Camaleão

Existem aproximadamente 80 espécies de camaleão conhecidas no mundo, a maior parte vivendo na África, embora haja registros também na Península Ibérica. Estes lagartos foram dos animais mais antigos a surgir, quando sua família Chamaeleonidae se separou da família Agamidae, há cerca de 100 milhões de anos.

Ele sempre atiçou a curiosidade do homem, devido principalmente à sua famosa habilidade de mudar de cor para se adaptar ao ambiente em que está, embora nem todas as suas espécies a tenham. Além disso, também tem outras características igualmente interessantes, referenciadas tanto em lendas quanto em reflexões sobre como termos melhor qualidade de vida, passando por discussões éticas e morais.

Quer saber mais sobre o símbolo camaleão? Então, continue lendo!

Características do camaleão

O camaleão é um animal de pequeno porte e alimentação onívora – ou seja, come pequenos animais, como insetos, vermes e até caracóis, e vegetais. Para caçar ou se defender de predadores, ele pode mudar de cor, confundindo-se com o ambiente.

Isso acontece porque, por baixo da sua pele, há duas camadas de nanocristais que sofrem influência do humor do camaleão: quando ele está nervoso, por exemplo devido à presença de um predador, esses cristais se afastam entre si e refletem ondas de luz mais longas, como amarelo, laranja e vermelho.

Por outro lado, quando ele está relaxado e bem de saúde, as cores mais comuns são azuis e verdes. Mas também outra coisa que interfere é o ambiente: em regiões de deserto, as cores mais comuns serão as de onda mais longa, enquanto na savana serão as de onda mais curta.

Veja também. Significado do símbolo ->  Euro

Outras características do camaleão que chamam a atenção:

  • Olhos cujos movimentos são independentes um do outro: ou seja, ele não precisa virar a cabeça para saber o que está se passando em cada ponto do ambiente;
  • Língua larga, afiada e que termina em formato de pirâmide, que pode ser rapidamente lançada para capturar algum inseto;
  • Seus movimentos excessivamente lentos, principalmente ao caminhar, circunstância que pode ser confundida tanto com prudência quanto com preguiça.

Simbologia do camaleão

Por razões óbvias, a África é o grande celeiro das lendas sobre camaleão. Por ser tido como o primeiro animal a surgir na terra, em algumas cosmogonias ele pode ser entendido como o próprio criador do mundo, enquanto, em outras, é um animal divino, usado pelos deuses como mensageiro, por subir até o topo das árvores, ou seja, ficar mais perto do céu. Por essa proximidade com o campo celeste, ele também é associado por algumas culturas ao Sol e ao arco-íris (mais uma ponte que une terra e céu), e por outras à ocorrência de raios e trovões.

Dentre essas cosmogonias, destaca-se a do povo pigmeu, que o vê como criador da vida, pois ele é que teria feito um buraco na árvore da vida, de onde jorrou a primeira água do mundo, e libertando o primeiro casal de humanos, que deu à luz o povo pigmeu e todas as outras raças. Ao mesmo tempo, eles também o temem bastante: ao encontrar um em seu caminho, o afastam com todo o cuidado, para que ele não se ofenda e lhes mande maldições em forma de raios e trovões.

Veja também. Significado do símbolo ->  Tigre

Entretanto, outros povos dizem que é por causa dele que a morte existe: encarregado de transmitir, em algumas versões aos deuses, e em outras aos homens, a mensagem da imortalidade destes últimos, atrasou-se por andar muito devagar. Enquanto isso, o lagarto passou na sua frente carregando a mensagem da morte dos humanos.

Ou seja, dá para perceber que o significado do camaleão é bem dúbio, e mesmo com culturas urbanas industrializadas isso não será diferente.

Entre nós, ele pode ser exaltado por sua capacidade de mudar de cor para se adaptar ao ambiente, porque isso é associado a tática de sobrevivência, resiliência e prova de inteligência emocional para uma pessoa atingir os próprios objetivos – significa que ela se preocupa em estar conectada com seu tempo e lugar, e que procura conviver bem com diferenças. Também pode ser sinônimo de um ator (ou cantor, como David Bowie) que tem muita versatilidade, ou seja, grande facilidade em vestir diferentes peles, sem jamais se repetir.

Por outro lado, o simbolismo do camaleão também pode ser relacionado com pessoas que a cada hora dão uma opinião diferente para não desagradar a ninguém, e assim possivelmente não perderem vantagens. Em outras palavras, que são hipócritas, pouco confiáveis e/ou não têm consistência interna, isto é, que são volúveis e não sabem ou não assumem o que querem.

Tatuagem de camaleão

A tattoo de camaleão pode ser escolhida por pessoas que desejam mostrar que têm uma personalidade flexível, ou seja, facilidade para se adaptar ao ambiente e contexto em que estão.

Veja também. Significado do símbolo ->  Valknut

No entanto, esse animal também oferece oportunidade de se fazer uma tatuagem simplesmente para explorar estéticas belas ou curiosas, por sua possibilidade de se representá-lo passando de uma cor para outra, aproveitar o formato de lagarto do seu corpo, ou ainda brincando com características como a língua grande e os olhos redondos cujos movimentos são independentes um do outro.

Curiosamente, as tatuagens de camaleão em branco e preto também são bem populares, principalmente se feitas de forma tribal!

Sonhar com camaleão

  • Sonhos com camaleão na mão: significam que você pode resolver qualquer problema que a vida te traga.
  • Sonhos com camaleão pequeno: seus problemas são pequenos, menores do que você acha que são. Por isso, pare de só reclamar, e procure soluções para eles.
  • Sonhos com camaleão grande: estes mostram o contrário, os problemas de fato estão te exigindo mais, e você precisará descobrir sua força interior para provar a si e aos outros do que é capaz.
  • Sonhos com camaleão morto: você passará por um período de grandes dificuldades, então tenha claras quais são suas metas, para não ficar perdido. Outro significado possível é que algumas pessoas que você considera amigas podem estar sendo falsas com você.