foi criado e não é possível precisar seu fim, é imensurável, incontável, algo sem limites, o seu símbolo foi a forma como tradicionalmente convencionou-se representar isso graficamente.

Quanto a origem do símbolo a historiografia não tem uma definição, mas sabe-se que o infinito sempre foi amplamente discutido por sábios e filósofos desde a Antiguidade, e já foi representado por diferentes símbolos antes da consagração do oito deitado. Contudo, o símbolo é encontrando em imagens celtas da Idade Antiga, e na Grécia do mesmo período o vemos representado no Caduceu de Hermes e na lenda da serpente que come a própria cauda, chamada Ouroboros, também relacionada ao infinito.

O símbolo também pode ser entendido, assim como muitos símbolos dentro do ocultismo, como uma representação da relação entre o mundo físico e o mundo espiritual, do nascimento, morte e renascimento, concebidos como um ciclo eterno de reencarnações por algumas linhas filosófico-religiosas. Além disso o símbolo também pode representar o equilíbrio, onde seu ponto central representa a harmonia e o encontro entre o corpo e o espírito, o material e o divino.

Veja também. Significado do símbolo ->  Janela

O símbolo do “oito deitado” também aparece na matemática onde recebe o nome de lemniscata, representando
igualmente o infinito. O matemático John Wallis é considerado o primeiro a utilizar o símbolo para representar o infinito dentro da matemática, isso graças a utilização do símbolo em seu livro de 1655 intitulado De sectionibus conicis.

infinito símbolo

O Símbolo do Infinito no Tarô

No tarô o símbolo é encontrado em duas cartas entre as 22 que compõe os arcanos maiores. Em ambas as cartas o símbolo alude ao equilíbrio espiritual, a ideia de que todo fim é um começo e todo começo é um fim, bem como a
eternidade. Simbolizando ainda as múltiplas possibilidades que encontramos na vida.

Na carta do Mago, identificada pelo número 1, vemos um mago trabalhando em seus ofícios tendo diante de si uma mesa. Essa carta simboliza a vontade e a busca das habilidades que serão necessárias para a conquista de um objetivo. Sobre a cabeça do mago vemos o símbolo do infinito, simbolizando a infinidade de possibilidades que podemos atingir através da nossa vontade.

A segunda carta do tarô que traz o símbolo é a da Força, identificada pelo número 11. Na carta da Força vemos uma mulher abrindo a boca de um leão, sem aparentar fazer esforço. A carta simboliza as forças necessárias para que
se consiga determinado objetivo, e o símbolo do infinito aparece na carta simbolizando as infindas possibilidades que podemos alcançar quando temos o devido conhecimento e domínio de nossa própria força. 

Veja também o significado de Pedra Filosofal e Mandala.

Veja também. Significado do símbolo ->  Khanda