Roda do Dharma

roda do dharma símbolo A Roda do Dharma consiste em um dos símbolos mais antigos e populares do Budismo. Em sânscrito, seu nome é Dharmacakra.

Esse símbolo é muito comum nas portas de templos budistas, altares, telhados de casas e bandeiras nacionais, como da Índia, por exemplo.

Faz-se importante mencionar que a roda é um símbolo utilizado por diversas religiões e ideologias, haja vista que significa algo que não tem começo, tampouco fim. Além disso, não é encontrada na natureza.

É do conhecimento de todos que a roda foi criada pelo ser humano, logo nos remete à ideia de estar em constante movimentação. Sendo assim, pode-se entender que a roda é uma metáfora da vida, visto que nos coloca em constante movimento.

Significado de Roda do Dharma

A Roda do Dharma possui oito raios que representam o Nobre Caminho Óctuplo, que consiste nos oito passos para conseguir a iluminação. Sejam eles:

  1. A correta compreensão;
  2. A correta postura mental;
  3. O correto modo de falar;
  4. A correta ação;
  5. O correto modo de vida;
  6. O correto esforço;
  7. A correta atenção; e
  8. A correta concentração.

É essencial destacar que esses foram os primeiros ensinamentos de Buda aos discípulos após vários dias de meditação. A Roda do Dharma conduzia os seguidores à serenidade, visão interior, iluminação e plenitude. No Budismo, quando tudo isso é reunido, chama-se Nirvana.

Veja também. Significado do símbolo ->  Golfinho

Veja também o significado do símbolo Buda.

Símbolo do Budismo

Os símbolos budistas nos remetem a representações da mente, bem como a iluminação para as ideias e todas as demais manifestações possíveis.

Para os budistas, Buda é a figura principal. Sendo assim, ele é considerado o Iluminado. Todas as pessoas que compartilham dessa fé têm a possibilidade de ver os símbolos budistas como uma forma de o ser humano atingir a iluminação.símbolo roda do dharma

Nessa perspectiva, os chamados símbolos auspiciosos compões oito no total, sejam eles:

  1. Nó infinito;
  2. Bandeira da Vitória;
  3. Roda do Dharma;
  4. Peixes dourados;
  5. Vaso;
  6. Concha;
  7. Guarda-sol;
  8. Flor de lótus.

Ensinamentos de Buda

O Budismo pode ser entendido como uma disciplina ética e rigorosa. Embora os ensinamentos não devam ser aceitos cegamente, entender o que Buda ensinou é parte de um importante processo disciplinador.

Nesse sentido, a fundação do Budismo está baseada em quatro nobres verdades, quais sejam:

  1. A verdade do sofrimento (“dukkha”);
  2. A verdade da causa do sofrimento (“samudaya”);
  3. A verdade do fim do sofrimento (“nirhodha”); e
  4. A verdade do caminho que nos liberta do sofrimento (“magga”).
Veja também. Significado do símbolo ->  Tartaruga

Quando analisadas separadamente, as verdades não parecem importantes. No entanto, uma vez que nos embrenhamos nessas verdades, inúmeras camadas de ensinamentos sobre a natureza da existência, o eu, a vida e a morte, além do sofrimento.

O objetivo consiste em não se apoiar nos ensinamentos e sim explorá-los, compreendê-los em sua essência e testá-los, por experiência própria.

Girando a Roda do Dharma

A metáfora “Girar a Roda do Dharma” consiste em uma metáfora para o ensinamento do Buda Dharma oferecido ao mundo. No Budismo Mahayana, afirmam que o Buda Dharma girou a roda três vezes.

  • O primeiro giro foi o sermão no parque dos cervos, após a iluminação do Buda. Buda explicou as Quatro Nobres Verdades.
  • O segundo giro consistiu na introdução dos ensinamentos acerca da perfeição da sabedoria, que é a natureza de sunyata, o vazio.
  • O terceiro giro foi a introdução da natureza de Buda.

Simbologia da Roda do Dharma

Observa-se que a Roda do Dharma possui dois círculos. O maior representa o Samsara ou a “roda do renascimento”, que somos prisioneiros. O menor simboliza o Nirvana. Isso consiste em encontrar a libertação final e definitiva do sofrimento e quando teremos a felicidade eterna.

Veja também. Significado do símbolo ->  Símbolo do Direito

A Roda do Dharma não possui uma representação única, haja vista que o desenho sofreu transformações de acordo com a disseminação na Ásia e no mundo.

Faz-se importante destacar que, quando a Roda do Dharma é representada com cervos, a roda deve ter o dobro da altura de sua altura. Eles são mostrados com as pernas dobradas e olhando de forma doce para a roda e com os narizes levantados.

Veja também os significados dos símbolos: