Cacto

O cacto é uma planta de aparência “dura” e espinhenta, mas ao mesmo tempo transmite uma mensagem de proteção e resistência. É bem-vindo em decorações e projetos paisagísticos, onde acrescenta um toque rústico ao ambiente.

Com as mais variadas formas e tamanhos, o cacto é uma das mais exóticas e intrigantes plantas que existem. E mesmo não sendo singelo como as rosas ou exuberante como os girassóis, possui um encanto único. Descubra as curiosidades e simbolismos dessa planta que tem muito a nos ensinar.

cacto símbolo

O que significa Cacto?

A palavra cacto vem do grego Κακτος (kaktos), que denomina um tipo de cardo espinhoso. Originário de regiões desérticas, o cacto pertence à família botânica das cactáceas.

Foi o filósofo grego Theophrastus, considerado o Pai da Botânica, quem descobriu e deu nome a essa planta.

A origem do cacto é tão antiga que foram encontradas pinturas, esculturas e desenhos dessa planta entre as ruínas da civilização asteca. Consta ainda que rituais com sacrifícios humanos eram realizados em cima de cactos.

O navegador Cristóvão Colombo foi quem levou as primeiras espécies de cactos para a Europa. Hoje ele é conhecido e admirado no mundo todo.

Veja também os significados dos símbolos Rosa e Girassol.

Características do Cacto

Existem cerca de 176 gêneros e 2.273 espécies de cacto, em especial nos Estados Unidos, México, América Central e América do Sul.

Veja também. Significado do símbolo ->  Diamante

Uma peculiaridade dessa planta é que tem a capacidade de armazenar uma grande quantidade de água em seu interior. Por isso, sobrevive muito bem em regiões áridas e em períodos de seca. Também suas folhas foram transformadas em espinhos, que protegem contra predadores. Essa capacidade de adaptar-se ao ambiente para sobreviver faz do cacto um símbolo de superação e resistência.

Curiosidades sobre o Cacto

Há cactos de diversos estilos e tamanhos, podendo variar de 2cm centímetros a 1,5 m de altura.

Os cactos de grande estatura não são muito comuns no Brasil, mas são bastante cultivados na América do Norte. Nos EUA, eles chegam a ser usados como cerca natural.

O país que tem maior número e variedades de cactos é o México. Para se ter uma ideia da presença dessa planta na história do país, basta dizer que Tenochtitlan, o antigo nome da Cidade do México, significa “Lugar dos Cactos Sagrados”. Ele é tão simbólico para os mexicanos que figura na própria bandeira do país.

Significado espiritual do Cacto

Engana-se quem pensa que cactos, por terem espinhos, não trazem uma mensagem positiva. O cacto no Feng Shui, cultura milenar chinesa, é considerado o guardião do lar e protetor do ambiente, atuando como purificador, livrando da negatividade e proporcionando boas energias.

Veja também. Significado do símbolo ->  Lua

A simbologia do Cacto

Por sobreviver nos ambientes e situações mais desfavoráveis, suportando facilmente climas secos e áridos, o cacto simboliza resistência, superação e adaptação.

Na cultura popular, a flor do cacto é considerada a flor da sabedoria, da prosperidade e perseverança. Outro simbolismo do cacto é que, por ser uma planta resistente por natureza, representa a capacidade de enfrentar desafios e a força interna para lidar com a solidão.

Simbolismo do cacto na sua casa

Mesmo que à primeira vista pareçam hostis, os espinhos do cacto representam sua proteção e sua estratégia de sobrevivência. Assim, se você tem um ou mais cactos em sua casa ou local de trabalho, ele atua como um protetor, além de representar persistência, vitalidade e energia positiva.

O cacto para os nativos americanos

Planta nativa da América do Norte, tribos indígenas do Sudoeste dos Estados Unidos usam em suas cerimônias religiosas, um agente psicoativo extraído do cacto da espécie Lophophora williamsii, conhecido como Peyote, que tem poder alucinógeno. Para eles, essa planta é considerada sagrada.

O cacto como presente

Como o símbolo do cacto é a resistência, ele é uma ótima sugestão de presente para quem passa por uma situação difícil, pois, além de ser fácil de cuidar, ele transmite uma imagem positiva de resiliência e capacidade de superação, já que suporta as mais adversas condições. O cacto traz uma mensagem de coragem e firmeza para enfrentar os desafios da vida.

Veja também. Significado do símbolo ->  Nuvem

Oferecer um cacto de presente é uma lembrança de que a beleza está onde sabemos enxergar. E de que é possível encontrar água (e emoções) dentro do aspecto mais árido e espinhoso.

Cacto amarelo

Se você resolveu cultivar cactos em vasos e percebeu que estão ganhando um aspecto amarelo, é sinal de que alguma coisa não está indo muito bem.

Embora pareçam fortes, eles são de clima seco, por isso não suportam bem condições de muito frio, o que pode causar o amarelamento ou morte da planta. Também o excesso de sol, mesmo que não seja fatal pode fazer seu cacto perder a cor. Por isso, mantenha-o numa área com sombra, girando-o de vez em quando.