Carpa

A carpa (ou koi, karpa koi ou koi fish) é um peixe de origem chinesa que hoje é encontrado em toda a Ásia, Europa, África e América do Sul, principalmente ornamentando grandes aquários ou lagos artificiais. No Oriente, principalmente China e Japão, surgiram as lendas que fizeram do símbolo da carpa o mais querido dentre os peixes, principalmente na hora de fazer uma tatuagem, uma vez que ela encarna valores tão importantes como: perseverança, força, determinação, sabedoria, intelectualidade, fertilidade, prosperidade, alegria, coragem, virilidade e longevidade.

símbolo carpa

Quer saber como o simbolismo da carpa foi construído? Continue lendo!

Carpa na simbologia oriental

A carpa costuma habitar rios e lagos de água mansa, originalmente vivendo no fundo das águas, onde caça pequenos invertebrados. O fato que fez a fama deste peixe é que, na época da desova, ele percorre o Rio Amarelo (Huang Ho), que atravessa toda a China, até a sua nascente, localizada no alto da montanha Jishinhan. Esta jornada não é nada fácil. Além de o Huang Ho ser o exato oposto das suas águas natais, pois é turbulento, cheio de pedras, corredeiras e cascatas, a carpa nada e salta contra sua corrente; não é à toa que muitas não chegam ao seu destino.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz Invertida

Conforme a lenda, as que conseguem atingir o alto de Jishinham, ao descer, transformam-se em dragões. Mesmo quando uma carpa percebe que vai morrer, diferentemente dos outros peixes, não tenta fugir disso, evocando o comportamento ideal diante da morte.

Veja também o significado do símbolo Dragão e Peixe.

Inúmeras culturas orientais reverenciam o símbolo da carpa. Para o povo bambara, ela é associada à fertilidade, por ser o símbolo da vulva, o órgão sexual feminino.

Também tem relação com a intelectualidade. No meio acadêmico, representa os avanços de um estudante. Se ele recebe uma carpa, entende que se sairá bem nas provas. E, enquanto no Extremo Oriente o peixe simboliza boa sorte nos negócios, no Vietnã ele é um símbolo de proteção e renovação espiritual.

No Japão, onde é conhecido como koi, está muito presente no Dia das Crianças (chamado de Kodomo no Hi), comemorado no dia 5 de maio, quando os pais evocam por meio de carpas coloridas em forma de bandeiras (conhecidas como koinobori) penduradas em casa e nas ruas a perseverança deste animal, para incentivar o desenvolvimento deste valor nos seus filhos homens.

Tatuagem de carpa

Existem várias maneiras de se fazer tattoo de carpa: posições e cores têm significados específicos. Homens e mulheres a fazem.

Veja também. Significado do símbolo ->  Sol

carpa símbolo

Posições:

  • Carpa de cabeça para cima: significa força, coragem e determinação da pessoa para atingir seus objetivos.
  • Carpa de cabeça para baixo: significa que todos os grandes objetivos da pessoa já foram alcançados. É o mesmo sentido da tatuagem de uma carpa se transformando em dragão.

Cores:

  • Carpa azul: tem um significado masculino e outro feminino. Para os homens, ela costuma significar masculinidade, e para as mulheres, fecundidade, nos planos material e espiritual.
  • Carpa preta: é bom lembrar que no Oriente a cor preta não tem o significado de luto, e sim de renascimento. Dessa maneira, nessa cor, a carpa simboliza que a pessoa passou por muitas dificuldades, mas conseguiu vencê-las, e assim ressurgiu renovada, com uma visão de mundo mais ampliada.
  • Carpa vermelha: é a cor mais comum na hora de se tatuar a carpa. Pode representar tanto o amor quanto a disposição para superar os problemas, pois a carpa desta cor é considerada a mais forte, mais capaz de enfrentar as correntezas mais intensas.

Carpa na cadeia

A carpa também é popular no submundo do crime. Ela costuma indicar que seu dono pertence a uma organização criminosa, designando principalmente traficantes de drogas. E, se estiver de cabeça para cima, quer dizer que ele está em ascensão na hierarquia dessa organização. Além disso, ela é associada ao PCC (Primeiro Comando da Capital), porque muitos dos seus integrantes mais antigos se marcaram dessa forma.

Veja também. Significado do símbolo ->  Roda do Dharma

A carpa pelo mundo hoje

Hoje a carpa é encontrada em quase todo o mundo sendo criada em grandes tanques ou aquários, situação que ocorre desde o século VIII da era cristã – acredita-se que ter uma criação desses peixes traga alegria e prosperidade. Por seleção artificial, foram desenvolvidas novas raças e colorações, os chamados Nishigikoi (koi com pedigree).

Basicamente, são criadas como animais de estimação – uma razão para não serem comidas – ou para ornamentar lagos artificiais. A única espécie considerada comestível é a carpa selvagem. A carpa-capim, exclusivamente herbívora, é usada para limpar tanques e aquários.