Pedra Filosofal

pedra filosofal símboloVocê deve ter visto ou ouvido falar de Pedra Filosofal, em livros ou filmes. Mesmo que o assunto não lhe seja muito familiar, uma coisa, é certa: citar a Pedra Filosofal é falar dos alquimistas. Reza a lenda que esse objeto teria poderes para transformar metal bruto em ouro, tendo nos alquimistas, os precursores da Ciência Moderna, seus maiores interessados.

Vamos fazer uma viagem ao passado e conhecer agora o significado de Pedra Filosofal, sua origem, mitos e lendas.

O que é a Pedra Filosofal?

Chama-se Pedra Filosofal a substância, lendária ou não, que daria a seu possuidor o poder de transmutar qualquer metal bruto, como bronze ou cobre, em ouro. Outro poder desse elemento seria a conquista da imortalidade por meio do Elixir da Longa Vida. Há quem diga que o sentido dessa pedra seria uma metáfora para a conquista da sabedoria.

Mesmo sem termos certeza de sua existência, uma coisa podemos afirmar. O simbolismo da Pedra Filosofal pode ser traduzido em: riqueza infinita (metal bruto que vira ouro) e imortalidade (o Elixir da Vida). O que não deixa de ser uma boa analogia para quem adquire o saber, pois o conhecimento é infinito e passa de geração a geração.

Simbologia da Pedra Filosofal

Há várias definições para entender o símbolo da Pedra Filosofal. Para algumas pessoas, ela não é um objeto real, mas uma metáfora para o conhecimento, sabedoria e o entendimento: a luz do saber.

Veja também. Significado do símbolo ->  Espada

Segundo esse pensamento, quem alcançasse a Pedra Filosofal, conquistaria o conhecimento pleno. Dentro dessa visão, o poder atribuído a ela, de transformar um metal bruto em ouro, também pode ser entendido como uma metáfora para a transmutação de um leigo em sábio. O conhecimento seria visto, assim como um tesouro a ser conquistado.

No entanto, nem todos pensam na Pedra Filosofal como uma lenda ou mito. Ela é conhecida também como o Símbolo da Alquimia, pois esses antigos sábios passaram décadas ou até mesmo a vida inteira procurando por ela, em busca da riqueza e da imortalidade. E há pelo menos um deles que teria conseguido – Nicolas Flamel, atribui-se a ele a proeza de tê-la encontrado.

pedra filosofal

Pedra Filosofal na Maçonaria

Na maçonaria, a Pedra Filosofal tem um simbolismo de transformação a partir da consciência divina de cada pessoa. Nessa visão, o ser humano seria como uma pedra bruta a ser lapidada de sentimentos e atitudes negativas. Com isso, ele passa a brilhar mais e acontece a transmutação de uma pessoa em um ser mais evoluído.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz de Nero

Os Alquimistas e a Pedra Filosofal

Como já dissemos, é impossível falar em Pedra Filosofal sem mencionar os alquimistas. Mas você sabe quem foram eles? A palavra Alquimia vem do árabe Al-Khimia e remonta à Idade Média. Seu significado é “A Química”.

Pedra Filosofal e Pedra Bruta: o processo

Foi na Idade Média que os alquimistas passaram a se dedicar à busca pela Pedra Filosofal, com a qual, segundo eles, conseguiriam transformar metais comuns em ouro. Para isso, eles realizavam diversos experimentos com os quatro elementos – água, fogo, terra e ar.

Muitos pensadores importantes se dedicaram à Alquimia, como Isaac Newton e Robert Boyle. Foram tantas conquistas alcançadas a partir dessa busca, como a produção de ácidos, corantes e pólvoras, que é certo afirmar que os alquimistas foram os criadores da Química Moderna. Um dos mais famosos de que se tem notícia é Nicolas Flamel, porque foi supostamente quem conseguiu produzir a Pedra Filosofal.

Veja também o significado do símbolo Pedra Bruta.

A Pedra Filosofal e Nicolas Flamel

Um dos nomes mais famosos associados à Pedra Filosofal é Nicolas Flamel, um alquimista francês, nascido no século XIII. Consta que ele teria tomado conhecimento da pedra a partir de um livro místico judeu chamado O Manuscrito de Abraão. Depois de traduzir esse livro, com a ajuda de um sábio judeu que encontrou em Santiago, na Espanha, Flamel teria conseguido realizar o processo não só de transmutar metal comum em ouro, como também produzir um Elixir da Juventude, que deu a ele poder de viver muitos séculos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pena

Flamel deixou vários escritos sobre sua experiência em livros criptografados onde revela como conseguiu a fórmula da Pedra Filosofal. Consta que viveu muitos séculos junto com sua esposa e que seus corpos nunca foram encontrados.

O filme Harry Potter e a Pedra Filosofal tem como tema principal a pedra e cita a história de Nicolau Flamel, o alquimista que a teria descoberto.

Se essa história realmente aconteceu, não se sabe ao certo. Para a maior parte das pessoas, não passa de uma lenda, embora fascinante. E você, o que acha disso?