Mão de Fátima

A Mão de Fátima é um símbolo relacionado ao Islamismo e a seus fiéis. Nessa tradição, a Mão de Fátima é conhecida como Hamsá, que significa literalmente uma palavra árabe correspondente à palavra portuguesa “cinco” fazendo relação aos cinco dedos de uma mão.

Ela também é conhecida como “mão de Deus”, “Abhaya Mudra”, “mão de Miriam” e “mão de Hameshh”. Apesar de sua expansão ser na fé islâmica, também é um símbolo utilizado no judaísmo e em outras culturas, no Brasil, por exemplo, como um poderoso amuleto.

O simbolismo e a simbologia da Mão de Fátima são literalmente ligados à sua imagem, que se trata de uma mão, como que impedindo algo, como as energias negativas, as baixas vibrações, a inveja, o mau-olhado e os espíritos ruins.

mão de fátima

A imagem da Mão de Fátima é sempre de uma mão direita, com o polegar e o dedo mínimo do mesmo tamanho. Geralmente, ao centro da mão, desenha-se um outro símbolo de acordo com a religião, crença ou cultura de quem a usa.

Veja também. Significado do símbolo ->  Olho

Fátima era a filha mais nova do profeta Maomé, líder espiritual da fé islâmica. Por ser a caçula, ela era tida como um santa. Pode-se fazer a correlação entre Fátima e Nossa Senhora de Fátima ou mesmo a Virgem Maria na tradição cristã. Ela foi tida como santificada em razão de ter sido a única filha a dar netos a Maomé e a garantir sua descendência, além de ter cuidado do pai profeta até a sua morte. Fátima é conhecida como a Senhora das Mulheres do Paraíso.mão de fátima símbolo

A origem desse símbolo não é muito certa, sendo apenas especulações de alguns historiadores e pesquisadores de símbolos. Acredita-se que sua origem remonta aos fenícios.

Veja também o significado do símbolo Hamsá.

Mão de Fátima de baixo para cima

A Mão de Fátima, enquanto amuleto, e conforme sua posição, pode ter significado diferente do original. Se ela é usada de baixo para cima, refere-se a energias masculinas e geralmente usada por homens. Se usada de cima para baixo, representa energias femininas e normalmente é usada assim pelas mulheres.

Veja também. Significado do símbolo ->  Biblioteca

Estudiosos do significado da Mão de Fátima afirmam que sua posição está relacionada ao céu, dimensão espiritual, e à Terra, dimensão humana. Se usada para cima, faz referência ao mundo espiritual, se usada para baixo, faz referência ao mundo humano.

Mão de Fátima no Islamismo

No Islamismo, os cinco dedos da Mão de Fátima representam os cinco pilares daquela religião sendo: Shahada (fé islâmica); Salat (orações com disciplina); Zakat (caridade, ajudar a quem precisa); Sawm (jejum periódico, e principalmente na época do Ramadão); e, Haji (ida a Meca pelo menos uma vez na vida, peregrinação).

Em razão disso, ela é um símbolo que sintetiza os fundamentos da religião islâmica.

Mão de Fátima no Judaísmo

A Mão de Fátima no Judaísmo é um poderoso amuleto contra a inveja, o mau-olhado, e repele as forças negativas que outras pessoas desejam a quem usa o amuleto. Para a fé judaica, geralmente, no centro da Mão de Fátima está a Estrela de Davi ou o Selo de Salomão.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ferrari

Ela é relacionada a Miriam, irmã de Moisés. Por isso os judeus a chamam de mão de Miriam.

Veja também o significado do símbolo Selo de Salomão.

Tatuagem da mão de Fátima

A tatuagem de Mão de Fátima geralmente tem relação com seu significado original. A tattoo da Mão de Fátima normalmente é um amuleto desenhado na pele para proteger quem o usa contra a inveja e o mau-olhado de outras pessoas. Dizem também quem ela carrega um poder mágico que aumenta a intuição das pessoas que a usam como tatuagem.