Pavão

O Pavão é uma ave naturalmente bonita e majestosa, que conta com uma enorme gama de admiradores em todo o mundo. Você é uma destas pessoas? Preparamos um maravilhoso texto contado tudo sobre esta ave!

Significado de Pavão

Ainda que não pareça à primeira vista, o pavão é um animal com um significado totalmente solar, devido à sua cauda que, quando aberta, nos remete a lembrança do formato do sol. Exatamente como a abóbada do sol, de forma que seus olhos representem as estrelas.

Mais do que isto, esta ave remete à beleza própria e ao orgulho pessoal, motivo este pelo qual frequentemente encontramos pavões representados em brasões de famílias. Bem legal, não é? O pavão é uma ave vista normalmente como um símbolo de vaidade, assim como seu esplendor é uma clara referência de realeza.

Veja também o significado dos símbolos Sol e Estrela.

pavão

Simbolismo de Pavão

O pavão é um animal que carrega consigo uma enorme simbologia. Seu tamanho avantajado, sua bela forma e suas maravilhosas cores representam diretamente o paraíso. Analisando mais profundamente o significado simbólico do pavão, descobriremos que as suas penas simbolizam a imortalidade da alma, o triunfo sobre a morte, a longevidade da vida, além da capacidade de regeneração interior e de transmutação astral.

Veja também. Significado do símbolo ->  Triquetra

Pavão no Cristianismo

Para os cristãos, o pavão traz um significado bem característico. Eles observam na cauda de um pavão o significado de omnisciência, ou seja, do Deus que tudo vê. O padrão de desenhos que há na cauda destas aves representa as estrelas, os planetas e o universo. Já a sua coroa, onde é possível observar a semelhança a uma estrela de seis pontas, simboliza a magnitude e o poder. Esta ave é um símbolo de eternidade, de imortalidade e de totalidade da alma.

Veja também o significado do símbolo Hexagrama.

Pavão no Misticismo

Todos os anos, durante o período que compreende o inverno, todas as penas desta ave caem para que, assim, possam nascer outras novas e mais saudáveis durante o período da primavera. Devido a isto, o pavão se tornou um símbolo de renascimento no misticismo de muitas culturas, assim como a famosa ave Fênix.

Veja também o significado do símbolo da Fênix.

Na China e no Vietnã, por volta do século XIII até o século XVIII, o pavão era visto como um símbolo de fertilidade e prosperidade. Esta ave era tão importante há alguns séculos que os chineses acreditam que o olhar do pavão é capaz até mesmo de engravidar uma mulher!

Veja também. Significado do símbolo ->  Abóbora

Pavão no Xamanismo

No xamanismo, o pavão é a representação de bondade, de magia e de generosidade com todos, uma vez que, para esta cultura, era condenado o preconceito. No xamanismo ancestral, o chamado clã do pavão louva este animal e atribui a ele o elemento regente fogo no universo.

Pavão no Budismo

Na religião budista, o pavão significa a pureza da vida e a sorte. As suas penas simbolizam a purificação da alma em formalidades religiosas budistas. Os budistas observam o pavão como uma criatura capaz de não se sentir instigado pelos venenos da inveja, da raiva e dos ciúmes. Além disso, tem a capacidade de conviver entre as pessoas, auxiliando-as a alcançar a iluminação, sem se deixar contaminas pelos fatores externos e impuros.

Veja também o significado do símbolo de Buda.

Pavão na Mitologia Hindu

No hinduísmo, a imagem do pavão é caracterizada como uma divindade que atrai prosperidade. Esta ave está associada à deusa Lakshmi: as penas representam as suas qualidades, sendo elas: bondade, paciência, prosperidade e boa sorte. Sarasvati, a deusa ligada ao campo do conhecimento e da saberia, da fala, da poesia, da música e dos estudos, monta um pavão.

Veja também. Significado do símbolo ->  Estrela Cadente

Pavão branco

Você já viu algum pavão branco por aí? Aposto que não. A imagem um pavão branco nos soa extremamente incomum, pois a beleza desta ave está nas cores exuberantes exibidas em sua cauda. Mas eles existem e antigamente o pavão branco era usado para representar Jesus Cristo. O pássaro remete a Jesus representando realeza, glória e pureza de coração.

Pavão na Teosofia

O pavão representa a sabedoria e o conhecimento oculto, segundo o Glossário de Helena Blavatsky. Os “olhos” das penas do pavão são considerados símbolos da intuição e das habilidades extra-sensoriais.

Tatuagem de Pavão

Quem opta por uma tatuagem desta ave geralmente procura transmitir seu significado simbólico, especialmente no que tange à capacidade de transformação. Normalmente encontramos tatuagens que representem a ave completa, assim como imagens apenas de sua cauda ou só de suas penas.

desenho de pavão