Coroa

A Coroa é conceituada como um ornamento que tem forma circular que serve para cingir a cabeça de modo a enfeitar ou representar algum sinal de distinção.

Quando se fala em coroa, logo se imagina a questão da realeza, afinal esse ornamento irá denotar a importância que aquela pessoa tem para com sua nação, mostrando que é a soberana.

símbolo coroa

Simbologia da Coroa

Não somente por ser o símbolo mais importante de uma realeza, a coroa simboliza certos aspectos, como:

  • Poder,
  • Autoridade,
  • Imortalidade,
  • Humildade,
  • Liderança.

Curioso é que o simbolismo da coroa varia graças ao local do corpo onde esse ornamento é colocado, seu formato em círculo e o material de sua fabricação.

Na realidade, o significado simbólico da coroa tem bastante semelhança com o chifre dos animais. Tal comparação faz com que a coroa signifique elevação e iluminação, pois ambos (chifres e coroa) estão elevados acima da cabeça e se caracterizam pela luz e distinção de poder.

Durante o processo de evolução das coroas, em um tempo bem antigo, esses ornamentos possuíam pontas, que se assemelhavam aos chifres de animais. Nessas pontas, eram colocadas pedras preciosas que representavam os raios de luz.

Veja também os significados dos símbolos Raio e Círculo.

Por causa disso, até hoje o símbolo da coroa remete à superioridade, à nobreza e à racionalidade.

A coroa representa a humildade como significado por algo extremamente simples: quando o corpo se curva, a cabeça se declina e, como consequência, a coroa despenca.

Veja também. Significado do símbolo ->  Janela

Na Maçonaria, a coroa representa a perfeição por causa de sua forma circular.

Essa ideia sobre ao formato da coroa também faz alusão a uma ligação com o divino, afinal o indivíduo que recebe uma coroa a une com o que está abaixo e acima deste objeto, criando assim uma conexão entre o mundo terreno – o humano – e o mundo celestial – o divino.

Ainda, a representação da coroa alcança uma promessa de imortalidade, mesmo que essa seja associada à memória, indicando que é uma recompensa pelas ações importantes feitas em vida.

A coroa, na Grécia e Roma Antiga, baseava-se em um exemplo de consagração – no caso, em um ritual de sacrifício, em que o sacrificado e aquele que o sacrifica eram coroados. A razão era que essa coroação indicava que eles acreditavam que os deuses se afastariam de quem tentasse se aproximar deles sem coroa.

A pessoa que seria sacrificada, para que fosse aceita pelos deuses, deveria ser coroada e viver de maneira exemplar.

Tipos de Coroa

Como as coroas podem ser fabricadas em variados materiais, é comum que o significado desse ornamento se altere conforme cada um destes elementos.

Dentro da realeza, as características da coroa se diferem conforme os títulos e nações.

Algumas das mais conhecidas dentro da cultura judaico-cristã, por exemplo, são a coroa real e a coroa sacerdotal, onde as duas são atribuídas por Deus. Outro tipo de coroa é mais uma espécie de prêmio que o rei entrega a atletas vitoriosos, demonstrando que reconhece o esforço do indivíduo.

Veja também. Significado do símbolo ->  Beija-flor

No antigo baixo Oriente, as coroas eram usadas apenas pelos deuses e por reis, já que simbolizava a soberania e a concentração das forças interior e exterior.

Outros tipos de coroas que merecem destaque são:

Coroa de flores

É o símbolo da eternidade.

Atualmente, esse tipo de coroa é encontrado com muita frequências em funerais. Na Antiga Grécia, as coroas de flores também eram usadas em comemorações diversas – nos funerais, elas eram pequenas, mas hoje elas precisam ser colocadas em pedestais de tão grandes.

Coroa do advento

É o símbolo da preparação realizada pelos cristãos para a chegada de Jesus.

Este tipo de coroa é montada com folhagens e com a colocação de quatro velas. Uma a uma dessas velas são acesas, nas quatro celebrações dos domingos que antecedem o Natal. Essa coroa é disposta nas igrejas.

Coroa de espinhos

É o símbolo do sofrimento de Jesus Cristo.

Jesus foi coroado com uma coroa feita de espinhos antes de ser condenado à crucificação, por aquelas pessoas que não acreditavam em sua afirmação de ser o “rei dos judeus”.

Coroa do Keep Calm

É o símbolo da realeza britânica.

A coroa acompanha a expressão “Keep Calm and Carry On”, criada em 1939 para servir de incentivo aos britânicos na Segunda Guerra Mundial contra os alemães.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ouro

O ornamento é a representação da própria coroa utilizada pelo rei George VI que governava a Grã-Bretanha na época.

Coroa de louros

É o símbolo da vitória e está comumente relacionada com atletas.

Coroa das Sete Dores de Nossa Senhora

É o símbolo das dores que Maria – mãe de Jesus – sofreu na terra, de acordo com os católicos.

Tatuagem de Coroa

A tattoo de coroa é procurada por homens e mulheres que desejam um desenho que transmita liderança, poder e autoridade.

É bastante frequente a tatuagem de uma coroa com o nome de uma pessoa especial, como o pai ou mãe, mostrando que para ele/ela há o título de rei ou rainha da vida do tatuado.

O desenho ainda pode ser composto com a imagem de um Leão, afinal este felino é o rei da selva e a coroa em si é o próprio símbolo da realeza.

Veja também os significados dos símbolos: