Joaninha

O simbolismo da Joaninha é fortemente associado à sorte. Em diferentes culturas, simbologias de joaninha tratam de equilíbrio, harmonia e felicidade. Além disso, ela pode adquirir uma aura de proteção individual.

joaninha símbolo

Símbolo de sorte

O símbolo joaninha está intimamente ligado a sinais de boa ventura. É comum a crença de que, caso uma dela pouse em você, você terá felicidade e coisas boas acontecerão na sua vida, com um forte indicativo de que prosperidade e abundância podem estar mais presentes nela.

Na agricultura, o significado da joaninha também parte desse princípio. Pode não parecer, mas a presença desse ser em uma lavoura é algo muito interessante, e até alvo de desejo para alguns, pois elas são predadoras de pragas, como os pulgões e alguns tipos de ácaros que atacam plantações. São bastante utilizadas em plantações de orgânicos, como formas naturais de combater as pragas, sem uso de defensivos agrícolas.

Até mesmo a sorte no amor se relaciona com o que significa joaninha. Alguns acreditam que o número de manchas nas costas de uma delas seja um indicativo de quantos meses faltam para que você encontre o amor da sua vida.

Veja também. Significado do símbolo ->  Coração

Esses aspectos ressaltam a grande importância desse animal e reforçam ainda mais que não se deve matar uma joaninha, pois isso pode significar azar e tristeza em sua vida.

Significado da joaninha pelo mundo

Na Ásia, a grande relação com a joaninha está nas questões amorosas. Eles acreditam que, quando alguém pega este inseto e o solta na natureza, sua direção será a mesma do seu amor. Ou seja, o inseto pousará naquela pessoa que será o seu verdadeiro amor. Eles acreditam também que a joaninha informa o seu nome no ouvido dessa pessoa. Os chineses, mais especificamente, possuem a crença de que as joaninhas são abençoadas por Deus e que essa seria a razão para que elas sejam portadoras da sorte.

símbolo joaninha

Já nos Estados Unidos, agricultores procuram por esse inseto durante a primavera, pois elas seriam capazes de mostrar uma previsão sobre a sua safra. No caso de existirem muitas joaninhas voando no ambiente, é certo que a colheita daquele ano será muito positiva, com bastante fartura para o produtor.

Veja também. Significado do símbolo ->  Macaco

Para os ingleses e britânicos em geral, a joaninha também representa a sorte. Se várias joaninhas forem vistas voando, é um indicativo de que um bom tempo está vindo.

Já na França, este animal é um símbolo de renovação e felicidade. Para eles, quando ela pousa em alguém e vai logo embora, quer dizer que ela está levando os problemas dessa pessoa embora com ela também.

Joaninha Virgem Maria

Alguns acreditam que as joaninhas possuem uma ligação com o catolicismo. Isso ocorre por conta do simbolismo da maternidade que existe para a joaninha, que pode ser traçado um paralelo com a Virgem Maria. Em determinados lugares, este inseto é até mesmo chamado de “besouro de Nossa Senhora”.

Existe, inclusive, uma forte crença folclórica nesses animais. Na Europa Medieval, alguns outros insetos estavam prejudicando as plantações. Para afastar esse mal, os camponeses oraram para a Virgem Maria, que mandou várias joaninhas para combater as pragas. Daí surgiu essa relação para alguns.

Tattoo de joaninha

Uma tatuagem de joaninha normalmente é feita por mulheres. Isso ocorre porque as joaninhas são animais que representam uma delicadeza e graciosidade que acaba sendo associada à feminilidade. Existe até mesmo uma brincadeira de que não existe joaninha macho, afinal, o próprio nome do animal está ligado ao feminino. Além disso, em inglês, o inseto é chamado de “lady bug”. Em uma tradução livre, é algo como besouro moça, ou senhora, tamanha a relação.

Veja também. Significado do símbolo ->  Figueira

Por outro lado, a tatuagem pode estar mais associada à imagem de sorte e fartura que esse animal representa. Sendo, assim, um desejo que a pessoa tem de manter essas coisas mais próximas em sua vida. Afinal, quem não quer, não é mesmo?