Olho que Tudo Vê

olho que tudo vêO Olho que Tudo vê é, muitas vezes, simbolizado dentro de um triângulo e pode significar conhecimento espiritual ou onisciência.

Faz-se importante mencionar que o Olho que Tudo vê pode fazer parte do Hamsá ou Mão de Fátima, que se refere ao símbolo da fé islâmica em formato de mão onde o olho pode estar no centro.

Veja também o significado do símbolo Hamsá.

Olho da Providência

Acredita-se que o símbolo tenha nascida há milhares de anos e, embora tenha um significado semelhante, acabou se dispersando entre as culturas antigas.

Vale destacar que o símbolo se chama “Olho da Providência”, que é cercado por raios de esplendor, muitas vezes dentro e/ou em cima de um triângulo ou de uma pirâmide.

O Olho da Providência evoca uma força protetora e auxiliadora ou alude ao surgimento do espírito humano.

Veja também o significado do símbolo Pirâmide e Triângulo.

Significado do Olho que Tudo vê

O símbolo tende a ser interpretado como a representação do Olho de Deus assistindo a humanidade, sem o sentimento de pertencimento.

Veja também. Significado do símbolo ->  Bode

Cabe mencionar que ele é largamente utilizado na Maçonaria, além de ser alvo de diversos tipos de teorias. O símbolo também está presente no verso do selo dos Estados Unidos.

Olho que Tudo vê símbolo Illuminati

O símbolo mais popular dos Illuminati é o Olho que Tudo vê na pirâmide inacabada.

O olho simboliza a capacidade de decisão dentro da sociedade secreta. Os poucos iluminados ficam no topo da pirâmide e, na parte inferior, a maior parte das pessoas.

Dessa maneira, uma vez que a analogia seja feita, pode-se aludir que assim funciona a Maçonaria. A parte superior é atingida mediante a graduação dos componentes da sociedade.

Dentro da pirâmide inacabada, há um olho que aparece dentro de um triângulo que, por sua vez, representa a grande massa. Em contrapartida, os superiores estão dentro do triângulo com o Olho que Tudo vê.

Olho que Tudo vê no Cristianismo

No que se refere ao cristianismo, segundo os historiadores, o Olho da Providência tem sido utilizado como símbolo desde o século XVI aproximadamente. O olho está dentro de um triângulo, cercado por raios brilhantes. Diante disso, o triângulo simboliza a Santíssima Trindade e o símbolo como um todo traduzindo a ubiquação de Deus e o Olho que Tudo vê, contempla a criação.

Veja também. Significado do símbolo ->  Triskle

Faz-se importante acrescentar que, segundo alguns pesquisadores, o olho no símbolo do triângulo foi acrescentado à pintura logo depois do Concílio de Trento, cujo objetivo consistia em trazer a conformidade com os cânones e decretos. Contudo, ainda assim seu uso permaneceria até o século XVI.

Além disso, ela é frequentemente relacionada com a Trindade Divina: Pai, Filho e Espírito

Tatuagem do Olho que Tudo vêolho que tudo vê símbolo

É fácil observar a frequência com que o Olho que Tudo vê é utilizado em tatuagens.

Para muitas pessoas, esse tipo de desenho pode ser visto como símbolo de proteção espiritual. Nesse sentido, a tatuagem pode ser tida como talismã, já que acompanhará o indivíduo aonde quer que vá.

Vale destacar que muitas pessoas usam o Olho da Providência de outras maneiras, como pinturas, pingentes, brincos, por exemplo.

Sugere-se que, antes que uma tatuagem desse tipo seja feita, o indivíduo leia a respeito a fim de conhecer as filosofias e seus significados. Isso pode ajudar a perceber se é o que deseja e se há identificação com os simbolismos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Yin Yang

Atualmente, o Olho que Tudo vê pode ser percebido em diversas situações, bem como em catedrais ao redor do mundo e álbuns musicais, por exemplo. Em paralelo a isso, o símbolo também permeia teorias conspirativas, que podem ser encontradas nos livros e na internet.

Veja também o significado do símbolo Delta.