Marfim

O marfim é uma substância dura, branca e opaca. Animais como o elefante e o hipopótamo possuem dentes de marfim, sendo sempre o dente canino.

O significado do marfim está relacionado com durabilidade, longevidade. A simbologia e o símbolo do marfim estão ligados também à pureza em razão de sua cor branca.

Existe uma lenda de que o trono do Rei Salomão era todo ornado em marfim, surgindo daí seu simbolismo de poder. Sua dureza o torna um material inquebrável e incorruptível, traduzindo também que o marfim pode ser considerado como símbolo de ética nos princípios morais.

marfim símbolo

Em razão de o marfim ser encontrado em animais como o elefante e o hipopótamo, sua simbologia também está ligada à desses animais.

O elefante, por exemplo, representa sabedoria, persistência, determinação, solidariedade, sociabilidade, amizade, companheirismo, memória, longevidade e poder. Na Ásia, o elefante é a montaria dos soberanos e dos reis. A paz e a prosperidade também são símbolos do elefante.

Já o hipopótamo, simboliza tanto aspectos positivos como negativos. O hipopótamo macho representa forças negativas, pois é bem conhecido por destruir colheitas e derrubar árvores. Na Bíblia, ele carrega o estigma de vulgaridade, selvageria e violência.

Veja também. Significado do símbolo ->  Grilo

O hipopótamo fêmea também é agressivo, mas sempre com o intuito de proteger os seus filhotes, por isso os egípcios a veneravam como um símbolo de fertilidade, de renascimento e rejuvenescimento. A deusa egípcia Tawaret é representada por um hipopótamo fêmea esperando por um filhote e é considerada uma das guardiãs do parto.

Para que serve o marfim

O marfim é utilizado principalmente no oriente como talismãs da sorte, amuletos e esculturas religiosas.

Existem ainda alguns objetos de marfim como teclas de piano, bolas de bilhar e objetos de decoração. Era bastante usado antes da invenção do plástico.

Torre de marfim

A torre de marfim é um lugar onde filósofos e intelectuais podem realizar debates e pensar o mundo sem as preocupações práticas do dia a dia.

Muitas vezes a expressão é utilizada de uma forma pejorativa, para uma pessoa que está desvinculada do mundo ou com falta de atenção.

Na América do Norte, a expressão indica o mundo acadêmico das Universidades.

Na tradição judaico-cristã, a expressão representa nobreza e pureza. Está em no livro do Cântico dos Cânticos e foi adicionada aos epítetos de Maria na Ladainha de Nossa Senhora do século XVI.

Veja também. Significado do símbolo ->  Caveira Mexicana

Costa do Marfim

A Costa do Marfim, de nome oficial República da Costa do Marfim, é um país africano que faz fronteira ao norte com Mali, a leste com Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné.

A capital da Costa do Marfim é Yamoussoukro. Sua maior cidade é Abidjan.

Os primeiros contatos dos europeus com a Costa do Marfim foram realizados por volta do século XVI. Os exploradores portugueses chegaram por volta do século mencionado e começaram a realizar o comércio de marfim no litoral.

Já no final daquele século, os franceses assumiram o controle da exploração e, no século XIX, estabeleceram diversas construções no local e celebraram uma política com os chefes das tribos existentes na região com o objeto principal de tornar aquele local numa colônia francesa.

A região se tornou autônoma em 1893. Já em 1899, ingressou na Federação da África Ocidental Francesa e a ocupação militar ocorreu em 1908.

Já em 1919, a região norte se tornou independente. A cidade de Aidjan permaneceu sob comando da França, apesar de, na Segunda Guerra Mundial, a França estar sob domínio da Alemanha. Já em 1958, foi proclamada a República da Costa do Marfim como república autônoma dentro da Comunidade Francesa. Em 1960, alcançou a independência total.

Veja também. Significado do símbolo ->  Hexagrama

É um local muito procurado pelo turismo em razão de sua beleza natural e fauna e flora que fazem jus ao nome referente à Costa do Marfim.