Papai Noel

O Papai Noel é um dos principais símbolos natalinos no Ocidente. À medida que o Natal se aproxima, as pessoas iniciam os preparativos para vivenciar essa data especial.

Nessa época, muitas pessoas tendem a utilizar muitos símbolos, como guirlandas e sinos nas portas, Árvores de Natal e velas, por exemplo.

Veja também o significado do símbolo Árvore de Natal.

Representação do Papai Noel

O Papai Noel, que também é conhecido como o “bom velhinho”, é o nome dado a uma figura representativa que surge na noite que antecede o Natal com um saco de presentes. Esse senhor usa roupas vermelhas e possui uma longa barba branca.

símbolo papai noel

Vale mencionar que essa representação surgiu em 1886, visto que, anteriormente, era representado com trajes verde escuro e marrom.

O saco de presentes que carrega é para presentear as crianças que tiveram um bom comportamento no decorrer do ano.

Simbologia do Papai Noel

Segundo alguns pesquisadores, a lenda do Papai Noel foi elaborada por meio da história do bispo turco Nicolau. Em 280 d.C., a lenda dizia que, no Natal, Nicolau deixava saquinhos com moedas para as pessoas pobres. Nessa perspectiva, ele foi beatificado pela Igreja Católica e, desde então, começou a ser afamado como São Nicolau.

Veja também. Significado do símbolo ->  Real

Nos séculos seguintes, essa história se espalhou pela Europa e, com isso, a data da entrega de presentes começou a ser confundida com o nascimento de Jesus Cristo.

Veja também o significado do símbolo Presépio.

Papai Noel e o Dia de São Nicolau

Papai Noel é a lenda mais propagada no ocidente, que se manifestou baseada na figura de São Nicolau. Na cultura ocidental, o Papai Noel é tido como um dos principais símbolos do Natal.

Embora o elo intrínseco entre São Nicolau e o Natal tenha acontecido na Alemanha, ele passou a ser disseminado a partir dos Estados Unidos, que, por sua vez, chama-o de Santa Claus.

Simbolismo de Papai Noel

O Papai Noel possui uma imagem cativante e afetiva para o público infantil. É para essa figura que as crianças escrevem os pedidos e cartas visando receber os presentes na noite de Natal.

Reza a lenda que o Papai Noel e a Mamãe Noel, sua esposa, vivem no Polo Norte com os elfos e as renas voadoras. Nessa perspectiva, quando a noite do dia vinte e quatro de dezembro cai, ele viaja com o trenó puxado pelas renas voadoras.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cabeça

Veja também o significado do símbolo Elfo.

Sendo assim, ao longo do caminho, o Papai Noel distribui presentes para as crianças que tiveram um bom comportamento ao longo do ano.

papai noel e renas

Há, ainda, a teoria de que a casa do Papai Noel fica na Lapônia, Finlândia. Diante disso, os finlandeses estimularam o turismo local. Na década de 1950, o governo construiu uma vila de madeira que acabou se tornando a casa oficial do Papai Noel nessa região.

Para quem não tem medo de baixas temperaturas, é possível entregar pessoalmente os recados a um dublê do Papai Noel.

O que significa Papai Noel

Em 1886, foi criada pelo alemão Thomas Nast a figura do velhinho risonho e gordinho que usa casaco vermelho com pelos brancos, cinto e botas pretas.

Em contrapartida, a popularização e caracterização do Papai Noel é atribuída à campanha publicitária da empresa multinacional Coca-Cola. Essa representação mais atual do Papai Noel se popularizou.

Essa imagem se consolidou através de filmes, músicas, propagandas televisivas e, principalmente, com o advento da internet.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ramo

O dia de São Nicolau é comemorado no dia 6 de dezembro, data em que geralmente são montadas as decorações natalinas.