Hamsá

símbolo hamsáO Hamsá é um amuleto com forma de mão, que simboliza poder e proteção. É um dos símbolos esotéricos que mais ganhou visibilidade nos últimos tempos, sendo possível encontrá-lo em joias, pinturas, roupas, tatuagens, objetos de decoração e em diversos outros lugares.

Ficou interessado e quer saber mais sobre este símbolo intrigante? Preparamos um texto ótimo para você, vem conferir!

Significado de Hamsá

É muito comum encontrarmos este símbolo por aí devido à sua popularidade nos últimos tempos, não é verdade? E, sempre que damos de cara com ele, normalmente fazemos uma espécie de pausa em nossos pensamentos, como se alguém nos dissesse “pare!”. É como se fosse uma espécie barreira, ainda que inconsciente.

Com o Hamsá funciona do mesmo jeito. A diferença é que esta barreira não é contra nós, e sim contra o mau-olhado e toda a carga de energia negativa que possa vir na nossa direção. Ou seja, este símbolo funciona como uma espécie de escudo ou então como uma forma de amuleto da sorte.

Pessoas mais apeladas ao lado espírita veem o objeto como um meio de se conectar com o mundo divino. Budistas e hinduístas, por exemplo, utilizam a mão espalmada em suas rotinas de oração diária. Por fim, o Hamsá é encontrado frequentemente nas manifestações por paz no Oriente Médio, ficando, assim, relacionado a esse sentimento.

Veja também. Significado do símbolo ->  Tatuagem

Símbolo Hamsá

A simbologia da mãe de Hamsá é vasta, dado o seu uso por diferentes povos em todo o mundo. Confira a seguir uma breve descrição do amuleto para que você possa reconhecê-lo assim que o vir por aí: é apresentado como uma mão, com os cinco dedos espalmados, mas que parece ter dois polegares, um à esquerda e outro à direita, de forma bastante simétrica.

O interior dessa mão é composto por uma série de desenhos elaborados. É comum que haja um olho bem no meio da palma ou, então, uma pedra azulada, que remete ao símbolo do olho grego. Apesar da descrição dada, basta observar alguns Hamsás para perceber que cada um é único.

O nome Hamsá (cuja pronúncia é “chamsá”) se origina no árabe e tem o significado de “cinco”. Pode também ser nomeado de Mão de Hamesh, Mano Pantea, Mão de Miriam ou outros nomes, de acordo com a cultura que faz uso dele.

hamsá

Hamsá no Islamismo

O Hamsá pode ser encontrado em diversas culturas, porém, sua versão mais popular tem sua origem no Oriente: lá, ele é tratado com uma espécie amuleto importante para os muçulmanos. O povo relaciona cada um dos dedos a um dos princípios do Islã: fé (shahada), oração (salat), caridade (zakat), jejum (sawn) e peregrinação (haji).

Veja também. Significado do símbolo ->  Gueixa

Hamsá Mão de Fátima

O símbolo Hamsá também pode ser nomeado como Mão de Fátima, e recebeu essa denominação devido à filha mais nova do profeta Maomé com sua esposa Cadija, pois, para os seguidores do Islamismo, Fátima era uma mulher santificada.

Momentos antes de morrer, Maomé confidenciou Fátima que ele havia recebido a visita do anjo Gabriel, que o revelare que, quando morresse, iria se encontrar com seu pai no Reino Celestial. Fátima é considerada a “Senhora das Mulheres do Paraíso”. As muçulmanas, graças a todas essas conexões, normalmente usam o amuleto da Mão de Fátima como proteção.

Veja também os significados dos símbolos Mão de FátimaOlho que Tudo Vê.

Tatuagem de Hamsá

As tatuagens de Hamsá estão entre as mais procuradas nos últimos anos, tanto por homens quanto por mulheres.  Com a palma direcionada para fora e os dedos para cima, voltados ao céu, a mão de Hamsá simboliza barrar e afastar, referindo-se ao masculino. No entanto, quando voltada para dentro e com seus dedos direcionados para baixo, em direção à terra, faz referência à energia criadora, ligando-se a Deus. Com seus significados profundos e sendo vista como um talismã, não é difícil entender o motivo de tanta procura.

Veja também. Significado do símbolo ->  Anéis Olímpicos

hamsá símbolo