Símbolos

Onda

Onda é uma palavra usada nos mais variados sentidos, tanto literais como metafóricos.

Literalmente, onda significa um deslocamento da superfície de uma matéria líquida que se eleva e abaixa. Ou uma perturbação, contínua ou transitória, que se propaga através de um meio e transporta energia (onda eletromagnética).

Já metaforicamente, entre outros sentidos, onda pode ser um coloquialismo brasileiro para o que está na moda.

Neste texto, vamos explorar alguns destes significados para falar um pouco sobre a simbologia da onda, presente em muitos povos antigos, e a palavra “onda” para abordar e tentar explicar alguns fenômenos coletivos, como a mais recente explosão do interesse por astrologia e por aquarismo. Continue lendo!

Simbolismo da onda para os antigos

Para numerosos povos antigos, principalmente os que tinham uma tradição de viver do mar, a n forma oposta: ela é representada nas suas famosas tatuagens pelo símbolo Ngaru, que é o rastro deixado pelas canoas nas águas e, como este rastro nunca muda, ela passa a ser o símbolo do que permanece imutável ao longo do tempo. Portanto, a tatuagem de onda maori numa pessoa significa que ela é constante, transparente, honrada.

Pular sete ondas

Esta é uma das tradições mais populares das festas de fim de ano no Brasil, especialmente para quem as passa na praia. Sua raiz é no candomblé e na umbanda.

Há várias associações do pular das sete ondas com atração de sorte e prosperidade para o ano seguinte:

Se você fizer esta simpatia, não vire de costas para o mar, para que a sorte atraída não vire azar.

Onda eletromagnética

Como o próprio nome diz, são ondas que nascem da combinação de um campo elétrico com um campo magnético. Elas propagam energia sem transportar matéria, portanto atravessam facilmente o ar e o vácuo. Seu uso é muito comum no nosso dia a dia, alguns exemplos:

Por tudo isso, o símbolo da onda eletromagnética é muito utilizado para representar os meios de comunicação eletrônicos – é através dela que as mensagens são transmitidas e podem ser recebidas.

Onda astrologia

Agora falemos da palavra onda no sentido figurado já apresentado: o que está na moda.

Apesar de a astrologia como conhecemos hoje ter surgido entre os babilônios a partir do segundo milênio antes de Cristo, ela nunca foi tão popular na cultura ocidental como hoje, em que, além de a maioria das pessoas saber seu signo solar e ascendente, cresce o número de interessados em fazer seu mapa astral e que já ouviram falar em elementos como doze casas, doze planetas, planeta retrógrado etc.

De olho nisso, diversas marcas de produtos como perfumes, maquiagens, roupas etc., lançam linhas que contemplam os signos, para atrair mais público. Assim como sites colocam sessões de astrologia mesmo quando isso não tem nada a ver com o assunto de que tratam.

E há cada vez mais estudos em universidades de referência tentando comprovar cientificamente as verdades da astrologia, para que ela adquira o status de ciência.

Os estudiosos desta onda que são céticos para a astrologia apontam alguns ingredientes para sua eclosão:

Onda aquário

Outra onda que tem se popularizado é a de aquarismo ou aquariofilia, ou seja, criar peixes ou outros animais e plantas em aquários ou lagos.

É considerada um passatempo entre pessoas de classe média de vários países, como o Brasil. Geralmente, quem se interessa criou peixes na infância, estimulado por alguém da família, o que costuma render lições de responsabilidade, paciência e finitude da vida.

Entre adultos, o aquário pode funcionar tanto como parte da decoração da casa ou local de trabalho como terapia para combater o stress. Também pode ser uma poderosa ligação entre pais e filhos.

Costuma ser uma prática recomendada pela zooterapia, que busca tratar doenças físicas, mentais e psicológicas em crianças e adultos através do contato com animais.