Mariposa

A Mariposa é um inseto que possui muitos significados. Sua aparência é semelhante à de uma borboleta e, por isso, são facilmente confundidas. Mas existem certas diferenças entre elas, como, por exemplo, suas cores e seus hábitos.

A mariposa possui antenas que variam conforme a espécie e, enquanto as borboletas apresentam cores mais vivas e variadas, elas são compostas por tons mais pardos e escuros. Esse é um inseto de hábitos noturnos e de fototaxia – quando são atraídos pela luz. Como as borboletas, a mariposa também nasce a partir da transformação da larva, aguardando em um casulo até a fase adulta, de onde saem já possuindo asas.

Muitas pessoas costumam ligar o símbolo da mariposa ao renascer e à imortalidade. Além disso, o significado de mariposa é, normalmente, vinculado à espiritualidade, à morte e à transformação.

mariposa símbolo

Simbologia da Mariposa

O simbolismo da mariposa pode ser entendido não só através de sua lenda, mas também de suas cores.

Esse inseto passa por uma grande metamorfose, enclausurando-se até seu total desenvolvimento para, então, renascer e se transformar em uma versão melhor de si mesmo. Ao se fechar em seu casulo, a mariposa encontra sua verdadeira essência e se torna mais forte, pois deixa para trás as limitações de sua natureza inferior.

Veja também. Significado do símbolo ->  Quebra-cabeça

No aspecto espiritual, esse processo simboliza a morte, mas uma morte que transforma. Não devemos nos remeter ao aspecto negativo do assunto, uma vez que a metamorfose é um processo compreendido como um ciclo necessário de evolução e desenvolvimento, destinado a nos leva a um tipo melhor de existência.

Cores da Mariposa

As colorações da mariposa têm seus próprios significados, sejam eles negativos ou positivos. São elas:

  • Mariposa preta: Simboliza a morte e a alma de quem já faleceu. Acredita-se que seu aparecimento seja sinal de que algo ruim irá acontecer, normalmente, o prenúncio de que alguém próximo irá morrer.
  • Mariposa branca: Simboliza a sorte e a prosperidade. Acredita-se que as mariposas que apresentam essa tonalidade são responsáveis por trazer coisas positivas para a vida das pessoas e que, se elas aparecerem dentro de casa, é sinal de que a boa sorte irá surgir em breve.
  • Mariposa marrom: Simboliza a desgraça. A mariposa marrom é comumente conhecida como um sinal de que algo ruim está prestes a acontecer.
  • Mariposa amarela: Simboliza a mudança de clima. Avistar uma mariposa desta cor é sinal de que ventanias, frio e chuvas estão por chegar.
  • Mariposa azul: Simboliza momentos de alegria e romantismo. Além de linda, a mariposa azul é prenúncio de que boas coisas estão por vir.
Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz de Malta

mariposa desenho

Lenda da Mariposa

De acordo com a lenda, a luz da lâmpada é a paixão da mariposa e, por isso, ela está sempre tentando se aproximar de seu calor até que ele cause sua morte. Essa lenda nos remete aos apaixonados que, da mesma forma, são atraídos pela força da paixão (luz) e acabam por não enxergarem a verdade, morrendo cegos por seus sentimentos.

Tatuagem de Mariposa

A tatuagem de mariposa é um desenho que simboliza a pureza e a beleza, a ternura e a liberdade, a alma e a sua evolução. Seus traços e sua delicadeza faz dessa tattoo uma das mais populares entre as mulheres.