Mãos dadas

Mãos dadas é um ato comumente realizado entre duas pessoas que estão em um relacionamento amoroso, mas também é visto entre pais e filhos como um modo de proteção e segurança, especialmente quando a criança ainda é pequena.

Dar as mãos designa a afinidade que duas pessoas possuem, transmitindo assim a confiança e o amor.

símbolo mãos dadas

Simbologia das mãos dadas

As mãos dadas simbolizam a união entre as pessoas, sendo uma forma de demonstrar o companheirismo, o respeito, o cuidado e a cumplicidade.

O símbolo das mãos dadas tende a representar uma forma amistosa de comunicação entre os indivíduos, pois, ao tocar a mão de outra pessoa, se está transferindo energia e transmitindo força.

As mãos são partes do corpo que expressam uma ideia de poder, de força e de movimento. Em outros casos, a mão direita pode representar a benção. Já a mão esquerda significa maldição.

Na Cabala, a deusa criadora Shekinah tem a “mão rigor” e a “mão direita”, esta que abençoa, representando o poder real e a justiça.

Na área da Psicanálise, a mão tem relação com o olho, por isso é dita que ela é aquela que vê, também considerada uma linguagem “tátil” se essa parte do corpo humano aparece nos sonhos, comparando-a à visão e ao conhecimento.

Veja também. Significado do símbolo ->  Folha

Porém, acima de tudo, o simbolismo das mãos dadas está relacionado com o divino, isto é, de Deus, pois a mão direita Dele representa a misericórdia e a mão esquerda a justiça.

As mãos dadas de Deus significam a criação e a proteção.

Quando as mãos dadas deixam as palmas se tocando, há uma simbologia ainda maior de afinidade, confiança e amor. Casais que começaram recentemente um romance se dão as mãos dessa maneira.

Não existe tanto envolvimento de ambas as partes e o lance da paixão ainda está em jogo, por isso os dedos não se encontram entrelaçados. De toda forma, um sentimento existe, por isso a questão das mãos dadas acontece.

Já as mãos dadas com os dedos entrelaçados sinalizam a conexão maior que existe entre um casal. A fase da paixão já ficou para trás e há mais intenção de cuidar do outro. A mão do homem por cima da mão da mulher representa que é o homem aquele que comanda a relação.

Se as mãos dadas com os dedos entrelaçados estão viradas lado a lado, o relacionamento do casal é composto de extrema cumplicidade e respeito.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cabeça

Mão fechada

Mão fechada significa segredo ou mistério. É também uma expressão que, ao ser dirigida para uma pessoa, está a chamando de avarenta, mesquinha, isto é, o mesmo que pão-dura.

No Budismo, a mão fechada simboliza a dissimulação.

Já mão fechada e de braço erguido no ar é um símbolo claro de resistência e enfrentamento.

Figa é um sinal com a mão fechada e com o dedo polegar colocado entre o indicador e o dedo do meio. Supersticiosamente, sua simbologia está atrelada com a proteção contra maus agouros, má sorte e perigos em geral.

Aperto de mão

O aperto de mão possui significados que variam de cultura para cultura, mas de modo geral essa ação simboliza o cumprimento formal entre duas pessoas, sendo uma maneira de saudar e mostrar respeito para com o outro.

Simboliza também a cumplicidade entre as pessoas, principalmente se o aperto de mão é sucedido de um beijo ou um abraço.

aperto de mãos símbolo

Sonhar com mãos dadas

Sonhar com mãos dadas quer dizer que o sonhador é querido dentro de seu círculo de amizades ou entre seus parentes. Como gesto universal de união, as mãos dadas em sonho representa uma grande gama de sentimentos e desejos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Flor de Cerejeira

O sonhador pode estar entrando em um momento de cumplicidade com a pessoa que ama, pois o universo está abençoando o relacionamento com este período repleto de amizade e amor.

Este sonho ainda mostra o quanto o sonhador considera importante estar na companhia de outra pessoa.

Se no sonho o sonhador estava de mãos dadas com uma pessoa desconhecida, o significado é que o sonhador deve conhecer melhor alguém antes de se jogar de cabeça em uma relação e evitar que se machuque.

Veja também os significados dos símbolos: