Categoria: C

Cruz de Nero

Cruz pé-de-galinha é também chamada de Cruz de Nero. Ela se apresenta como uma cruz de cabeça para baixo, por isso os “braços” parecem estar quebrados ou caídos. O …

Cruz Celta

Cruz celta é uma manifestação artística da cultura celta, principalmente dentro da Irlanda e da Grã-Bretanha, a partir do século VII. A cruz celta é representada por uma cruz …

Chama

Não é à toa que foi atribuída tanta importância ao símbolo da Chama, que marca o começo da interferência humana na natureza – basta lembrar que muitas das artes …

Cabeça

A cabeça é considerada o órgão mais importante do nosso corpo, porque, além de conter nosso rosto, também contém nossos pensamentos e sentimentos – em suma, a personalidade de …

Cabala

O objetivo da Cabala é estudar as leis do mundo espiritual, que existem assim como as leis no mundo físico, através de variadas ferramentas de interpretação dos textos da …

Coelho

“De olhos vermelhos, de pelo branquinho, dou saltos bem altos, eu sou o coelhinho”. A canção popular já revela bastante sobre o coelho, esse animal fofinho, de orelhas grandes …

Cruz de Tau

A Cruz de Tau é um símbolo que se parece com a cruz tradicional, símbolo máximo do cristianismo, porém com um formato um pouco diferente, sendo composto de uma …

Chave

A chave é um objeto tão corriqueiro em nosso dia a dia que não paramos para pensar sobre sua importância e utilidade. Comumente associada a portas que se abrem, …

Cervo

O Cervo não é um animal comum na fauna brasileira, sendo mais encontrado na região do Pantanal, mas tem muita história para contar desde os tempos mais antigos. Também …

Cruz de Caravaca

A Cruz de Caravaca é um símbolo cristão bastante antigo, aparecido misteriosamente numa região espanhola chamada Caravaca, na época da dominação dos mouros. Por conta da sua lenda, que …

Cobra

A cobra (ou serpente), como animal e símbolo, é um dos animais mais adorados e temidos da história, desde tempos imemoriais. Por causa dessa divisão de sentimentos, fruto de …

Corrente

Corrente é uma palavra com inúmeros significados no português. De um modo geral, é descrito como um liame composto de elos ou anéis metálicos. O termo pode aparecer também …

Coroa

A Coroa é conceituada como um ornamento que tem forma circular que serve para cingir a cabeça de modo a enfeitar ou representar algum sinal de distinção. Quando se …

Cavalo

O Cavalo é um animal vertebrado, mamífero ungulado, fazendo parte dos equinos junto com as zebras, burros, asnos e pôneis. Os cavalos já fazem parte da história da humanidade …

Carpa

A carpa (ou koi, karpa koi ou koi fish) é um peixe de origem chinesa que hoje é encontrado em toda a Ásia, Europa, África e América do Sul, …

Cacto

O cacto é uma planta de aparência “dura” e espinhenta, mas ao mesmo tempo transmite uma mensagem de proteção e resistência. É bem-vindo em decorações e projetos paisagísticos, onde …

Concha

A Concha é um órgão rígido característico dos moluscos que, desde os tempos mais primórdios, é utilizado como objeto de decoração, principalmente em locais onde se está perto do …

Clave de Sol

A Clave de Sol é, sem dúvidas, o símbolo musical mais conhecido. O significado da clave de sol parte do latim, com a palavra clave se originando de llave, …

Cão

A simbologia do Cão está relacionada a diversos significados, entre eles a fidelidade, companheirismo e, principalmente, a lealdade, sendo exatamente as características que mais valorizamos nesses animais que são …

Cronos

Cronos, na mitologia grega, simboliza a personificação do tempo. Ele é o mais jovem dos titãs e filho de Urano, que representa o céu estrelado, e Gaia, que representa …

Crucifixo

 O Crucifixo nos remete à cruz de Jesus Cristo. Além disso, na tradição cristã, é o símbolo de veneração do sacrifício de Cristo. O crucifixo também pode ser chamado …

Ceia de Natal

Para algumas pessoas, sobretudo cristãs, a Ceia de Natal está intrinsecamente ligada à última ceia de Jesus Cristo ao lado dos seus discípulos. No entanto, segundo a literatura, a …

Caduceu

O Caduceu (☤) é conhecido por ser o emblema do deus grego Hermes (Mercúrio na Mitologia Romana). Visualmente, podemos identificar um bastão cercado por duas serpentes e que possui, …

Coiote

O símbolo e a simbologia do coiote podem ter duas interpretações. Algumas lendas dizem que o coiote é um símbolo de mau agouro e de desgraça. Outras culturas dizem …

Cupido

Quando ouvimos falar em Cupido, logo pensamos em uma criatura pequena, que lembra uma criança, voando por aí e distribuindo flechas indiscriminadamente para que as pessoas se apaixonem, não …

Candelabro

Você já ouviu falar no Candelabro? A princípio esta é uma palavra que pode soar um pouco estranha, mas certamente você já viu algum em decorações mais ornamentadas por …

Círculo

Símbolo da espiritualidade. O ciclo da vida.  A representação do todo absoluto. São algumas das definições do Círculo, uma das formas geométricas mais antigas de que se tem notícia. …

Cruz Invertida

Quando se fala em Cruz Invertida, muitas pessoas se assustam e logo demonstram certo receio, não é verdade? Mas o que muitas pessoas não sabem é que o significado …