Vela

A vela é um instrumento importante em vários contextos religiosos, espirituais ou mesmo profanos, e provavelmente um dos meios mais antigos de adoração a alguma divindade. Dessa maneira, todas as partes da vela estão impregnadas de profunda simbologia espiritual: o corpo de cera, o pavio, a chama, a cera derretida, a cor, o formato, a fumaça, o ato de acender uma vela, o tempo que leva uma vela ardendo até se consumir toda, conceitos que podem sofrer pequenas variações de uma religião para outra.

vela símbolo

Quanto a situações profanas envolvendo velas, a mais conhecida é acender velas de aniversário.

Ao mesmo tempo, há espaço para polêmica: algumas tradições religiosas e líderes espirituais desaconselham a queima de velas para pessoas que já morreram ou dentro de casa.

Quer conhecer mais sobre o simbolismo da vela? Então, continue acompanhando este texto!

Simbologia da vela

No geral, a vela simboliza a abertura de quem a acende à dimensão espiritual. Portanto, o ato de acender uma vela pode ser visto como um ritual para a penetração do sagrado ou do inconsciente.

Em algumas tradições religiosas, costuma-se dizer que a luz da vela representa a luz da pessoa, que não deve se apagar para poder guiar outras pessoas espiritualmente. Isso também pode ter uma dimensão psicológica, por meio de histórias em que o símbolo da vela é importante, porque o fogo rompe a escuridão total (do inconsciente) e permite às pessoas continuarem sua caminhada com segurança.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pantera

Daí pode vir o sentido de se acender velas de aniversário: elas representam o número das etapas já percorridas no caminho da perfeição. O único sopro para apagá-las significa a persistência do sopro vital, que é superior a todas essas vivências anteriores, e que pode simular o porvir.

Tradições que acendem velas nos velórios e a cada celebração dedicada a seus mortos: no velório, a intenção é guiar a alma para cima, para o céu. Nos outros dias, é sinal de que os familiares do morto ainda se lembram dele, pois a vela é acesa para se orar por ele ou guiá-lo no outro mundo.

Veja também o significado do símbolo Fogo.

Algumas doutrinas que ensinam a fazer pedidos a divindades costumam dizer que é necessário seguir certos rituais e ler o comportamento da chama que se forma para saber se o pedido será atendido ou não, se o ambiente está carregado de energia negativa ou mesmo como está a sua fé na hora do pedido, além de ser possível ler os desenhos formados pela vela derretida. Tanto a leitura das figuras formadas pela cera como a o comportamento da chama são práticas da ceromancia, que é o oráculo fornecido pela queima de uma vela.

Veja também. Significado do símbolo ->  Toyota

símbolo vela

Quando se compra uma vela, ela é só um objeto comum, não tem nenhum poder. Quem for acendê-la precisa antes consagrá-la à divindade à qual fará o pedido e à natureza do pedido, além de impregná-la com a sua energia. É quando o corpo de cera passa a representar a dimensão material de uma pessoa, o pavio a consciência e a chama, a alma.

A importância da cor das velas

Cada cor de vela está relacionada a um tipo de desejo, porque cada uma tem uma vibração diferente. Os significados das principais cores não variam muito de uma religião para outra.

Em religiões como a umbanda, também pode acontecer de cada orixá ser representado por uma cor de vela, que deve ser acesa no dia da semana em homenagem a ele, e certas cores serem obrigatórias ou proibidas em determinados dias.

Por que algumas pessoas não acendem velas?

Existem também as pessoas que não acendem velas. Entre elas estão os adeptos de igrejas evangélicas e alguns espiritualistas independentes.

Os evangélicos não acendem velas para seus mortos por ser uma prática contrária à tradição católica de tentar mudar o destino dessas pessoas (céu ou inferno). Eles dizem que foi a pessoa quem escolheu sua morada final, durante sua vida na Terra, e que segundo a Bíblia nada poderá mudar isso depois que ela se for.

Veja também. Significado do símbolo ->  Valknut

Já alguns estudiosos espiritualistas afirmam que acender velas pode atrair espíritos menos evoluídos, sem luz própria, e que por isso se aproximam de qualquer luz que vejam, tentando sugar a energia das pessoas daquela casa, o que pode ser sentido de diversas formas pelos mais vulneráveis.

Mas outros pesquisadores dessa área argumentam que isso não é possível, primeiro porque esses espíritos não têm energia suficiente para permanecer nessas casas por muito tempo e, segundo, porque se fosse assim a casa se encheria de tantos espíritos em condição inferior que se tornaria inabitável na prática.

Veja também os significados dos símbolos: