Coelho

“De olhos vermelhos, de pelo branquinho, dou saltos bem altos, eu sou o coelhinho”. A canção popular já revela bastante sobre o coelho, esse animal fofinho, de orelhas grandes e dentes compridos que tanto encanta pessoas de todas as idades.

Esses pequenos herbívoros da família dos leporídeos são encontrados em todos os continentes sendo a espécie mais popular a Oryctolagus cuniculus, conhecida como coelho comum ou coelho-europeu.

As mais de 70 espécies da família do coelho se diferenciam segundo a cor e estatura. Mas, aquele mais branquinho, que todo mundo ama, tem origem no albinismo.

simbolismo do coelho

Sociáveis e carinhosos, os coelhos estão entre os mais queridos animais domésticos. Não por acaso, estão presentes em diversas lendas, contos de fadas e até histórias em quadrinhos. Basta lembrar do coelho Pernalonga, com seu jeitão malandro, o coelhinho Sansão da Mônica e o coelho da Páscoa, que trazia ovinhos na nossa infância.

Mas estes são apenas alguns exemplos da presença desse animalzinho em nossa vida. O coelho encerra mais simbolismos e significados do que você imagina. Vamos conhecer alguns deles?

O simbolismo do coelho

A simbologia do coelho se relaciona principalmente com suas características e habilidades. Uma delas é a capacidade de se reproduzir com incrível rapidez: cada gestação dura apenas um mês e a fêmea pode ter mais de quarenta filhotes por ano! Por isso, o coelho é considerado um símbolo de fertilidade, prosperidade e abundância.

Já entre os alemães e anglo-saxões, o significado de coelho estava ligado à deusa da fertilidade, Ostara, com a qual saudavam a chegada da primavera. Por isso, o coelho, para eles, simbolizava renovação.

Na Mesopotâmia, o coelho representava o poder feminino, devido à sua capacidade de procriar com rapidez.  Já entre os Maias, o coelho era símbolo de renovação do ciclo da vida.

Veja também. Significado do símbolo ->  Caveira Mexicana

Na China, o coelho simboliza longevidade e família numerosa. No Horóscopo Chinês, quem tem Coelho como signo é uma pessoa conservadora, amiga, perspicaz e criativa.

O coelho da Páscoa

O costume de celebrar a ressurreição de Cristo oferecendo ovos de chocolate chegou ao Brasil no começo do século XX, trazido pelos imigrantes alemães. A origem dessa tradição que transformou os coelhinhos em “protagonistas” de uma festa cristã tem a ver com o fato de esses animais estarem associados à renovação e recomeço.

Mas, se hoje os ovos são de chocolate, na Antiguidade, entre os egípcios e persas, a tradição era cozinhar e colorir ovos de galinha para presentear. Vale dizer que, para esses povos, a Páscoa era o período em que se homenageava a Lua. Somente séculos depois passou a fazer parte da liturgia cristã.

O coelho nos contos de fadas

Um dos mais famosos coelhos de contos de fadas é o Coelho Branco de Alice, da obra Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Ao surgir, olhando o relógio e reclamando que está atrasado, o coelho atrai a menina até a toca, onde começam todas as suas aventuras.

O animal aparece também na história de Bambi, como o melhor amigo do protagonista, chamado Tambor. Um coelhinho cinzento de peito branco, que tem esse nome por sua mania de bater repetidamente o pé no chão.

Outro conto muito famoso é da Lebre e da Tartaruga, em que a primeira é mais ágil, mas a segunda, mais sábia, consegue vencê-la em uma corrida.

O coelho e a Lua

Por ser um animal de hábitos noturnos, muitos povos antigos associavam o símbolo do coelho à Lua.

Uma lenda de tradição chinesa conta que um deus foi responsável por imortalizar, na Lua, a imagem deste animal.

Veja também. Significado do símbolo ->  Cobra

Os chineses costumam usar figuras de coelhos brancos, nas comemorações do “Festival da Lua”, para invocar prosperidade e abundância.

O coelho e os povos pré-colombianos

Os astecas, que viveram na antiga região entre o México e Caribe, na América pré-colombiana, também associavam os coelhos à Lua. No calendário asteca, os “anos-coelho” eram comandados por Vênus.

Já entre os Maias, uma lenda explica por que em noites de Lua Cheia, podemos avistar nela a imagem de um coelho. Segundo essa lenda, quando o deus Quetzalcóatl desceu à Terra, disfarçado de homem, ficou comovido com a generosidade de um coelho, que lhe ofereceu comida. Por isso, decidiu levar o animal para a Lua, de forma que sua imagem fosse perpetuada e avistada por todos.

O coelho na mitologia egípcia

Há referências sobre o coelho na mitologia egípcia, associado à divindade Terra-Mãe, das águas fecundas e renovação permanente da vida. Isso explica por que Osíris, o deus da vegetação, era representado com a cabeça de um coelho.

O que significa sonhar com coelhos

Segundo especialistas, o coelho simboliza sorte, sucesso e poder mágico. Por isso, sonhar com coelho indica que você pode alcançar em breve sucesso em algum plano ou projeto. Aconselha-se ao sonhador seguir sua intuição, para tomar uma decisão importante, pois o coelho também simboliza essa virtude.

Outro significado de sonhar com coelho – como não poderia deixar de ser – é fertilidade e abundância. Por isso, o sonho com esse animal, além de prosperidade, pode indicar gravidez à vista.

Pé de coelho dá sorte mesmo?

Você já deve ter ouvido falar que pé de coelho é um amuleto da sorte para atrair proteção e prosperidade. Mas, de onde surgiu essa crença?

Veja também. Significado do símbolo ->  Cruz com asas

Uma das explicações para a origem desse mito remete à Europa da Idade Média. Como nessa região, no século XVIII, o inverno era muito rigoroso, as famílias dormiam com animais para se aquecer e um destes era a lebre. Foi assim que começou a crença de que ter coelho em casa é sinal de sorte. O fato é que, nos dias de hoje, ela vem perdendo força por conta da proteção aos animais.

A tatuagem do coelho

Com diversos simbolismos e significados, a tattoo de coelho é bastante popular, especialmente como símbolo de fertilidade e libertação de tabus. Em linhas tribais, ou nas cores rosa e vermelho, representam a feminilidade. Também muito procurada por mulheres é a tatuagem do coelhinho da Playboy. Já o coelho branco representa espiritualidade.

Pessoas com forte senso de humor escolhem tatuagens de personagem, como o Pernalonga ou o Coelho Branco de Alice.

Entre outros simbolismos para essa tatuagem de coelho estão: alegria, longevidade e vida nova.

Simbolismos diversos do coelho.

Esperto como o Pernalonga, obcecado por pontualidade como o coelho de Alice, defensor da Lua, como entre os Maias, a renovação da Páscoa ou o mensageiro da chegada da primavera, o coelho encerra essa diversidade de símbolos. Além de renovação, prosperidade, abundância e prosperidade, simboliza ainda a imaginação e a abertura no campo das novas ideias.