Libélula

As Libélulas são insetos que chamam a atenção por sua beleza e elegância. Elas pertencem à ordem Odonata e subordem Anisoptera. Vale destacar que, em torno dessa subordem, existem algumas lendas e, com elas, muitos significados simbólicos.

Existem duas teorias sobre o surgimento de seu nome, e uma delas afirma que vem da derivação do termo em latino “libra”, que simboliza uma balança. Isso se explica pela forma como a libélula voa, sempre em perfeito equilíbrio.

simbologia da libélula

Outra teoria sobre o surgimento do nome vem também a partir de um termo latino, neste caso o “libellum”, que significa livre. Porém, a palavra “livro” também é aceita como forma de interpretação, principalmente ao observarmos o vôo das libélulas, onde suas asas se parecem com um livro aberto.

A libélula sempre foi vista como um animal mágico, talvez por sua capacidade de mudar a cor de suas asas, bem como na maneira esbelta e veloz com que voa e foge de seus predadores.

A lenda que cerca a Libélula

A simbologia da libélula está, por diversas vezes, relacionada a transformações, como já citamos sobre a cor de suas asas.

Veja também. Significado do símbolo ->  Águia

Segundo uma lenda, a libélula era um dragão muito inteligente e sábio, que conseguia, durante a noite, fazer a difusão da luz com sua própria respiração de fogo. Assim, sua respiração teria criado a arte da magia e da ilusão. Porém, o dragão, em um determinado dia, acabou virando vítima de seu próprio poder, isso porque, segundo a lenda, na tentativa de enganar um coiote, ele se transformou em um uma libélula, porém, no ato, ficou preso em seu novo corpo, ocasionando também na perda de seus poderes.

Em inglês, libélula é dragon-fly.

A libélula e seus simbolismos positivos e negativos

libélula símboloPara algumas tradições, a libélula simboliza a transformação e as mudanças diárias em nossa vida. Além disso, ela também reforça que devemos ir além as aparências e buscarmos nossa própria identidade. Em parte da Europa, a libélula significa liberdade, paz e a busca pela verdade.

Levando em consideração a transformação de larva para libélula, o inseto também é normalmente associado à transformação humana da infância para a fase adulta.

Para os nativos americanos, a libélula era símbolo de um fato ainda oculto, e que, em si, era a alma dos mortos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Roda do Dharma

Já no oriente, a libélula é vista como símbolo de sorte, harmonia e prosperidade. Os samurais inclusive, colocavam em seus capacetes a representação de uma libélula como esperança de que todos seus inimigos fossem derrotados, bem como para destacar de sua força e coragem.

Veja também o significado do símbolo Samurai.

Porém, alguns contos sobre o significado das libélulas são negativos. Por exemplo, na Suécia, segundo a tradição, o inseto era usado pelo diabo para pesar a alma de cada pessoa. Já na Noruega, acredita-se que elas possam “furar olhos” e, em parte da Europa, existe uma associação entre as bruxas enviadas por Satanás com o objetivo de criar confusão.

Como podemos perceber, a libélula possui diversos significados dentro das sociedades pelo mundo, tanto positivos, quanto negativos.

A tatuagem de libélula

Como destacamos, a libélula possui muitos significados, porém nos atentando mais ao Brasil, sua tatuagem possui significados positivos, sendo hoje muito usado, principalmente pelas mulheres, já que uma simbologia bem aceita no país é a representação de um espírito livre, como é o inseto.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pedra Filosofal

Sua simbologia em volta das mudanças também é pensada por quem a realiza, bem como o renascimento, mudança (referências ao processo de metamorfose), sabedoria, conhecimento e aprendizado.

Veja também os significados dos símbolos: