Boia

No senso comum, a boia costuma ser mais associada com o objeto flutuante, cheio apenas de ar e feito de borracha, plástico ou cortiça, que se joga a um náufrago para salvá-lo do afogamento, não é verdade? Mas você sabia que ela é associada a uma gama de significados, por ter inúmeras funções marítimas?

Nada disso é por acaso, ainda que esteja mais amparado na realidade cotidiana do que em mitologias de povos tradicionais. Se quiser saber mais sobre a simbologia da boia, continue lendo!

Simbolismo de boia 

O significado de boia inclui os atributos de salvamento, segurança, proteção e indicação de direção a seguir, pois suas funções mais importantes se referem exatamente a isso.

Assim, ela também aparece como um símbolo do feminino, uma vez que essas características ainda são muito relacionadas culturalmente às mulheres – aliás, algumas têm formato de útero.

Algumas funções da boia

  • Boia para diversão: é a boia, normalmente de plástico, própria para pessoas que querem se divertir na piscina. Existem diversos modelos: esteiras, cadeiras flutuantes, de braço, esportivas (que transformam a piscina numa quadra de vôlei ou campo de futebol), cooler inflável, boias em formatos divertidos etc.
  • Boia de pesca: objeto de cortiça que, colocado na linha, não permite que o anzol afunde completamente e, quando afunda, indica que algum peixe mordeu a isca.
  • Boia salva-vidas: é a boia que embarcações mantêm presas do lado, para o caso de precisarem jogar para alguém que esteja se afogando. Depois que a pessoa a agarra, é só puxá-la pela corda.
  • Boia de sinalização: são as boias que ficam permanentemente num local para sinalizar que ali há perigo de passagem; desempenham a função que no trânsito de automóveis cabe a placas de cuidado ou perigo. Elas também podem apontar qual a direção segura.
  • Boia de direção: são usadas para demarcar um caminho a ser seguido, por exemplos em esportes aquáticos, como corridas de regatas de remo e de regatas de vela (na qual elas servem para indicar os pontos de virada). 
Veja também. Significado do símbolo ->  Grilo

Funções náuticas: cores das boias

Você já deve ter percebido, portanto, que as boias podem desempenhar a função de sinalizadores no trânsito náutico. Portanto, antes de sair para um passeio de barco, é muito importante conhecer as sinalizações, para que acidentes possam ser evitados. A melhor fonte para conhecer todos os símbolos, termos e abreviaturas náuticas brasileiras é a Carta 12.000 da Marinha Brasileira.

Seguem algumas das orientações mais básicas:

  • Boias vermelhas e boias verdes: indicam se uma embarcação está indo ou vindo em relação a quem observa. Se a boia vermelha estiver a bombordo (à esquerda) e a verde a estibordo/boreste (direita), o navio está indo da terra em direção ao mar. Se estas posições forem contrárias, ela está indo do mar em direção à terra.

O macete para lembrar isso é que quando a boia vermelha estiver do lado do coração, que também é vermelho, o marinheiro está voltando ao mar. Mas atenção: isso não serve para todos os países, então procure se informar antes de partir para qualquer destino estrangeiro. E nos mapas (cartas náuticas), a cor vermelha não existe: ela aparece como E, de Encarnada, e tem um quadradinho no topo. Já a verde é simbolizada pelo V, com um triângulo em cima.

  • Boias esféricas, cilíndricas e cônicas: elas sinalizam beiras de praias. As esféricas ficam a cada 200m numa faixa litorânea de 300m, mas podem ser colocadas mais próximas para marcar áreas de banho, nas quais é proibida a entrada de embarcações. As cilíndricas devem ficar a bombordo da embarcação que estiver vindo de longe da costa para a praia. Já as cônicas, devem ficar a estibordo da embarcação nessa mesma situação.
  • Boias cardeais ou cardinais: têm um marcador para o ponto cardeal onde está o perigo e para onde se deve seguir para evitá-lo. Pretas e amarelas, têm dois triângulos na ponta: se eles estiverem apontados para cima, siga ao norte daboia; se para baixo, ao sul; e assim por diante.
  • Identificadores de perigo isolado: são boias pretas listradas com faixas vermelhas, e duas bolas pretas em cima.
  • Sinalizadores de água segura: boias listradas verticalmente de vermelho e branco, sua função é indicar a profundidade de águas consideradas seguras. Elas marcam o som das águas.
  • Zonas proibidas para navegação: são boias amarelas com uma cruz também amarela em cima. Delimitam áreas militares, de construção ou uma zona de cabo submarino.
Veja também. Significado do símbolo ->  Águia

Boia ou bóia?

De acordo com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, os ditongos abertos (“oi”/“ei”) das palavras paroxítonas (que são acentuadas na última sílaba numa palavra de duas sílabas, e na penúltima numa palavra de três ou quatro), como “boia”, perderam o acento gráfico. Portanto, hoje se escreve “boia”.