Naipe

O Naipe é normalmente usado para representar as figuras gráficas distintas que fazem a composição de um baralho de cartas. No baralho convencional, temos 4 tipos distintos de naipes: ouros, copas, paus e espadas. Cada um destes tem representação diferente em sua simbologia.

O naipe é fundamental no funcionamento das regras nos principais jogos que envolvem cartas. Cada conjunto de naipe reúne cartas numeradas de 2 a 10, além do Ás (A), o Valete (J), a Dama (Q) e o Rei (K). A simbologia do naipe muda de acordo com cada país e cultura, porém, nos países que usam a língua portuguesa, normalmente o padrão francês é o mais usado.

símbolo naipe

Se formos pensar “fora do baralho”, o termo naipe significa também a condição ou qualidade de algo ou alguém, nesse caso é usado em sentido figurado. Por exemplo: “olha o naipe daquele cidadão”, em referência à maneira como a pessoa em questão está vestida ou seus gostos particulares. O termo geralmente é utilizado como uma forma de deboche.

O Naipe no Tarô

Já no tarô, cada um dos 4 naipes possui um significado que vai muito além de apenas um jogo de cartas. Vamos falar de cada um deles.

naipe espadasEspadas – este naipe está relacionado, no tarô, ao elemento Ar, representando o plano mental, as ideologias, a racionalidade e os possíveis descobrimentos na busca pela verdade. Já no plano individual, ela pode significar maturidade e equilíbrio. Por fim, no plano social, ela lembra o poder apoiado pela força, afinal de contas precisamos lembrar que a espada é uma arma usada desde os tempos medievais, indicando poder e estando ligada geralmente ao exército, aos soldados e à nobreza.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ouro

O naipe pode significar, por diversas vezes, conflitos e batalhas. E por estar ligado muito ao plano de ideias, essa batalha pode ser interior, então, toda vez que esse naipe surgir, precisamos nos lembrar que a vida é feita de desafios e encará-los faz parte de nosso desenvolvimento e evolução.  Então devemos aceitar os desafios e decidir como vamos reagir diante das dificuldades. Podemos usá-la como uma forma de buscar energias e reagir ou apenas cruzar os braços e ser prejudicado.

naipe copasÉ bem verdade que cada carta do naipe pode ter mudanças em seus significados, mas não entraremos nesse mérito aqui neste artigo.

Copas – cada um dos naipes se une a um dos elementos da natureza. Como já explicamos, Espadas está ligado ao Ar. É hora então de falarmos de Copas, ligado diretamente ao elemento Água. Como sabemos, a água é um elemento elusivo, ou seja, pode ser vista apenas quando toma a forma de um determinado recipiente onde ela está contida.

Veja também. Significado do símbolo ->  Olho que Tudo Vê

Assim, nunca é possível determinar sua forma, apenas a do recipiente, fato que nos leva a acreditar, em um determinado momento, que sua forma é a mesma do recipiente, mas, no fim, é tudo uma questão de interpretação. A capacidade da água de mudar seu formato pode significar a mudança na vida de alguém. Geralmente representado pelo cálice no tarot, ele significa a alma humana, com sua personalidade. Já a água que entra representa os sentimentos, como o amor. Assim, à medida que a água entra no cálice (sentimentos são recebidos), ela toma a forma determinada pela nossa personalidade e a maneira com que a interpretamos.

naipe pausPaus – associado ao crescimento natural e ao elemento Fogo, o naipe significa a força do fogo ao entrar em contato com objetos, sendo capaz de causar transformações. Antigamente, ao redor do fogo, pessoas comemoravam e decidiam o destino de suas sociedades, além de forjar instrumentos, é bem por isso que o naipe também ficou associado ao otimismo e criatividade.

O naipe de Paus trabalha com o nível espiritual na vida do indivíduo, trazendo à tona aspectos que tornam a pessoa quem ela verdadeiramente é, mostrando o que a pode empolgar ou motivar para trilhar um caminho de mudança.

Veja também. Significado do símbolo ->  Toyota

naipe ourosOuros – este é um naipe ligado a bens materiais, além de realizações, concretizações e manifestações. Já sobre o indivíduo, significa esforço, estudo e dedicação. Socialmente, representa a burguesia, o comércio e os bens patronais. Por isso, quando nos deparamos com a carta de Ouros, ela normalmente está relacionada a dinheiro, vida profissional, materialidade ou, pensando em saúde, à necessidade de investir em algum tratamento ou mostrar que podemos contar com a ajuda financeira de alguém próximo.

A Tatuagem de Naipe

Como você percebeu, a tatuagem de algum dos naipes tem significado variado, dependendo do país e sua cultura, bem como da crença na qual cada pessoa possui. Por isso seu significado pode ser de crescimento profissional, pessoal, transparecimento de emoções, intelectualidade etc.