Olho de Hórus

O Olho de Hórus, também conhecido como Wadget (ou Udyat), significa “Todo em Um”. É símbolo de proteção do antigo Egito, sendo também chamado de “Olho que Tudo Vê”.

O Olho de Hórus era visto como um símbolo de prosperidade, poder, conhecimento, ilusão e proteção, derivado do mito de Ísis e Ozires e do filho deles, Hórus.

Significado do Olho de Hórus

Hórus é um dos deuses egípcios mais arcaicos. É caracterizado como o filho de Isis e Ozires e como o todo poderoso regente do universo. É representado como um homem com cabeça de falcão. Era visto como o deus que outorgava divindade aos faraós.

Cada uma das seis partes do Olho de Hórus corresponde a um sentido diferente. O lado direito é associado ao olfato; a pupila é associada com o sentido da visão; a sobrancelha, ao pensamento; o lado esquerdo, com o sentido da audição; a calda em curva representa o paladar; e a lágrima simboliza o tato.

Símbolo do Olho de Hórus

O símbolo é visto normalmente em joias feitas de ouro, prata, lápis lazuli, madeira, entre outros. Os egípcios dominavam a integração da anatomia e da mitologia. Existem estudos que mostram a semelhança entre o símbolo do Olho de Hórus e a anatomia do cérebro humano. O símbolo do Olho de Hórus, artisticamente, é composto de seis partes.

Veja também. Significado do símbolo ->  Borboleta

Mitologicamente, cada parte dessas tem um símbolo em si. Quando essas imagens são sobrepostas a um corte sagital do cérebro humano, parece que cada uma corresponde à localização anatômica de uma particular área sensitiva humana.

Simbolismo do Olho de Hórus

O Olho de Hórus é também conhecido como Olho de Rá, tendo um poder destrutivo ligado à força dos raios de sol. O olho também tem o simbolismo de reestabelecimento da ordem sobre o caos. Outra lenda sobre ele diz que Hórus ofereceu seu olho para ajudar Ozires a governar o novo mundo. Ozires comeu o olho e teve sua vida restaurada. Por isso, o Olho de Hórus se tornou um símbolo de vida e ressurreição.

Quando oferendas são chamadas de Olho de Hórus, é porque acredita-se que, ao oferecer um bem aos deuses, este bem torna-se também divino. Nos países mediterrâneos, muitos marinheiros pintam o símbolo em seus barcos para atrair proteção.

Simbologia do Olho de Hórus

O símbolo do Olho de Hórus é associado com a deusa Wadjet (patrona e protetora de todo baixo Egito). É atribuído a ela o poder de cura e proteção, sendo usada, particularmente, para medir os ingredientes em remédios e pigmentos preparados pelos egípcios.

Veja também. Significado do símbolo ->  Trevo de Quatro Folhas

A medida era feita da seguinte forma: o olho era dividido em seis partes, representando o corte em seis partes do Olho de Hórus. Cada parte era associada não só a um dos seis sentidos humanos, mas também a uma específica fração para medidas. Caso o Olho de Hórus aparecesse associado a outros símbolos, significava a criação de frações mais complexas. Sempre se soma 63/64 partes, sobrando uma parte que simbolizava a magia usada por Hator para recuperar o olho.

Lenda do Olho de Hórus

De acordo com o mito egípcio, Hórus perdeu o seu olho esquerdo em uma luta contra seu tio Seth. O olho foi magicamente recolocado pela deusa Hator (que representava os princípios do amor, beleza, música, maternidade e alegria). Esse resgate do olho de Hórus simboliza o processo de tornar completo, restaurar e de curar.

Por essa razão, o símbolo é usado por vezes em amuletos. Há lendas também que dizem que o Olho de Hórus representa o olho esquerdo e a lua. Já a expressão Olho de Rá representa o olho direito de Hórus e o sol. Existe ainda outra versão da lenda que diz que Hator não substituiu o olho por outro olho, mas sim por um amuleto.

Veja também. Significado do símbolo ->  Jardim

Tatuagem do Olho de Hórus

Seguindo a tradição acerca do Olho de Hórus, sua tatuagem significa completude e cura. É uma escolha comum entre pessoas que procuram vencer doenças. É também um símbolo de proteção, revanche e dos seis sentidos humanos.

Pode ser feito em diferentes tons de colorido. Como outros símbolos do antigo egípcio, são tatuagens que outorgam personalidade forte àqueles que as portam e são bastante procuradas em diferentes países.