Sapo

símbolo sapo A simbologia do Sapo está relacionada à abundância, fertilidade e prosperidade, principalmente. Além disso, está ligada à boa sorte, coragem e força. O simbolismo do sapo ou da rã está relacionado a um momento ideal em sua vida para iniciar uma transição. Isso, por conta do ciclo de vida desse animal, que passa por grandes metamorfoses de sua fase de girino até um animal adulto.

Essas etapas de mudanças acabam se relacionando com as transformações que o ser humano sofre no decorrer de sua vida. Os adolescentes, por exemplo, tendem a se identificar mais com o significado de sapo, pois se encontram em uma constante mudança, que é esse intermediário entre a infância e a vida adulta.

Assim, o sapo simboliza um amuleto que pode servir como ajuda ao atravessar transições, além de trazer segurança aos viajantes. Serve também como algo que fortalece a conexão com o espiritual.

Diversas mitologias trazem diferentes abordagens para a figura desse animal. Portanto, é interessante que se conheça um pouco mais de cada uma para compreender melhor o que significa sapo, pois, além de todas as coisas positivas, ele também pode significar morte, magia e bruxaria.

Veja também. Significado do símbolo ->  Peixe

Sapo no Misticismo

Na alquimia, o símbolo sapo traz uma relação com a matéria prima que é alvo de intensas transformações. Isso é um representativo de que a cobiça pode lhe causar um grande mal. Outro ponto de interpretação está associado à morte. Quando este animal morre, ele assume uma cor preta, dependendo da espécie. Isso acontece por conta do veneno de alguns tipos de sapos ou rãs.

Pode-se dizer que é o próprio veneno do animal que o apodrece. Os animais “apodrecidos” eram usados pelos alquimistas, que os colocavam no fogo para a sua transformação em um elixir, que seria capaz de matar ou salvar uma pessoa.

sapo símbolo

Na Idade Média, o sapo passou a ser relacionado diretamente a rituais de magia negra. O seu veneno era a principal razão para que isso acontecesse, dada a sua relação forte com a morte. Este animal também era bastante comum para bruxas.

No antigo Egito, havia uma deusa ligada ao animal. Era Heket, a deusa da fertilidade. Essa relação era feita por conta da associação da presença dos sapos após a cheia do rio Nilo com a fertilidade trazida por ele, terras antes áridas agora eram cultiváveis.

Veja também. Significado do símbolo ->  Basilisco

Veja também o significado do símbolo Fogo.

Sapo no Cristianismo

O sapo possui basicamente três fases em sua vida: ovo, girino e adulto. Essa relação com o número três acaba se associando a uma simbolização da Santíssima Trindade Cristã. Tanto é que, na arte, este é o simbolismo carregado pela figura desse anuro. Essa conexão também é algo que representa uma evolução espiritual.

Sapo e a sorte

Para os chineses, o sapo é um símbolo de boa sorte, sendo responsável por trazer chuva. Além disso, ele é considerado a divindade da Lua e da noite. É bastante recorrente a presença de peças de um sapo sentado em pilhas de dinheiro. Isso acontece porque há uma crença de que isso pode aumentar a riqueza e proteção de um local. Quando ele está virado para a porta, quer dizer que ele está recendo o dinheiro, do contrário, ele está impedindo o mesmo de sair.

Veja também o significado do símbolo Lua.

Sonhar com sapo

Os sonhos costumam ter diferentes representações de acordo com o seu contexto. Por exemplo, se o sapo de seu sonho estiver pulando, isso é um indício de boa sorte. A interpretação, portanto, depende bastante da forma como o sapo aparece.

Veja também. Significado do símbolo ->  Coroa

Sapo e as fábulas

Já é de senso comum a associação do sapo com a transformação em príncipe após o beijo de uma bela mulher. Nesse caso, ele é uma representação, mais uma vez, de uma mudança de vida e uma forte transformação.