Duende

duendeO simbolismo e símbolo do duende está relacionado com esperteza, astúcia e alegria. O duende significa alegria de viver e astúcia suficiente para se lidar com os percalços da vida. A simbologia e o significado do duende também podem possuir um caráter mais negativo no sentido de enganar as pessoas e sempre se dar bem em qualquer situação.

O duende vem da cultura europeia e é um ser de aspecto humano, geralmente com orelhas bem pontudas e bem pequena estatura. São seres mitológicos considerados os espíritos da natureza. São muito velozes, travessos e possuem capacidades mágicas. Fazem parte principalmente das culturas nórdicas, celta e germânicas. São muito citados em contos que geralmente também envolvem fadas e gnomos.

Duende na cultura popular

O duende na cultura popular é um ser pequeno de poderes mágicos que vive em arbustos e cogumelos nas florestas, nos poços e nas nascentes dos rios. São possuidores de grande magia e muita riqueza, como, por exemplo, um pote de ouro que é guardado no fim do arco-íris, que, antigamente, inspirou muitos contos, inclusive existindo relatos de pessoas que foram em sua busca.

Veja também. Significado do símbolo ->  Alfa

símbolo duende

São considerados sinal de boa sorte e geralmente estão associados ao trevo de quatro folhas que também é um sinal de fortuna. Não são poucos os relatos de pessoas que juram ter visto duendes e mudaram totalmente sua vida, ganhando muito dinheiro.

Veja também o significado de Trevo de Quatro Folhas.

Já o duende na literatura, mais precisamente nos contos nórdicos, é um ser muito travesso que sempre se dá bem e tenta enganar os seres humanos com traquinagens, enigmas, prometendo recompensas caso consiga resolver e caso não consiga acabam por levar algo que a pessoa ama muito, como por exemplo, o conto de Rumpelstichem, em que ele faz o favor a uma princesa, em troca de seu primeiro filho.

Leprechaun

O Leprechaun é um duende do folclore irlandês, considerado o sapateiro das fadas. Está sempre trabalhando em um pé de sapato. Dizem que ele só faz dois sapatos por ano, pois o cuidado com que faz cada sapato com flores e gostas de orvalho só permitem trabalhar em dois por ano. Ele é um ser muito alegre que vive nas florestas. Ele também possui um grande tesouro escondido e, para consegui-lo, deve-se capturar um deles e nunca perdê-lo de vista, pois é muito travesso.

Veja também. Significado do símbolo ->  Pomba

É tão travesso que uma de suas travessuras foi enganar alguns homens fabricando o chamado “ouro de tolo” uma pedra que é muito parecida, mas que não tem validade alguma.

Tatuagem de duende

Geralmente, as tatuagens de duendes representam a integração entre o lado mal da pessoa e o lado brincalhão. Símbolo da travessura, liberdade e independência os duendes tatuados querem afirmar que a pessoa, apesar ser um pouco má, também é livre, alegre e brincalhona.

Por ser um ser que vive na floresta e prega peças nas pessoas, essa tatuagem também representa um caráter mais rebelde que a pessoa possui.

Duendes, Elfos e Gnomos

Existe uma grande diferença entre duendes, elfos e gnomos. Enquanto os duendes são seres brincalhões e travessos, os elfos são seres também da natureza, mas que são sérios e respeitados por todos, de uma beleza extrema, imortais e extremamente inteligentes.

Já o gnomo representa a revelação, o discernimento, e tem relação com sorte e proteção.

Veja também o significado do símbolo Elfo.