Símbolo do Direito

Significado do Símbolo do Direito

O símbolo do Direito é a Balança. A balança está ligada ao direito desde a Antiguidade, sendo um objeto que remete ao equilíbrio, à justiça e à medida correta. O símbolo é muito popular, bastando estar impresso em qualquer lugar para remeter quem o vê à ideia de direito, advocacia, leis e justiça.

A popularidade da balança como símbolo de equilíbrio e prudência se dá pelo seu recorrente uso através dos tempos em diversas culturas, um objeto que mede a ação dos homens, tanto do ponto de vista material como em acepções
espirituais. justiça

A balança do Direito muitas vezes aparece na mão esquerda de uma figura feminina, a deusa grega Dice, que em sua mão direita porta também uma espada.

Dice é filha de Zeus e Thémis, outra deusa que a mitologia associa com as leias e a justiça, contudo, aceita-se Dice como a deusa da justiça. Em Roma, a equivalente a Dice grega é a deusa Justiça.

A balança de dois pratos segurada por Dice é um símbolo da igualdade que se atinge pela justiça, enquanto que a espada representa a força, um elemento fundamental dentro do Direito.

Veja também. Significado do símbolo ->  Gato

As imagens que representam a deusa Dice aparecem sempre com seus olhos vendados, simbolizando a imparcialidade. Contudo, originalmente as representações da deusa traziam-na com os olhos bem abertos, na ideia de que para se distribuir justiça deve-se estar atento e saber bem a quem se está julgando. A ideia de representar a deusa com os olhos vendados surge no século XVI na Alemanha e, a partir de então, foi pouco a pouco sendo adotada por todo o ocidente. A ideia se consolidou também por associação com a deusa Justiça romana que tradicionalmente era representada com os olhos vendados.

A balança é então um símbolo de ponderação, equilíbrio e equidade. É uma alusão à ideia de que a justiça precisa ser praticada de forma a promover a igualdade entre os homens, sem nenhum tipo de favorecimento, preferência ou
parcialidade de modo que a aplicação da lei seja sempre um ato honesto e justo.

A representação da balança como símbolo do Direito aparece sempre nivelada e imóvel, significando o equilíbrio entre as correntes e forças antagônicas de forma serena e imparcial.

A Balança como símbolo

A balança como um símbolo ligado à justiça não é privilégio só do Direito. Ele aparece ao longo da história e em diversas culturas sempre com uma denotação parecida.símbolo direito

Veja também. Significado do símbolo ->  Quebra-cabeça

Na tradição cristã, São Miguel, o arcanjo do julgamento, é tido como o juiz dos mortos. Sua função é a de pesar as almas das pessoas que deixam esse mundo em uma balança com um perfeito equilíbrio.

Na mitologia egípcia, o deus Anúbis julgava os mortos pesando as suas almas ao chegarem ao Salão do Julgamento. O deus usava em seu ofício a chamada pena da verdade, ela colocava uma pluma num dos pratos de sua balança e no outro o coração de um falecido. Se a pluma e o coração apresentassem o mesmo peso e a balança se equilibrasse, a alma do falecido estava salva. Contudo, se o coração apresentasse maior peso do que a pluma, o destino do indivíduo era ser devorado por Ammit.

Na astrologia, a balança simboliza o signo de Libra. De acordo com as tradições astrológicas, as pessoas que nascem entre o dia 23 de setembro e o dia 22 de outubro vivem sob a influência do signo de Libra, e pelo fato de as pessoas do signo tenderem a buscar viver uma vida mais ponderada, honesta e equilibrada, o seu símbolo é uma balança.