Morcego

Morcego é o único mamífero capaz de voar – mas não tem penas –, que por muitas vezes é confundido com uma ave por conta dessa característica. Além dessa peculiaridade, os morcegos dormem de cabeça para baixo, vivem em cavernas e existem certas espécies que se alimentam de sangue de outros animais.

O morcego, ao contrário do que se pensa, não é um animal nocivo e pode ser benéfico aos humanos para várias situações.

morcego símbolo

Simbologia de morcego

O morcego simboliza tanto aspectos negativos quanto positivos.

No lado ocidente, o morcego é visto como um animal associado à morte, à magia negra, às trevas e à bruxaria.

O morcego possui uma cabeça semelhante à de um cão ou rato e com suas asas fazem com que ele apresente uma aparência duvidosa, muitos podem achar o animal bonito, enquanto outros horripilante.

Assim como essa ambiguidade em relação à sua aparência, certas culturas ligam o morcego com o período noturno e com períodos sombrios. Por conta disso, é muito comum que o simbolismo do morcego esteja interligado à imagem do vampiro, o conhecido Príncipe das Trevas.

Em consonância disso, essa associação morcego e vampiro é justamente por este animal sugar sangue.

Veja também. Significado do símbolo ->  Olho que Tudo Vê

Veja também os significados dos símbolos Vampiro e Sangue.

Já se tratando de uma ligação entre morcego e diabo, existe a simbologia do morcego para com o mal, sendo uma representação da imagem do diabo com asas, bruxaria e magia negra.

O morcego para os chineses, por outro lado, assim como no lado oriental do planeta, é visto como um animal de simbolismo positivo, significando renascimento, felicidade, vida longa e sorte.

Na China, o símbolo do morcego é de inteligência e sabedoria. Nesses casos, a imagem do mamífero voador pode ser utilizada por pessoas que desejam um amuleto de sorte e proteção.

Como animal da noite, o morcego demonstra o desafio de se atravessar a escuridão, isto é, de enfrentar as dificuldades até que se encontre o caminho da luz.

Para a cultura grega, o morcego significa o sexo, a fertilidade e a maternidade.

Na arte do Cristianismo, os demônios possuíam asas de morcegos – os anjos caídos também eram representados com essas asas.

Veja também o significado do símbolo Anjo.

Para os nativos da América do Norte, há o significado de morte e renascimento.

Morcego e Batman

Quando se fala em morcegos, um dos personagens mais famosos das histórias em quadrinhos aparece: o Batman.

Veja também. Significado do símbolo ->  Gueixa

Batman é um super-herói da DC Comics. Escondendo a identidade de Bruce Wayne, Batman é uma persona inspirada no animal voador de modo a combater o crime na cidade fictícia Gotham City.

Da mesma maneira, Batman atua na cidade somente à noite, imitando um hábito do mamífero.

Sonhar com morcego

Sonhar com morcego, de um modo geral, indica a necessidade de abandonar velhos hábitos que podem prejudicar a vida do sonhar. É o momento de aceitar que mudanças estão para acontecer, prezando pela cautela e estando alerta para as adversidades.

Além disso, ao sonhar com esse animal é importante que o sonhador passe a acreditar mais em si mesmo, desapegando-se do que puder e ir atrás das novidades.

Outro significado para o sonho com morcegos é de uma possível traição. É recomendável que o sonhador comece a observar melhor as pessoas que estão presentes em sua vida.

Se assustar com o morcego em sonho remete a dúvidas em questões de cunho amoroso, ou seja, o sonhador está dividido entre certos problemas, como, por exemplo, em estar apaixonado por duas pessoas e não saber qual é a que mais faz seu coração acelerar.

No sonho que o morcego está voando, independentemente da distância – perto ou longe do sonhador –, o significado indica que o sonhador é uma pessoa de muito ciúme ou que está em um momento de crise desse sentimento, referindo-se que ele é um alvo de ciúmes de alguém.

Veja também. Significado do símbolo ->  Redemoinho

Tatuagem de morcego

A tattoo de morcego traz como significados os atributos desses animais. Muitos dos conceitos simbólicos dos morcegos têm como base o medo, mas uma tatuagem desse mamífero pode englobar sentimentos como:

  • Superação,
  • Ilusão,
  • Renascimento,
  • Intuição,
  • Profundidade interior,
  • Comunicação,
  • Renovação nos pensamentos e crenças,
  • Riqueza,
  • Boa sorte,
  • Prosperidade,
  • Liberdade.

símbolo morcego

Certas pessoas optam pela tatuagem de morcego não somente pelo seu simbolismo, mas pela singularidade do animal.

Levando-se o significado do sonhar com morcego, a tatuagem deste mamífero voador pode sinalizar a superação.

Veja também os significados dos símbolos: