Palhaço

Palhaço descreve uma personagem cômica que tem como objetivo provocar o riso de determinada pessoa ou plateia. Tal figura é lembrada pela maquiagem branca no rosto, roupas coloridas, uma peruca extravagante e sapatos enormes. O que mais chama a atenção em um palhaço é o nariz vermelho, sendo um elemento fundamental na caracterização.

palhaço símbolo

Os palhaços geralmente são relacionados com seu entretenimento nas cortes reais, procurando fazer qualquer coisa para arrancar risadas da realeza. Na época, os palhaços eram conhecidos como bobos da corte, onde usavam um chapéu com sinos nas extremidades.

Outro significado para palhaço já é um adjetivo para designar uma pessoa que nunca leva as coisas a sério, somente diz tolices ou age de forma ridícula.

Veja também o significado do símbolo Sino.

Simbologia do palhaço

O palhaço simboliza o contrário da postura da realiza, proveniente de atitudes e palavras. No caso tradicional, o simbolismo do palhaço representa o rei assassinado.

Da mesma maneira, entende-se que a soberania de um rei se transforma na ausência de autoridade do palhaço. O respeito para o rei é a risada para o palhaço, assim como a vitória para o soberano é a derrota para o palhaço.

Por representar a alegria, o símbolo do palhaço se associa também ao medo, mas nessas situações a representação acontece pelo Coringa, onde esconde o seu real temperamento e sua malícia com seu comportamento irreverente.

Veja também. Significado do símbolo ->  Flecha

Até hoje, os palhaços simbolizam também a zombaria e o ciúme.

Veja também o significado do símbolo Coringa.

Palhaço na literatura

Com uma origem incerta, mas que remonta à Grécia Antiga, os palhaços se tornaram cada vez mais populares no mundo teatral e na literatura.

Desde os palhaços de William Shakespeare, ainda chamados de bobos da corte naquele tempo, essas figuras fazem um grande sucesso em obras nacionais e internacionais.

Um dos grandes exemplos atuais é Pennywise (palhaço It, a Coisa), uma obra de Stephen King. Além deste, destaca-se o palhaço Coringa, que surgiu pela primeira vez nos quadrinhos do Batman, sendo ainda um dos mais famosos palhaços de todos os tempos.

Palhaço em filmes

Na sétima arte, palhaços são assuntos recorrentes. Algumas das obras que apresentam palhaços – sejam de verdade, sejam de pessoas vestidas como eles, – são:

  • Poltergeist (1982),
  • It – Uma Obra-Prima do Medo (1991) e It – A Coisa (2017),
  • Gacy (2003),
  • Diversão Macabra (2008),
  • Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008),
  • Terrifier (2016),
  • O Palhaço (2011),
  • Coringa (2019).
Veja também. Significado do símbolo ->  Coração

Sonhar com palhaço

Sonhar com palhaço tende a significar a necessidade do corpo do sonhar em expressar um lado mais infantil e lúdico. No entanto, o sonho também remete a certos sentimentos, como desinteresse, negligência ou descuido.

O sonho ainda pode alertar que existem pessoas próximas que não são confiáveis.

Ver um palhaço em sonho pode se referir à falta de imaginação do sonhador, como se ele estivesse sofrendo com um bloqueio criativo.

Se o sonhador se vê fantasiado de palhaço no sonho, o significado é que ele está sem prestígio para com os seus familiares, amigos ou colegas de trabalho.

Estar interagindo e rindo com um palhaço no sonho é sinal de que o sonhador e a sua família terão alegrias em breve.

Tatuagem de palhaço

A tattoo de palhaço significa, de um modo amplo, uma pessoa ágil, extrovertida e com muita criatividade, justamente como a personalidade de um palhaço é: um indivíduo que pinta seu rosto e veste roupas engraçadas para trazer entretenimento ao público.

símbolo palhaço

Essa tatuagem é sinônimo de alegria e bom humor, indicada para pessoas que possuem capacidade de adaptação e que tendem a proporcionar risos aos que estão ao seu redor.

Veja também. Significado do símbolo ->  Ômega

Entretanto, a tatuagem de palhaço tem uma conotação negativa, mais especificamente por estar dentro do mundo do crime.

Um palhaço tatuado na pele é sinal de indivíduos que são membros de facções. Na prisão, essas tatuagens indicam que o prisioneiro praticou furto, roubo ou até participou de formação de quadrilhas.

De acordo com os órgãos policiais, certas representações do desenho de palhaço existem e que também estão relacionados com a morte de policiais, especialmente se a tatuagem se associa com desenhos de caveiras.

Tatuagens de palhaços mortos indicam que um membro da quadrilha está morto.

Acredita-se que a cor do sangue em uma tatuagem de palhaço morto sinaliza se a morte do companheiro de quadrilha foi provocada por um rival (cor preta) ou por um policial (cor vermelha).