Peixe

Você já percebeu que o símbolo do Peixe é um dos mais conhecidos ao redor do mundo? Naturalmente, boa parte desse sucesso se deve ao peixe no cristianismo e o peixe espiritual. No entanto, há uma representatividade muito grande na astrologia, já que Peixes é o 12° signo do Zodíaco.

Mas, você sabia que há também uma simbologia de peixes entre os chineses? E que sonhar com peixes traz uma mensagem para quem sonhou? Você vai descobrir tudo sobre o símbolo de peixes neste artigo!

símbolo peixes

O que é o peixe no cristianismo e peixe espiritual?

O peixe no cristianismo é um dos símbolos mais importantes, exatamente porque é o símbolo da vida.

No cristianismo, o peixe aparece diversas vezes no Evangelho. Um dos milagres mais famosos de Jesus Cristo, por exemplo, é o milagre da multiplicação dos cinco pães e dos dois peixes, que alimentaram cinco mil pessoas que tinham fome.

Outro milagre muito conhecido foi a Pesca Milagrosa, onde Jesus subiu no barco de Pedro, que já tinha pescado a noite inteira sem sucesso e então mandou-lhe jogar a rede em um lago que era considerado sem peixes. Quando a rede foi erguida, quase afundou o barco de tanto peixe que pescaram.  peixe símbolo

Veja também. Significado do símbolo ->  Shiva

Além disso, a maioria dos apóstolos de Jesus Cristo era pescadora. Por isso, ele passou a chamá-los de “pescadores de homens”.

A palavra peixe em grego (“Ichthys”) é uma união das iniciais da frase “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Esta palavra foi muito usada pelos primeiros cristãos que, por serem perseguidos, tinham que utilizar uma simbologia secreta para marcar as catacumbas onde eles se encontraram. Escolheram, então, a simbologia de peixes.

No entanto, o significado de peixe espiritual é ainda mais antigo que o cristianismo: o símbolo do peixe representava a fertilidade. Ademais, na América do Norte, o peixe é um amuleto de proteção.

O que representa o peixe para os chineses?

Para os chineses, o símbolo do peixe significa boa sorte. Um dos peixes orientais mais conhecidos é a carpa, cuja simbologia significa coragem, perseverança e resistência. Por isso, este peixe aparece na literatura, muitas vezes, como um símbolo de ascensão social.

Veja também o significado do símbolo Carpa.

Quais são as características do signo de Peixes?

As pessoas que nasceram entre os dias 20 de fevereiro e 20 de março são piscianas. O signo de peixes é regido por Netuno. Desse modo, são pessoas consideradas ingênuas, sonhadoras e muito sensíveis.

Veja também. Significado do símbolo ->  Selo de Salomão

O mito relacionado ao signo de Peixes é o de Eros e Afrodite, ou o Cupido e a Vênus para os romanos. Eles estavam sendo perseguidos por Tifão, um titã amedrontador que soltava fogo pelos olhos e pela boca. Almateia, então, apontou um caminho que dava para o mar, o que seria capaz de apagar as chamas do monstro.

signo de peixes

Netuno (ou Poseidon, para os gregos), levou o casal para o fundo do oceano, onde eles estariam protegidos do grande titã.

Em agradecimento, Eros e Afrodite transformaram o casal de golfinhos na constelação de peixes. O símbolo de peixes do Zodíaco, portanto, é justamente os dois golfinhos e o laço que os unia.

Veja também os significados dos símbolos Cupido e Golfinho.

O que significa sonhar com peixes?

Há diversas interpretações possíveis para sonhos com peixes. No entanto, sonhar com peixes é considerada uma coisa muito positiva, já que está ligado à sorte, sucesso, fartura etc.

peixe tattoo

Entretanto, sonhar com peixes mortos ou escapando pode ser sinal de desperdício de oportunidades e falta de sucesso.

Veja também. Significado do símbolo ->  Coringa

Qual é o significado da tatuagem de peixe?

A tatuagem de peixe é uma das favoritas do universo aquático. Geralmente, utiliza-se o significado de peixes para os chineses, representando a carpa, um peixe que nada contra a correnteza, representando pessoas que enfrentam resultados.

Você é do signo de Peixes ou conhece alguém desse signo? Já conhecia o mito que originou o símbolo de Peixes?