Paz

Ao longo dos séculos, muitas culturas, religiões e movimentos políticos desenvolveram símbolos de paz, harmonia e reconciliação.

Símbolo da paz

Entre os símbolos que já foram conhecidos por representar a paz estão o ramo de oliveira, a pomba branca, o visco, o arco-íris, um rifle quebrado, a papoula branca, o emblema da Pax Cultura, o símbolo do V feito com os dedos, o pássaro de papel e o sinal da paz em que três traços estão reunidos dentro de um círculo.

O rifle quebrado foi um símbolo da paz lançado em 1921 pela associação War Resister’s International. Já a papoula branca foi lançada como símbolo da paz pela Liga Cooperativa das Mulheres, na Inglaterra, em 1933. Era um símbolo da paz que se opunha à papoula vermelha usada pela Real Legião Britânica como símbolo de homenagem àqueles que morreram na Primeira Guerra Mundial. A papoula branca foi adotada como símbolo de paz, em seguida pela Peace Pledge Union, maior entidade a atuar no período entre guerras na Grã Bretanha.

O símbolo de V feito com as mãos surgiu na Segunda Guerra Mundial remontando à palavra Vitória. Aos poucos, foi adotado por lideranças na Inglaterra, França, Bélgica, e tornou-se famoso entrando para a história.

O símbolo da paz que é um pássaro de papel feito de origami foi criado a partir da história da menina Sadako Sassaki. Ela faleceu de leucemia em decorrência da explosão da bomba atômica em Hiroshima (Japão). Conta-se a história que, em seus últimos dias, Sadako passou o tempo fazendo origamis.

Veja também. Significado do símbolo ->  Estrela de Davi

O símbolo da paz, que é feito por três traços dentro de um círculo, foi criado originalmente para representar as campanhas por desarmamento nuclear. Hoje em dia é amplamente utilizado internacionalmente como símbolo da paz. Foi muito popularizado pelo movimento Hippie.

Significado da paz

O uso do ramo de oliva como um símbolo da paz é feito na cultura ocidental desde, pelo menos, o século V a.C. Os gregos antigos atribuíam muitos significados ao ramo de oliveira como sendo capaz de afastar os espíritos do mal. Os ramos de oliveira adornavam a deusa grega Eirene, deusa da paz.

É um dos símbolos da paz de registro mais antigo na história. A tradição do ramo de oliveira foi transmitida também para os romanos. O símbolo era usado inclusive nas moedas romanas e é citado na obra do poeta romano Virgílio. Ao longo da história, o ramo de oliveira continuou a ser atribuído à simbologia da paz.

Simbologia da paz

A pomba branca tem sido retratada como símbolo da paz e da inocência por centenas de anos. Na mitologia da Grécia antiga, era também um símbolo de amor e de vida renascendo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Estrela Náutica

Na cultura japonesa, a pomba branca carregando uma espada simboliza o final de uma guerra. Os primeiros cristãos já usavam o símbolo da pomba branca e, ao longo de toda a história da cristandade, o símbolo significou o perdão de Deus e a generosidade.

Simbolismo da paz

Outra planta que também é símbolo da paz é o visco. É por causa da simbologia de paz e amor associada a essa planta que, em alguns países, é costume aos casais se beijarem quando passam embaixo de um galho de visco durante a época do Natal. A lenda diz que o uso do visco como símbolo da paz remonta à deusa nórdica Freia.

O filho de Freia foi morto ao levar uma flechada de flecha feita de visco. Em honra a ele, a deusa declarou que o visco seria sempre um símbolo de paz. Como resultado, é muitas vezes pendurado no batente das portas como símbolo de boa vontade e amizade. É também um modo de proteger de espíritos do mal e criar períodos de trégua em meio a batalhas (mostrando um visco).

Veja também. Significado do símbolo ->  Samurai

Cor da paz

A cor da paz normalmente é o branco. No entanto, o arco-íris, com suas múltiplas cores, é considerado também um símbolo da paz.

Símbolos da paz

O arco-íris é considerado um símbolo da paz. Ao longo da história, é visto como uma conexão entre os seres humanos e os deuses. Para os gregos, o arco-íris era associado à deusa Íris que trazia mensagens do Olimpo para a Terra. Para os escandinavos, o arco-íris era uma ponte entre os deuses e a Terra.

Na Bíblia, é um arco-íris quem mostra a Noé que a enchente acabou e que Deus deu seu perdão ao povo. Para os chineses, o arco-íris é um símbolo de casamento, porque as cores representam a união. Na atualidade, o arco-íris é usado como símbolo da paz em bandeiras de movimentos contra guerras e pelo meio ambiente.