Hibisco

O símbolo do Hibisco tem relação com a feminilidade. A simbologia do Hibisco também representa a divindade feminina. O simbolismo do Hibisco tem relação com as deusas femininas tanto da Mitologia Grega, quanto da Romana, representadas pelas deusas Afrodite e Vênus, respectivamente. Também tem relação com Mitologia Egípcia e a deusa Ísis.

Em razão disso, o Hibisco, que é uma flor linda e delicada, representa a beleza, a sensualidade, a virtude, a fertilidade e a feminilidade. Também é chamada, em outras culturas, de “Mimo de Vênus”, justamente por sua relação com Vênus dos romanos, cuja correspondente na tradição grega é Afrodite.

flor de hibisco

Na astrologia, representa o planeta Vênus, que tem as mesmas características da deusa: a beleza, a sensualidade, a atração e a feminilidade.

O que significa Hibisco

A palavra Hibisco vem do grego “hibiscus” e tem origem na antiga tradição egípcia de Ísis, a deusa da beleza e fertilidade. Apesar de ter origem na Mitologia Egípcia, seu culto se estendeu por toda a Grécia e pelo Império Romano, e, até por isso, ambas as tradições possuem uma deusa correspondente para ela.

Veja também. Significado do símbolo ->  Toyota

A Deusa Ísis, junto de seu marido Osíris, deram origem à Hórus, o Deus do Firmamento, cujo Olho Tudo Vê (outro famoso símbolo é o “Olho de Hórus”).

Veja também o significado do símbolo Olho Que Tudo Vê.

Sendo Ísis a deusa da feminilidade e Ámon o deus da masculinidade, a junção dos dois nomes deram origem a uma famosa obra renascentista do pintor, escultor e arquiteto Leonardo da Vinci: Mona Lisa. Essa foi por décadas estudada por historiadores e ocultistas justamente pela sua veneração ao divino feminino.

Hibisco vermelho

O Hibisco vermelho tem de ser interpretado em duas partes: primeiramente, a flor de Hibisco que, como dito, representa a feminilidade, a sensualidade, a beleza. Em segundo, a cor vermelha, cujo simbolismo mais forte é o amor. Não é à toa que os corações são sempre pintados de vermelho, pois representa o amor.

Logo, o símbolo do Hibisco vermelho representa o amor feminino, carregado de beleza, sensualidade, fertilidade, atração. Trata-se de um símbolo voltado também a sexualidade feminina.

Em determinadas culturas asiáticas, algumas mulheres utilizam um Hibisco vermelho atrás da orelha, ou em suas roupas e ornamentos como símbolo de que estão disponíveis para um relacionamento amoroso.

Veja também. Significado do símbolo ->  Olho de Hórus

Hibisco em várias nações

O hibisco, durante muito tempo, foi a flor símbolo da realeza nas ilhas havaianas. Por isso, depois da incorporação do Havaí ao Estados Unidos, essa flor se tornou o símbolo das ilhas. Quando se visita o Havaí, o turista recebe Hibiscos em um colar (o famoso colar havaiano, símbolo de turistas) como um gesto de amizade e de boas-vindas. Como o Havaí é conhecido pelo surf e suas ondas enormes, o Hibisco também se tornou um símbolo muito utilizado na moda surfista.

hibisco flor

Já no Japão, país conhecida pela sua refinada educação, o Hibisco representa a gentileza e a delicadeza dos atos.

O Hibisco, na China, representa a prosperidade, a grande riqueza material, o sucesso e a fama.

Para os coreanos do sul, o Hibisco representa a imortalidade da alma e a reencarnação.

Já na Malásia, o simbolismo do Hibisco é muito mais forte, sendo inclusive estampado nas moedas do país. É o símbolo maior e conhecido como Rosa de Saron, representando a coragem para se enfrentar os percalços da vida.

Tatuagem de Hibisco

A tattoo de Hibisco é muito comum, e está principalmente relacionada a desenhos de origem asiática. Tem profunda relação com a fertilidade feminina, a feminilidade, por isso é considerada uma tatuagem feminina.

Veja também. Significado do símbolo ->  Jardim