Lobo

Nós crescemos ouvindo histórias de diversos contos de fadas que colocam o Lobo como um vilão, um ser quase monstruoso que caça criancinhas que não se comportam e que se vestiu de vovozinha quando a chapeuzinho vermelho não seguiu o que os seus pais falaram.

Mas, em muitas sociedades, essa imagem é praticamente um insulto à sua cultura e ideologia. O significado do lobo se divide em várias versões em diferentes conhecimentos.

lobo

Símbolo do lobo

O Lobo do bem

Para diversas tribos indígenas, a simbologia do lobo vem de um ser sagrado, que é a representação do bem, o guia animal mais fiel que existe, algo que assemelhamos muito aos seus primos domesticados: os cães. O lobo, no xamanismo, por exemplo, representa força, principalmente ligada aos seus extintos, exploradores natos, caçadores com olfato acirrado, visão que os fazem enxergar muito bem à noite, comunicativos e bons trabalhadores em grupo, tendo a lua como a sua parceira de força.

É um ser forte que cria uma ponte entre o homem e a natureza. Tribos mais antigas contam uma lenda que, no início da humanidade, foi o lobo que nos ensinou todos os mais sagrados ensinamentos de sobrevivência e convivência em tribos.

Inclusive, a lua, um símbolo que é muito ligado à energia psíquica e do inconsciente, acaba tendo muita interação com o lobo por indicar uma forte ligação para o animal buscar coragem e novas ideias que estão enterradas em sua consciência mais profunda.

Veja também. Significado do símbolo ->  Delta

Veja também o significado do símbolo Lua.

Associado diretamente às características do ser humano, nas inteligências e sociabilidade, priorizando o seu grupo acima do seu próprio bem, o lobo no xamanismo é visto como um ser sagrado e, por consequência, de força, um verdadeiro professor para a humanidade. Na parte amorosa, ele também representa a união, em que os lobos acasalam para a vida inteira.

Outro lado onde construiu a sua representação do bem foi na mitologia grega. O lobo, para os gregos, é uma das transformações que Zeus, o deus supremo, assumia para receber humanos que funcionavam como sacrifício para cessar a seca. Já na mitologia romana, tínhamos Rômulo e Remo, fundadores de Roma, que foram amamentados por lobas, de forma que o animal também representava a fecundidade e os cuidados maternais.tatuagem de lobo

Esses lados mais positivos também contribuíram para criar histórias onde o lobo representava esse ser sagrado, como em “Mogli – O Menino Lobo”, em que temos a história de um garoto que é criado por lobos na selva e aprende sobre moralidade, vivencias em grupo e honra.

Na Turquia e Sibéria, a loba é louvada para fecundar as mulheres. Já no Egito, podemos citar Anúbis, que representava “Aquele que tem a forma de um cão selvagem”. Em seus desenhos, também era mostrado com um homem com a cabeça de um lobo ou um cão.

É curioso como, ao longo do tempo, a imagem solitária do lobo foi associada a um sentido negativo. Na verdade, isso pode ser visto como uma grande metáfora para nós, humanos, pois o animal se isola para buscar sua razão interior e agir de forma mais clara.

Veja também. Significado do símbolo ->  Naipe

O Lobo Branco

Sendo a imagem opositora do lado obscuro do lobo negro, o lobo branco representava a esperteza, o triunfo e todos os lados positivos desse ser. Na natureza, os animais com a coloração branca são muito comuns em zonas com coberturas de neve, de maneira que ele se camufle facilmente, como bom predador que é.

O Lobo do Mal

Não se sabe exatamente em qual cultura se culminou a representação do mal do lobo, visto muitas vezes como um ser maléfico, solitário, sanguinário e inimigo número um dos “mocinhos”, seres puros que precisavam provar seu heroísmo. O lobo no Cristianismo, por exemplo, era o representante direto de Lúcifer, ou o demônio, o devorador de inocentes, o tal “cordeiro na pele do lobo”.

O mesmo se repetiu na imagem do lobo na Idade Média, quando era associado a bruxos, cujo pecador era amaldiçoado a se transformar em um lobisomem nas noites de lua cheia, onde saía devorando todos que via pela frente. Provavelmente uma outra história que envolvia moralidade, para fazer com que crianças e jovens temessem vagar pela noite a fora, com medo de esbarrar com um ser amedrontador. Nessa época, também existia a lenda de que as bruxas deviam levar peles de lobo em reuniões dos praticantes de bruxaria.

Veja também. Significado do símbolo ->  Estrela de Davi

Outro exemplo é na cultura mulçumana, onde o animal significava um obstáculo para a chegada à Meca (cidade considerada a mais sagrada do mundo), e era visto como um ser enviado do diabo. Para os mouros, os lobos eram seres vistos como animais que os bruxos usavam de montaria.

Essas histórias e lendas contribuíram para a visão negativa do animal que, até hoje, é inserida em histórias de terror e outros contos. Como nos filmes “Van Helsing – O Caçador de Monstros”, “Um Lobisomem Americano”, “Gritos de Horror”, entre outros.lobo tattoo

Tatuagem de Lobo

A tatto de lobo é um símbolo unissex, sendo mais utilizado por mulheres, com desenhos das mais diversas formas geométricas, estilos e cores.

Geralmente são tatuadas para simbolizar força, sagacidade, bravura, inteligência ou até conexões com seus ancestrais indígenas, wiccas, gregos e amantes da natureza. Como a tatuagem de lobo costuma ser retratada de maneira grandiosa, ela é indicada para ser feita em lugar com mais espaço, como peito, braços, costas e coxas.