Adidas

A fabricação de artigos esportivos é um ramo altamente competitivo, sobretudo no que se refere a acessórios e roupas. Isso se dá porque esportes são atividades que possuem um longo alcance, seja através da televisão ou internet.

Sabe-se que o reconhecimento de uma marca é imprescindível para que haja sucesso e credibilidade no mercado. Pensando nisso, a marca alemã Adidas transformou totalmente o seu logotipo em duas ocasiões e, ainda assim, manteve sua identidade e reconhecimento.

Símbolo da Adidas

A Adidas, uma das grandes empresas esportivas do mundo, é representada por três listras. O trevo, que inspira cada vez mais apreciadores do esporte e colecionadores ao redor do mundo, simboliza a velocidade, meta e competição.

Vale mencionar que essa marca não possui apenas um símbolo, entretanto, é através das três listras que ocorre a identificação da marca e a transcendência no âmbito esportivo.

adidas símbolo

Adidas símbolo trifólio

O símbolo trifólio representa a velocidade e significa “símbolo de três folhas”.

Antigamente, a Adidas era conhecida como “a marca das três faixas”, visto que possuía apenas traços paralelos na diagonal. Até então, as listras não apresentavam nenhum significado.

Veja também. Significado do símbolo ->  Águia

A forma geométrica sofreu transformações e, atualmente, o símbolo aparenta ser um trevo cujos cortes nos remetem à ideia de vento em virtude da passagem de algo veloz.

O símbolo trifólio é usado em tênis clássicos, classificados como Sport Heritage Division. Esses produtos contam com três listras e ocupam as duas laterais integralmente. No que tange à logomarca de três listras, elas são utilizadas em produtos de outras esferas, bem como promocionais e corporativos.

Veja também o significado do símbolo Trevo de Quatro Folhas.

Logomarca da Adidas

A marca Adidas conta com dois logotipos. A logomarca com três listras foi usada pela primeira vez em 1949 e foi criada pelo fundador da Adidas, Adi Dassler. A empresa nasceu com o intuito de produzir calçados esportivos e, para tal objetivo, o símbolo foi criado para causar impacto nos consumidores.

As três listras simbolizam uma montanha. Adi Dassler criou a logomarca visando que a montanha fizesse uma alusão aos desafios e metas a serem atingidos.

A logomarca com três folhas, que é chamada de “Trefoil”, nasceu em 1971. Em 1972, além de o símbolo ter se tornado uma logomarca corporativa, foi a única usada por bastante tempo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Sereia

A Adidas, em 1997, retornou com a logo inicial das três listras. Diante disso, ela ficou com as duas logomarcas, usadas de forma integrada.

Veja também o significado do símbolo Nike.

Significado do símbolo da Adidas

O marketing da Adidas é muito dependente do patrocínio de grandes eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, por exemplo.

As três listras estavam presentes no símbolo original em 1967, contudo, não havia propósito. Apenas nos anos 1990 os designers notaram que o símbolo remetia a uma montanha que, por sua vez, simbolizaria os obstáculos que as pessoas deviam enfrentar.

Cabe acrescentar que, posteriormente, a Adidas tornou-se um símbolo de alto alcance e foi inserido na consciência cultural. Diante disso, diversas personalidades foram flagradas utilizando produtos Adidas.

Atualmente, a Adidas fornece uniformes de grandes seleções, como a Alemanha, Argentina e Bélgica, por exemplo. Além disso, essa marca é um grande distribuidor de vestuários, chuteiras e bolas.