Perséfone

perséfone

Perséfone, na mitologia grega, simboliza a deusa do submundo e das ervas, flores, frutos e perfumes.

Perséfone era filha de Zeus junto de sua irmã Deméter. Sua simbologia está ligada ao ciclo da vida e da natureza. Ou seja, Perséfone é o símbolo das estações do ano, uma vez que ela passava três estações do ano no Olimpo junto de sua mãe e seu pai, e uma estação no mundo inferior junto de seu marido Hades.

As três estações que passava no Olimpo, quando as plantas germinavam, cresciam e davam frutos, eram a primavera, o verão e o outono. E o tempo que passava com seu marido, onde a natureza morre temporariamente seria o inverno. Perséfone também é símbolo de uma rainha.

Os deuses Hermes, Apolo, Dionísio, e Ares sempre cortejaram Perséfone, por ela ser muito bela e possuir muita feminilidade que também lhe dá um significado, no entanto ela sempre foi protegida por sua mãe Deméter, que a escondeu.

Chamou a atenção também do deus Hades, que lhe pediu em casamento durante sua adolescência. No entanto, Zeus o alertou de que Deméter não queria nenhum deus para marido de Perséfone.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pomba

Veja também o significado do símbolo Hades e Zeus.

Rapto de Perséfone por Hades

Irado, Hades então resolveu raptar Perséfone enquanto ela estava no campo a colher frutos e flores e a levou para o mundo inferior, o mundo dos mortos que ele governava.

Furiosa, sua mãe Deméter, quando se dá conta do sumiço da filha, lança uma praga na terra que destruiu todas as colheitas, plantações e gado, e que a terra ficaria assim enquanto sua filha não aparecesse.

hades sequestra perséfone

Quando ficou sabendo que sua filha havia sido raptada pelo deus do submundo, Deméter exigiu a Zeus que ele mandasse que Hades devolvesse sua filha. Zeus, por sua vez, concordou com uma condição, Hades devolveria sua filha desde que Perséfone não tivesse ingerido nenhum alimento no submundo.

Hades concordou com o acordo, porém, muito ardiloso que era, entregou a Perséfone uma romã. Estando ela com fome, comeu algumas sementes da fruta, selando assim seu destino, ficando presa para sempre no submundo.

Deméter então propôs a Hades um acordo. Durante um período do ano, Perséfone ficaria com ela no Olimpo e, em outro período, ficaria com seu marido no submundo. Hades aceitou o acordo e, assim, foram criadas as estações do ano. Enquanto Perséfone ficava com sua mãe no Olimpo, as sementes germinavam, cresciam e davam frutos: era a primavera, o verão e o outono. Depois, Perséfone ficaria com Hades no submundo: seria então o inverno, quando a natureza morreria para renascer de novo quando Perséfone voltasse ao Olimpo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Delta

hades e perséfone

Dessa forma, Perséfone, além de deusa dos frutos, flores, ervas e perfumes, também se tornou a Rainha do Submundo ou Mundo Infernal.

Hades e Perséfone eram um casal tranquilo e sem muitas brigas, exceto por uma vez em que Hades se apaixonou por uma ninfa e Perséfone, com muito ciúmes, transformou-a numa planta.

Sabásio e Zagreu

Perséfone era tão bela que fez até com que seu pai, Zeus, se apaixonasse por ela. Uma vez, quando Zeus estava transformado em uma serpente e Perséfone ainda era virgem, os dois fizeram amor e Perséfone deu à luz um cavaleiro de nome Sabásio, que também era um deus.

Existem ainda lendas de que o filho de Perséfone e Zeus teria por nome Zagreu e seria a primeira encarnação do deus do vinho e das orgias, Dionísio.

Ainda existe outra lenda que, por mais uma vez, depois de casada com Hades, Perséfone teve amor com seu pai Zeus. E dessa vez, o casal concebeu uma filha de nome Melinoe.

Veja também. Significado do símbolo ->  Hamsá

Veja também o significado do símbolo Vinho.