Mandala

Mandala é um símbolo que consiste em um desenho com formato circular e colorido. Embora muitas pessoas não saibam do que se trata, é muito comum se deparar com elas.

mandala símbolo

O que é Mandala

Mandala é uma palavra em sânscrito cujo significado pode ser entendido como “círculo”. Cabe destacar que esse é o símbolo universal da integração e equilíbrio.

Por ser utilizada em diversas culturas, a Mandala é tida como uma concentração de energia que auxilia na busca do autoconhecimento e na harmonia física e emocional.

O que significa Mandala

A palavra “Mandala” representa um “círculo”, contudo, esse significado não diz respeito apenas ao seu formato. Ele alude ao círculo mágico, que é considerado como um símbolo universal de harmonia e unidade.

Nessa perspectiva, a forma geométrica pode ser caracterizada como um acúmulo de energia.

É sabido que, em algumas línguas da região asiática, a Mandala significa “círculo”. Entretanto, sob outras perspectivas, ela pode ser vista como um diagrama que pode representar tanto um mantra quanto alguma outra particularidade divina.

Atualmente, a Mandala é usada como adorno ao redor do mundo e não é associada apenas ao equilíbrio, mas também à harmonia e eternidade, haja vista o formato circular.

simbolismo da mandala

Símbolo da Mandala

É importante mencionar que algumas Mandalas são constituídas à base de símbolos autênticos, como a Flor de Lótus, o símbolo do Infinito, o próprio círculo, entre outros.

Veja também. Significado do símbolo ->  Elefante

Veja também o significado dos símbolos Flor de Lótus e Infinito.

O modelo utilizado para simbolizar a eternidade é o círculo. Diante disso, quando o coração está situado no centro da Mandala, significa que o amor e a felicidade estão em perfeita harmonia. Em contrapartida, quando ele está distribuído, pode-se entender uma iluminação espiritual.

Ressalta-se que, em algumas culturas, a cruz pode remeter à junção de masculino e feminino. Contudo, no que se refere à cultura cristã, a cruz é equivalente a uma ponte que leva a Deus. Para algumas pessoas, esse significado enriquece a construção da Mandala.

Veja também o significado do símbolo Coração.

No que versa aos espirais da Mandala, eles indicam a conquista de etapas para enfim atingir o objetivo.

  • Mandalas com flor evidenciam beleza. Sendo assim, quando acrescida da Flor de Lótus, destacam a virtude que emerge do lodo e a vitória do ressurgimento.
  • Mandalas que se iniciam em um labirinto configuram a mente superior, o acesso ao plano divino e, além disso, o triunfo sobre os contratempos existentes.
  • Mandalas feitas a partir de dragões e/ou serpentes exprimem a longevidade ou a conquista sobre o tempo.
  • Mandalas produzidas com hexagramas propõem a serenidade com o universo.
Veja também. Significado do símbolo ->  Âncora

Significado da tatuagem de Mandalamandala

Tatuagens com símbolos de Mandala podem ser vistas como as mais misteriosas atualmente. Segundo alguns tatuadores, até mesmo as cores e o sombreado podem alterar o seu significado. Tendo em vista toda a simbologia existente em torno da Mandala, é possível que os profissionais estejam corretos.

Nessa perspectiva, destacamos que a escolha de profissionais para esse tipo de trabalho é fundamental, haja vista que a harmonia e a simetria são essenciais para que o desenho fique perfeito. Sendo assim, antes de decidir o desenho, leia a respeito dos simbolismos da Mandala e escolha com cautela o profissional.

Mandala Tibetana

De acordo com pesquisadores, até hoje não se sabe ao certo onde a Mandala surgiu. Sabe-se, apenas, que as primeiras mandalas registradas eram utilizadas como utensílios de meditação no Tibete em torno do século VIII.

Sabe-se que a cultura ocidental tem por costume criar as obras de arte e, por conseguinte, designá-la um valor financeiro, ainda que irrisório, além de cultural. Em contrapartida, na cultura tibetana, destruí-la faz parte de um ritual.

Para eles, a Mandala compõe um contexto filosófico e religioso. Nessa perspectiva, quando ela é destruída e/ou desfeita, os tibetanos enviam uma mensagem essencial com o ritual do desapego. Concomitantemente, é uma atividade meditativa, que reporta ao fluxo natural de nascimento, desenvolvimento e morte em que todos estamos inseridos.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz Celta

Significado das cores da Mandala

Os tons de cores usados na Mandalas vão de encontro com a psicologia das cores. Diante disso, afirma-se que cada cor seja capaz de atrair determinadas sensações e/ou sentimentos.

Em paralelo a isso, a Mandala pode ser utilizada na decoração de residências, consultórios e empresas visando equilibrar o ambiente.

A cor laranja simboliza o elemento terra, que alude ao bom humor e a energia. O azul é capaz de atrair a segurança e o otimismo perante as adversidades. Quanto a essa cor, acrescenta-se que, na China, ela foi o símbolo das bênçãos durante a Antiguidade. O verde aviva o sentimento de paz, tranquilidade e cura. A cor violeta está interligada com a espiritualidade.